Cerveja pode prevenir o Alzheimer Segundo estudo, cérebros de cervejeiros foram menos atingidos por proteína causadora do mal de Alzheimer gplus
   

Cerveja pode prevenir o Alzheimer

Segundo estudo, cérebros de cervejeiros foram menos atingidos por proteína causadora do mal de Alzheimer

Confira Também

Um estudo feito pela Universidade de Tempere, da Finlândia, e recentemente publicado no jornal científico Alcoholism: Clinical and Experimental Research, chegou à conclusão que a cerveja pode servir para prevenir o mal de Alzheimer.

O estudo tinha como objetivo investigar as associações entre o consumo de diferentes bebidas alcoólicas – cerveja, vinho e destilados – com um dos sinais neuropatológicos da doença de Alzheimer: a agressão cerebral provocada pela beta-amiloide - proteína capaz de corroer as sinápses, que são fundamentais para o armazenamento da memória.

Para isso, pesquisadores examinaram o cérebro de 125 homens que morreram entre os 35 e 70 anos. De acordo com as análises, o consumo de cerveja pode proteger o cérebro contra as agressões da beta-amiloide, já que aqueles indivíduos que bebiam cerveja apresentaram menos lesões cerebrais provocadas por essa proteína. 

No entanto, isso não significa que encher a cara de cerveja ajuda a prevenir o mal de Alzheimer. Os cientistas não viram relação entre a quantidade de cerveja consumida e a eficiência contra os malefícios da beta-amiloide. 

Os pesquisadores ainda desconhecem ao certo a razão que levou os cervejeiros a terem menos lesões causadas pela beta-amiloide. De qualquer forma, é sabido que a cerveja possui vitaminas do complexo B que são benéficas para o bom funcionamento do cérebro.


Guilherme de Souza Guilherme