Pílula anticoncepcional masculina pode virar realidade Cientistas da universidade de Stanford, nos EUA, dizem que pesquisas avançam e contraceptivo pode ser testado em humanos em breve gplus
   

Pílula anticoncepcional masculina pode virar realidade

Cientistas da universidade de Stanford, nos EUA, dizem que pesquisas avançam e contraceptivo pode ser testado em humanos em breve

Confira Também

Além da camisinha, a lista de métodos contraceptivos disponíveis no mercado atual é repleta de possibilidades para as mulheres: pílula diária, pílula do dia seguinte e até injeções. Mas você já parou para pensar por que é sempre a mulher quem deve se preocupar em não engravidar? 

Não é de hoje que pesquisadores e laboratórios no mundo todo vêm tentando criar uma pílula para homens - nos últimos anos têm conseguindo bons resultados. Um exemplo é o novo medicamento que está sendo desenvolvido nos Estados Unidos na Universidade de Stanford. Ele pode estar disponível em breve se os pesquisadores conseguirem completar o financiamento coletivo iniciado pelo crowdfunding (eles arrecadaram cerca de 12 mil dólares dos 98,7 mil necessários) para concluir os estudos. Para isso, a universidade busca patrocinadores como a Spacefill Discovery.  

Segundo informações da equipe de cientistas do Instituto de Pesquisa de Stanford, chefiada pelo Dr. Gary Flynn, a nova droga é capaz de localizar e isolar a proteína Kinases, considerada essencial para os testículos. Essa proteína, quando isolada, permite um controle adequado na produção de espermatozoides. Diferentemente das mulheres, os homens não enfrentarão efeitos colaterais indesejáveis causados pelas pílulas, já que o anticoncepcional atua somente nas proteínas encontradas unicamente nos testículos. 

Os cientistas por trás da nova pílula anticoncepcional masculina consideram a descoberta como um "avanço" para os homens, uma vez que o medicamento pode ter a mesma eficácia do contraceptivo feminino, ou seja, 99,95%. A iniciativa ganha o apoio da Male Contraception Initiative (MCI), uma organização sem fins lucrativos que investiga novos métodos contraceptivos masculinos.

“É necessário garantir ao homem a capacidade de compartilhar a responsabilidade de planejamento familiar. E todos os homens precisam aprender a evitar a paternidade não intencional se não estiverem prontos”, disse o Dr. Flynn em entrevista ao site da MCI. “A pílula garante aos homens mais de uma única opção de contraceptivo (camisinha). Além de ser menos problemático de ser proteger de uma gravidez indesejada que uma vasectomia - que é irreversível”.

Atualmente, os cientistas estão executando estudos em animais para ajudar a provar o conceito, apesar de já terem desenvolvido uma versão da pílula mais "potente e eficaz", que no futuro deve começar a ser testada em seres humanos. 

Mas os homens topariam usar um novo contraceptivo? E as mulheres, confiariam em seus parceiros? 
Segundo pesquisa da Male Contraception Initiative, 1 em cada 2 homens norte americanos estaria disposto a usar um novo método contraceptivo. Os resultados da pesquisa sugerem ainda que a maioria das mulheres confia em seus parceiros, mas que no "pior dos cenários" ambos poderiam utilizar um contraceptivo. A consequência da utilização dupla e simultânea é uma taxa de gravidez ainda menor.


Ed Leandro