Os 7 maiores clássicos do futebol internacional Intensas rivalidades que nem sempre surgem nas quatro linhas gplus
   

Os 7 maiores clássicos do futebol internacional

Intensas rivalidades que nem sempre surgem nas quatro linhas

Confira Também

Nenhum esporte carrega tanta paixão quanto o futebol, todo homem deve concordar com isso. Do seu nascimento na Inglaterra, passando pelo surgimento do primeiro time (o inglêsSheffield Football Club, em 1857) e sua popularização no Reino Unido, Europa e mundo todo, o futebol sempre teve suas rivalidades. 

Alimentadas por torcedores, as partidas de alto teor de disputa, que passamos a chamar de clássicos, ganharam uma aura especial. Tornaram-se um espetáculo, no qual, independentemente da distância técnica entre um clube e seu rival, não há favoritos. 

Conheça, então, as 7 maiores rivalidades do futebol no mundo: 

El Clásico: Real Madrid x Barcelona
A primeira partida entre Real Madrid e Barcelona ocorreu em 1902. Com apenas 2 mil pessoas na arquibancada, era impossível pensar que esse confronto dividiria a Espanha e seria prestigiado por quase todos os amantes do futebol.

Apesar de quase sempre contar com grandes craques de classe mundial, Real Madrid e Barcelona é muito mais que um jogo bem jogado.

Como seu próprio slogan afirma, o Barcelona é “mais que um clube”. Durante o regime do ditador Francisco Franco, as tropas franquistas mataram o então presidente do Barcelona, Josep Sunyol, e colocaram um “nome de confiança” em seu lugar. 

Como resistência às pressões da capital espanhola, durante o governo franquista, torcer pelo Barcelona tornou-se sinônimo de ser favorável à independência da Catalunha. E, por conta do apoio do regime aos madrilenos, torcer contra Real Madrid era uma forma de também se mostrar contra Francisco Franco.

Sempre símbolo da “Catalunha Livre”, o hino da Catalunha foi diversas vezes cantado no estádio do Barcelona. 

Entretanto, apesar de muito barcelonistas continuarem a apoiar a causa catalã, recentemente, o próprio Barcelona mostrou não ser totalmente a favor da independência, já que com a separação da Espanha, o time não jogaria mais o Campeonato Espanhol, e, portanto, arrecadaria menos dinheiro com direitos televisivos.

Apesar da forte rivalidade entre as equipes, nesse clássico a cordialidade  também existe. Na história do confronto, algumas vezes a torcida aplaudiu o jogador adversário pela bela performance. Ronaldinho, Maradona e Johan Cruyff foram alguns dos jogadores aplaudidos pela torcida rival.

El Superclásico: Boca Juniors x River Plate
O clássico é tão representativo que o jornal britânico The Observer elegeu “assistir Boca Juniors x River Plate” em primeiro lugar entre as “50 coisas esportivas que você deve fazer antes de morrer”.

No início da história do futebol argentino, a rivalidade entre as duas equipes deu-se por motivos de localidade. Fundados por imigrantes italianos, tanto o Boca Juniors como o River Plate surgiram em La Boca, bairro que abriga a região portuária de Buenos Aires.

Em 1909, o River Plate foi obrigado a mudar de lugar devido alguns problemas com as autoridades da zona portuária. Devido a isso, o clube foi pulando de estádio em estádio até se fixar na nobre região de Nuñez, no norte de Buenos Aires. Desde então, existe um estereótipo de que os torcedores do River são mais elitizados, enquanto o xeinezes pertencem à classe trabalhadora.

Nesses mais de 100 anos de história, o maior clássico argentino já aconteceu em diversas ocasiões e campeonatos. Um dos jogos mais emblemáticos, porém, entrou na história por motivos extracampos. Em 23 de junho de 1968 as duas equipes se encontraram no estádio do River Plate, o Monumental de Nuñez. Ao saírem do estádio após a partida, aconteceu uma avalanche de torcedores do Boca que levou a morte de 74 pessoas. Até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu. 

Por conta da raiva entre os torcedores, altos índices de violência e várias mortes foram registradas em confronto entre os torcedores dos dois clubes. Atualmente a partida é realizada somente com a torcida do time com o mando da casa.

Old Firm: Celtic x Rangers
A rivalidade começou logo no berço. Em meados do século XIX, a Irlanda passou pela Grande Fome, que deteriorou muitos dos cultivos de alimentos do país e provocou forte imigração de sua população para os territórios vizinhos, sobretudo para a Escócia.

Na Escócia do fim século XIX os imigrantes irlandeses, de origem católica e vistos como estrangeiros, sofriam fortes repressões sociais, como preconceito e menores salários. 

Com propósito de arrecadar fundos para crianças carentes e diminuir a pobreza dos imigrantes irlandeses, em 1887, a Igreja de St. Mary fundou o Celtic no leste de Glasgow, que levou esse nome em referência ao orgulho de sua origens. Não demorou muito tempo para que o time servisse para propagar os ideais católicos, a favor da independência da Escócia e da Irlanda (na época, como a Escócia, a Irlanda respondia à realeza do Reino Unido). Por conta do fervor separatista, durante muito tempo, alguns de seus torcedores chegaram a ingressar no Exército Republicano Irlandês, o IRA.

Já os Rangers, surgiram em 1872, e tinham tanto a elite escocesa como maioria dos protestantes ao seu lado. Tradicionalmente a favor da permanência da Escocia no Reino Unido, costumam levar a bandeira da Grã-Bretanha aos jogos do clube, além de o azul e vermelho serem as cores do Rangers.

Durante anos o confronto entre as duas equipes foram marcadas por rixas ideológicas entre os torcedores. E, ainda em 2015, quando a Escócia passou por um plebiscito afim de decidir sobre a independência do Reino Unido, era nítido o contraste de opiniões entre as duas torcidas em relação ao assunto.

Derby Intercontinental: Galatasaray x Fenerbahce
Chamado de “Intercontinental”, o derby tem esse nome por conta do Fenerbahce ter sido fundado no lado asiático de Istambul enquanto o Galatasaray, na parte europeia da cidade turca.

Para ter uma ideia, a rivalidade é tanta, que os torcedores no Fenerbahce chegaram a pressionar a lanchonete do McDonald’s, localizada na região do clube, a retirar o vermelho de sua fachada, para não remeter às cores do Galatasaray.

Passionais como poucos, os torcedores de ambas as equipes são conhecidíssimos pela festa dentro de campo. No entanto, a mesma torcida que dá um show dentro do estádio, também mancha a história do futebol turco com constantes brigas. Ao longo dos anos foram tantos problemas entre as duas torcidas que as autoridades locais passaram a promover jogos de torcida única.

Apesar de todo o histórico de confusões, nessa semana, a maior torcida organizada do Fenerbahce, o 12Numara, sugeriu um clássico de torcida mista, “ombro a ombro”, para protestar contra o ataque terrorista em Ancara, que aconteceu neste último domingo e matou 37 pessoas. O pai de um dos jogadores do Galatasaray foi um dos mortos no ataque.

North West Derby: Liverpool x Manchester United
Nem mesmo as rivalidades locais entre Liverpool x Everton e Manchester United x Manchester City são mais ferrenhas do que a apresentada no North West Derby.

Naturalmente, o clássico ganhou tanta importância ao longo dos anos por ser este o encontro entre as duas equipes mais vitoriosas do futebol inglês. Entretanto, outro aspecto fortalece ainda mais o ódio entre as duas torcidas: a rivalidade entre a cidade de Manchester e Liverpool.

Separadas por 56 quilômetros, o desgosto entre Liverpool e Manchester começou ainda na Revolução Industrial. Muito forte no setor têxtil, Manchester precisava importar algodão, que chegava pelo Porto de Liverpool. Para continuar sendo a cidade mais importante da região, Liverpool colocou altas taxas sobre a matéria-prima que teria Manchester como destino. Com isso, Manchester construiu um canal, que faria com que as matérias-primas chegassem sem precisar passar por Liverpool, o que afetou muita a economia da cidade portuária.

Derby do Cairo: Al-Ahly x Zamalek
Al-Ahly e Zamalek são, segundo a FIFA, dois dos três melhores clubes africanos do século XX. Claro que, apesar dos dois clubes juntos somarem 13 Liga dos Campeões da Africa, não é somente pelo futebol apresentado que eles ganharam tanto destaque internacional. Suas torcidas ultrapassam fronteiras e são muito populares nos países do norte da África e do Oriente Médio.

Como quase todos os clássicos futebolísticos de países do 3º mundo, atos de violência entre os torcedores são bem comuns. E, apesar do aumento do policiamento em dia de Derby do Cairo, o crescimento de radicais nas torcidas têm deixado a violência ainda mais presente. Atualmente, o Derby do Cairo é considerado o clássico mais violento do mundo.

Derby Della Capitale: Roma x Lazio
A história do clássico começou dois anos após a criação da Associazione Sportiva Roma. Para bater de frente com os times do norte da Itália, que na época já eram profissionais, a Roma foi fundada em 1927, fruto de interesses fascistas, que levaram a fusão de três clubes romanos: a Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma.

Também da capital italiana, a Lazio chegou a ser aliciada a se juntar ao novo clube que estava sendo fundado na cidade. No entanto, o general fascista e presidente da Lazio, Giorgio Vaccaro não permitiu que o clube celeste se juntasse a Roma. O fato de o ditador fascista Benito Mussolini ser um laziale facilitou as negociações.

Ao longo do tempo, a Roma se tornou o clube dos romanos menos abastados, e de pessoas ligadas à esquerda italiana. Enquanto isso, os torcedores da Lazio são conhecidos por compartilhar ideologia de extrema direita, sendo que muitos laziales se consideram neofascistas.

 


Guilherme de Souza Guilherme