Food Ink, o restaurante de comida feita em impressora 3D, passará pelo Brasil Impressoras 3D recebem ingredientes e preparam os pratos na frente dos clientes; restaurante roda o mundo e passará por São Paulo gplus
   

Food Ink, o restaurante de comida feita em impressora 3D, passará pelo Brasil

Impressoras 3D recebem ingredientes e preparam os pratos na frente dos clientes; restaurante roda o mundo e passará por São Paulo

Confira Também

Food Ink é, segundo eles próprios, uma experiência gourmet em que todos os alimentos, utensílios e móveis são totalmente produzidos através de uma impressora 3D, em um espaço futurista e envolvente. "Nós somos um restaurante conceitual onde a fina cozinha encontra a arte, a filosofia e as tecnologias do futuro”, diz o site.

O local é um restaurante temporário que viaja o mundo servindo pratos que tiveram alimentos "impressos" por meio de uma impressora 3D. Em vez de tintas, os equipamentos recebem chocolates, molhos, massas ou qualquer outro ingrediente que possa ser transformado em pasta comestível para compor o prato. 

A impressora é capaz de criar doces e salgados, como massa de pizza e até mousse de chocolate. Todos os pratos utilizam ingredientes frescos. Mas vale destacar que nem todos os alimentos são processados pela impressora 3D como, por exemplo, carnes e frutos do mar.

O objetivo da Food Ink é usar a linguagem universal da comida como uma forma divertida e acessível para promover a conscientização sobre as possibilidades surpreendentes da impressora 3D e outras novas tecnologias promissoras, diz o site da empresa. 

Londres foi a primeira parada: entre os dias 25 a 27 de junho foram feitas diversas degustações e demonstrações para o público. Nas três noites, provou-se nove pratos preparados por chefs especializados em comidas impressas em 3D. 

Ao longo do ano, o Food Ink irá passar por algumas cidades, como Berlim, Dubai, Paris, Amsterdã, Nova York e, por fim, São Paulo.  

Não há data definida para  chegada do Food Ink ao Brasil, mas uma coisa é certa: não será barato comer lá. Na estreia em Londres, o preço do jantar por pessoa custava o equivalente a 270 euros, cerca de R$ 1.000,00.

 


Ed Leandro