10 dicas para guardar seus sapatos e fazê-los durar mais Saiba como evitar a umidade, o mal cheiro como organizar o espaço em sua casa para conservar seus sapatos como novos gplus
   

10 dicas para guardar seus sapatos e fazê-los durar mais

Saiba como evitar a umidade, o mal cheiro como organizar o espaço em sua casa para conservar seus sapatos como novos

Confira Também

Couro precisa respirar, estar sempre seco e hidratado. Para isso, não basta apenas ter alguns cuidados de conservação com os sapatos (veja o que publicamos a respeito aqui), mas saber guardar seus calçados da maneira correta. Um pisante que for colocado no armário com sujeira ou umidade em embalagens totalmente fechadas, por exemplo, pode embolorar, ficar manchado e até com mal cheiro. 

Por isso, listamos abaixo 10 dicas para você guardar seus sapatos adequadamente e conservá-los como novos. Confira:

#1 - Antes de guardar, limpe
Você pode passar uma escova na sola para tirar a sujeira da rua e um pano levemente umedecido e outro pano seco por cima e por dentro antes de guardar os sapatos. 

#2 - Molhado, não
Jamais guarde um sapato molhado. Espere-o secar e tenha a certeza de que não estão úmidos (saiba mais aqui), caso contrário, o couro pode mofar e até cheirar mal. 

#3 - Não embrulhe
Esqueça sacos plástico para sapatos de couro ou camurça. Esse tipo de material precisa “respirar” quando guardados. Sem contar que os calçados podem ficar descoloridos ou mofados.

#4 - Caixas e sacos
Como já dito, evite caixas e sacos plásticos. Se for usar caixa de papelão, faça alguns furos para os sapatos respirarem – mas cuidado com traças, que costumam ser encontradas nesse tipo de material. Se preferir, coloque os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT (aquele de tecido bem fino, usado para presentes) que são uma boa alternativa porque protegem os calçados e os deixam respirar.

#5 - Evite empilhar
Mesmo que você tenha pouco espaço, não coloque um calçado sobre o outro: com o tempo, eles podem ficar deformados, arranhados ou até manchados. 

#6 - Esqueça a naftalina
Além de ser perigosa para crianças e animais de estimação, seu cheiro químico fica impregnado no couro e é difícil de tirar. Se você está preocupado com traças, opte por bolas de cedro ou racks de cedro para guardar os sapatos. Eles repelem os insetos e deixar um cheiro bom nos calçados.

#7 - Guarde botas em pé
Quem usa coturnos e outras botas de cano alto, precisa ficar atento e não deixar que o cano delas dobre. Isso marca o couro e danifica o sapato. Se deixá-las deitadas, o cano pode “colar” na madeira e até ficar danificado. Guarde-as em pé no armário: a dica é usar jornal, revistas enroladas ou até uma garrafa pet vazia dentro do cano.

#8 - Organização
Evite prateleiras inclinadas, como as das lojas. Além de não economizarem espaço, muita gente pisa torto, gastando um lado dos sapatos, o que pode fazer com que eles escorreguem da prateleira. Se sua prateleira ou nicho tiver profundidade e você, muitos sapatos, a dica é colocar um pé de cada par na frente do outro e não ao lado – assim você não “esquece” de usar sapatos que ficam escondidos no fundo

#9 - Sem espaço?
Então aposte em gavetas embaixo da cama ou sapateiras organizadoras, que podem ficar na área de serviço ou atrás das portas. Só evite as portas dos quartos, que normalmente ficam abertas e encostadas e podem “apertar” os sapatos.

#10 – Evite o mal cheiro
Quer evitar o mal cheiro? Então evite a umidade: coloque dentro dos calçados bolas de meias recheadas daquelas pedrinhas usadas em caixas de gato (encontradas em petshops ou supermercados). Pedaços pequenos de carvão ou serragem mais grossa também funcionam.