VCNOAREA: por que todo homem deve ser pontual? Pontualidade é sinal de responsabilidade, boa educação e ainda é atributo sexy gplus
   

VCNOAREA: por que todo homem deve ser pontual?

Pontualidade é sinal de responsabilidade, boa educação e ainda é atributo sexy

Confira Também

*Marcos Freitas, especial para o AreaH

Pontualidade é algo que deveria ser natural e comum em nossa cultura tupiniquim assim como é em alguns países. Por aqui ainda é vista como uma grande qualidade ou mesmo virtude quando deveria ser encarada como uma característica normal nas pessoas.

Pontualidade tem mais a ver com a pessoa em si do que com o ambiente ou habitat em questão. É mais caso de uma boa programação mesmo.

Vejo uma tremenda falta de boa educação quando alguém tem o costume de se atrasar em seus compromissos. Isso mostra o nível de maturidade e organização da mesma, além da importância que ela dá ao evento em si.

Claro que uma vez a cada cem compromissos talvez possamos contar com a indulgência das outras pessoas envolvidas. Afinal, os maiores paladinos da moral e dos bons costumes se atrasam. Mas fazem isso quando realmente ocorre um imprevisto, um evento intransponível que os atrasa para o outro evento. E isso bem de vez em quando. Naqueles momentos em que aparentemente o sistema conspira contra nossa direção e aí por mais que tenhamos nos planejado não tem jeito. Ainda bem que são pouquíssimas vezes e que temos a nossa disposição a tecnologia que permite que liguemos, mandemos mensagem, whatsapp, etc e tal para termos o bom senso de avisarmos que iremos nos atrasar. E sempre que isso acontece nós avisamos, não é mesmo?

Pontualidade deve ser uma característica normal em sua personalidade. Se programar e se preparar adequadamente para um compromisso ou evento livrando-se daquela vibe de quem “se arrumou e veio correndo” contará bons pontos em seu marketing pessoal. Principalmente em um meio social ao qual poucos realmente observam essa postura em si mesmos mas muitos observam sempre nos outros. E caso seja um compromisso onde você terá a oportunidade de deixar sua primeira impressão, ao se atrasar deixará a impressão de que você chega depois até para deixar sua primeira impressão (neste momento eu ri sozinho).

Se você é alguém pontual, ótimo. Se não for treine e assimile esse hábito, pois lhe garanto que fará uma diferença considerável em sua vida. Pratique mais este hábito saudável.

Conforme consta no meu e-book Gestão de Tempo Sem Frescura:“quando marcar algum compromisso ou encontro com alguém seja pontual e não chegue no horário. É isso mesmo que você leu. Uma pessoa pontual não chega no horário marcado. Ela chega antes. Pode ser alguns minutos, mas jamais chega em cima da hora e nem depois dela. E se você é desses tipos que costuma deixar os outros lhe esperando é melhor mudar isso porque diz muito a respeito dos seus conceitos sobre responsabilidade. Programe-se sempre para chegar adiantado. Dependendo do lugar você pode chegar bem mais cedo e aproveitar para adiantar também várias coisas por lá mesmo.”

Pontualidade não é chegar em cima da hora. É já estar no lugar marcado na hora marcada nem que sejam poucos minutos. E como já citado, faça o que eu faço: chegue adiantado, mas sempre programe-se para esperar além do horário agendado. Sim, eu sempre me preparo para a(s) outra(s) pessoa(s) atrasar(em). Assim, se chegarem na hora marcada é ótimo, mas quando atrasam eu já estou preparado pois trouxe algo para ler, estudar, resolver, produzir, criar, qualquer coisa útil que não me faça perder meu precioso tempo.

Uma boa parte das pessoas que marcam comigo sempre se atrasam. E sempre que elas chegam me pegam fazendo algo porque não permito que elas me atrasem, elas só atrasam a si próprias.

Seja pontual. Respeite e valorize o tempo geral, seu e dos outros. É sinal de maturidade, organização e bons modos. E é sexy.

Viva com mais sabedoria.

(*) Marcos Freitas é empreendedor digital e autor do e-book Gestão de Tempo Sem Frescura



#VCNOAREA
Você também pode escrever para o AreaH como nosso convidado especial, pois acreditamos que TODO HOMEM TEM ALGO A DIZER. Basta encaminhar um texto seu sobre temas que interessam ao homem para o e-mail vcnoarea@areah.com.br. Toda semana, nossa equipe seleciona um post de leitor para publicar no site e compartilhar em nossas redes sociais. Veja mais detalhes aqui