11 Motivos provando que Romário é um dos melhores políticos do Brasil Impiedoso e artilheiro nato, Romário foi o mestre da pequena área, e ao que tudo indica parece que quer dominar gabinete também gplus
   

11 Motivos provando que Romário é um dos melhores políticos do Brasil

Impiedoso e artilheiro nato, Romário foi o mestre da pequena área, e ao que tudo indica parece que quer dominar gabinete também

Confira Também

Há muito tempo acredita-se que a política no Brasil está perdida. Não é pra menos, são escândalos atrás de escândalos, os maiores partidos do país (PT, PSDB e PMDB) estão atolados até o pescoço na lama da corrupção e “homens” (leia-se crápulas) como Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Michel Temer ocupam os mais altos cargos políticos, sendo que não honram com suas atitudes antiéticas o trabalho que comandam.

Neste caos há muito instalado facilmente perde-se a esperança de dias melhores, contudo ainda há algumas luzes no fim do túnel, e surpreendentemente entre elas temos Romário, o craque da Copa de 94.

Embora sua carreira tenha sido marcada tanto por polêmicas quanto títulos, é notável que depois do nascimento de sua filha Ivy Bittencourt, portadora da síndrome de Down, Romário “regenerou-se”, adotou a causa, e de certa forma, buscou engajamento político. 

Ao ingressar na política, se mostrou muito mais atuante que a maioria dos ex-atletas, celebridades e subcelebridades que ingressam na vida pública. E por isso resolvemos selecionar 11 momentos em que Romário nos surpreendeu positivamente, ora como deputado, ora como senador. Confira: 

#1 Romário abriu mão de seu salário quando necessário. 
Em 2011 durante o Pan de Guadalajara, Romário foi convidado pela TV Record para ser comentarista de futebol durante a competição. Ao aceitar o convite, abriu mão não apenas do seu salário referente aos 15 dias que se ausentará e sim do mês todo. 

Fui liberado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e não estou sendo remunerado pela TV Record, tenho um contrato de convite. Automaticamente, deixarei de receber meus direitos como deputado federal durante esses 15 dias que me ausentarei e digo que vou abrir mão do meu salário dos outros 15 dias. Um deputado que não trabalha um mês não tem direito de receber. Não sou hipócrita e não faço graça para ninguém, então tenho a obrigação de não receber

#2 Romário foi o senador mais votado da história do estado do Rio de Janeiro.
O ex-atacante foi eleito senador do Rio de Janeiro com mais de 4,6 milhões de votos (maior votação para o cargo na história do estado) nas eleições realizadas ano passado. 

#3 Romário foi fundamental para a queda de Ricardo Teixeira na CBF
O reinado absoluto de Ricardo Teixeira na CBF chegou ao fim graças ao baixinho, o jornalista inglês Andrew Jenning e a banda boa da imprensa brasileira. Juntos eles conseguiram derrubar um dos maiores malfeitores do futebol brasileiro. 

#4 Romário sempre nos alertou sobre a Copa de 2014.
Embora a Copa tenha sido divertida (apesar do 7x1), é notável que o seu legado é mínimo e que nós brasileiros amargamos a conta de diversos elefantes brancos. Mas o baixinho nos alertou, Romário foi enfático em dizer que este seria o “maior roubo da história”. A Copa passou e já podemos tirar nossas próprias conclusões a respeito dos alertas do baixinho. 

#5 Romário propôs projeto de lei contra a famosa “carteirada”.
Segundo a PLS 66-2015 de Administração pública proposta por Romário, o funcionário público que utilizar seu cargo para obter vantagem ou privilégio indevido a punição será de 3 meses a 1 ano de prisão.
 
#6  Romário é um dos parlamentares menos faltosos. 
Em 2011, ano de seu debut na política, Romário não faltou a uma única sessão. Hoje, na metade do seu primeiro ano no mandato de senador, Romário compareceu a todas as 50 sessões.

#7 Romário pensa na educação de nossas crianças. 
Segundo a PLS 70-2015 proposta por Romário, o estudo da constituição se tornará obrigatório no ensino fundamental e médio. Ótima proposta, pois o cidadão que conhece as leis sabe quais são seus deveres com a sociedade. 

#8 Romário tem sido implacável na luta contra a corrupção. 
Uma de suas propostas mais interessantes é a PLS 72-2015, que consiste em dar prioridade aos processos penais dos crimes de corrupção, ou seja, para por um fim nesse lenga-lenga da justiça que só prende o cara 10 anos após o crime. 

#9 - Romário é a esperança do futebol brasileiro. 
Embora o baixinho tenha aposentado a amarelinha há anos, é notável o envolvimento para com o esporte. Não à toa o peixe é o presidente da CPI do Futebol, que talvez seja a nossa melhor chance de moralizar o esporte que há décadas está na mão de crápulas como Teixeira, Havelange, Marin, Del Nero, entre outros. 

#10 Romário driblou a revista Veja. 
Recentemente, a revista Veja publicou uma matéria afirmando que Romário possuía a quantia de US$ 7,5 milhões em um banco na Suíça. Posteriormente foi provado que a informação e a foto do extrato bancário publicados pela revista eram falsos. Agora é a vez do baixinho atacar a publicação, Romário provou que a Veja agiu de má fé e agora pede indenização de mais de 75 milhões da revista que teve que admitir publicamente que forjou o documento. 

#11 Romário é um dos maiores defensores das pessoas especiais. 
Muito se deve a filha do peixe, a pequena Ivy, portadora de Síndrome de Down. Mas certamente este foi um dos fatores chaves para despertar a vocação política do ex-atleta. Entre os projetos de lei feitos para pessoas especiais temos a PLS 65-2015 e a PLS 71-2015, ambas visam punir aqueles que abusam ou maltratam portadores de necessidades especiais. 

Fontes: Congresso em Pauta / Vota Na Web / Romario.org / Portal da Transparência


Marcel Costa