7 mitos e verdades sobre o conforto de um sapato novo Comprar um sapato no fim da tarde é melhor? Deve-se escolher um modelo mais largo? Bico fino dá calo? Tire suas dúvidas gplus
   

7 mitos e verdades sobre o conforto de um sapato novo

Comprar um sapato no fim da tarde é melhor? Deve-se escolher um modelo mais largo? Bico fino dá calo? Tire suas dúvidas

Confira Também

Não basta escolher o modelo bacana que você viu na propaganda, na vitrine ou no pé de alguém. Muita gente erra feio na hora de comprar um sapato novo porque não presta atenção a alguns detalhes importantes que vão fazer muita diferença na hora do conforto e até em como prevenir alguns problemas como calos e bolhas. Confira essas dicas e fique esperto na hora de comprar um sapato novo:

#1 Os sapatos precisam estar um pouco largos na hora da prova da loja para não apertar depois?
MITO. O que manda é o solado, que precisa ter o formato bem aproximado do pé. Quanto mais o tamanho for adequado, melhor, ou ficará desconfortável ao caminhar. Sem contar que o couro pode lacear depois das primeiras usadas, deixando o sapato ainda maior e largo.

#2 Comprar calçados no fim da tarde ou à noite é melhor do que pela manhã?
VERDADE. Nossos pés tendem a dilatar no fim do dia, dizem os especialistas, por causa da força da gravidade que faz o sangue se concentrar nas extremidades. Portanto, aquele sapato que estava justinho pela manhã pode ficar apertado à noite. 

#3 Você nunca terá problema com um sapato mais folgado. 
MITO. Quem pensa que apenas os sapatos muito apertados incomodam, pode se surpreender com bolhas que vão doer bastante por causa do atrito da pele com o calçado largo. Isso é muito comum na região do calcanhar. 

#4 Os dedos não podem encostar na extremidade dos sapatos
VERDADE. Os dedos precisam de espaço para se movimentar dentro do sapato. Se ficarem muito perto da ponta dos sapatos, serão comprimidos. Com o tempo isso pode gerar calos e até deformações. A dica na hora da compra é ver se há uma distância de aproximadamente 1,5 centímetro de folga entre os dedos e a ponta do calçado, dizem os especialistas.

#5 Só sapatos muito apertados causam calos?
MITO. Alguns homens mais baixos, por exemplo, optam por adquirir sapatos com um salto mais alto, para “ganhar” alguns centímetros na estatura. Dependendo da situação, eles podem ter os mesmos problemas das mulheres que usam sandálias e sapatos de salto bem alto: os dedos acabam precisando se movimentar mais que o ideal na hora de caminhar para dar estabilidade na pisada, o que pode causar o surgimento de calos.

#6 Sapatos feitos com material sintético provocam mau cheiro nos pés?
VERDADE. O material sintético é menos poroso do que o couro verdadeiro, que “deixa” os pés respirarem melhor. Quando o pé fica quente e úmido, além de escorregar dentro do calçado, ele acaba ficando com chulé. Por isso, na hora de comprar, prefira o couro ao material sintético.

#7 Sapato bico fino “detona” os dedos?
VERDADE e MITO. Vai depender do material e da largura da forma do sapatos. O que vale aqui é a regra da ponta dos dedos não ficar raspando ou apertada na extremidade frontal dos sapatos. Material mais maleável e macio, como a pelica, também ajuda no conforto.