É possível manter amizade com a ex? Quer manter amizade com a ex mas não sabe como? Temos algumas dicas de como fazer isso naturalmente. Confira gplus
   

É possível manter amizade com a ex?

Quer manter amizade com a ex mas não sabe como? Temos algumas dicas de como fazer isso naturalmente. Confira

Confira Também

Quando um relacionamento acaba é bem comum que as duas partes evitem se falar por um bom tempo, salvo um caso ou outro em que a apaixonite “termina bem para os dois”. Passado o tempo de luto, uma das partes sempre irá sentir vontade de falar com o ex e saber como ele está, quem sabe até sair juntos para tomar uma breja. Bem, por mais que essa situação para uma atitude típica feminina, na verdade são os homens quem na maioria das vezes procuram as mulheres para saber como elas estão, sem intenção nenhuma de repetir o lance que tiveram.

Mas, mesmo depois de meses ou anos do término, é sempre difícil para todo mundo ainda não sentir aquele frio na barriga ou quase entrar em pânico quando dá de cara com a ex namorada na rua, e pior ainda se tiver que falar com ela. Talvez por essas e outras que todo mundo fica surpreso quando conhece um casal de amigos que continuou a amizade depois do fim do namoro ou do casamento.

Qual é o segredo pra isso acontecer? Como levar “de boas” a amizade com a ex? O portal AskWomen, através do Reddit, um dos maiores fóruns da internet, obteve a resposta através de uma pesquisa que fez com mais de mil homens e mulheres. Com base nelas, eles criaram “os cinco segredos de como é possível manter amizade com a ex”. Ficou curioso para saber? Se liga aí. 

O LUTO É NECESSÁRIO
Todo o “pós-relacionamento” tem um luto. Isso porque, sem dúvidas, uma das partes irá sofrer de alguma forma, por mais amável que tenha sido a separação. Por essa razão, é importante preservar um tempo para si e deixar que a pessoa se recupere sozinha também, só depois, então, tente uma aproximação amigável. “Tenho amizade com algumas ex-namoradas, mas só depois de um ano totalmente separados é que a amizade foi possível”, disse um membro do fórum. 

A AMIZADE VAI DEPENDER DE COMO FOI O TÉRMINO DO NAMORO 
Se o relacionamento acabou de uma forma desastrosa, envolvendo traição, mentiras ou até mesmo brigas feias, me diga por que raios você tentaria reatar a amizade com alguém que, no fim, não era mais sua amiga? Insistir nisso às vezes, meu amigo, não vale a pena. Agora, se vocês terminaram de forma agradável manter os laços de amizade pode ser uma possibilidade. “Concentre-se nos aspectos positivos sempre que possível, como por que você realmente gosta dessa pessoa (mas nunca observe isso pelo lado romântico) e os bons momentos que tiveram juntos. Isso ajuda a resgatar a amizade – desde que tudo tenha terminado bem, claro”, apontou um outro membro.

VÁ NA DEFENSIVA
Pra conseguir manter a amizade, os dois precisam estar dispostos a tal. Isso porque, muitas vezes, um dos lados só quer manter a amizade para tentar reatar o relacionamento – o que raramente dá certo. Além disso, se você tentar reatar a amizade logo de cara, é possível que ainda exista rancor e brigas típicas do relacionamento. O melhor mesmo é tentar se aproximar aos poucos e ver se ela dá brechas para que a amizade entre em jogo (e não passe disso).

NÃO FORCE UMA AMIZADE 
Você pode estar ansioso para sair com os amigos, maratonar séries atrasadas e ir a inúmeros happy hours para conversar sobre a vida, sua ex, no entanto, pode não se sentir do mesmo jeito, então, respeite o espaço dela e a opinião sobre a amizade. “Em vez de terminar com um ‘podemos ser amigos?’, deixe a porta aberta: ‘Eu ainda gostaria de ser seu amigo. Eu vou estar aqui se você quiser estar também’. Desse jeito, o clima não fica pesado e a amizade não vai parecer uma obrigação”, disse outro membro do Reddit. 

ÀS VEZES, É MELHOR NÃO SEREM AMIGOS
No final, tudo funciona de uma forma diferente para cada casal porque cada casal é diferente. Alguns membros do fórum disseram que não conseguiriam ser amigos de alguém que eles amaram um dia, enquanto outros falaram que continuar “na amizade” foi uma ótima forma de conhecer ainda mais a pessoa. O segredo, no fim das contas, é entender a essência do seu sentimento pela sua ex, e permitir que ela entenda também. Se um não estiver disposto a tentar essa nova fase, não insistir é a melhor opção. “Meu conselho para todos seria não tentar ser amigos imediatamente. Se dê a chance de se identificar como outras pessoas antes de tentar assumir uma amizade com seu ex, sem dar a chance que os sentimentos passados se sobreponham e te tornem estúpidos”, aconselhou outro membro. 


Nathalia Marques