5 Mitos sobre a lipoaspiração Cirurgiã desbanca as lendas que a galera conta sobre o procedimento estético para remoção de gordura do corpo gplus
   

5 Mitos sobre a lipoaspiração

Cirurgiã desbanca as lendas que a galera conta sobre o procedimento estético para remoção de gordura do corpo

Confira Também

Até pouco tempo atrás a lipoescultura era uma cirurgia estética tipicamente associada às mulheres. Entretanto, hoje é fato que cada vez mais homens estão disputando espaço com elas nas clínicas de cirurgia plástica. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a participação dos caras nesta modalidade passou de 5% para 30% nos últimos cinco anos. Alguns médicos sugerem que o aumento na demanda masculina por lipoaspiração se deva ao desejo de parecer mais jovem e se manter ativo no mercado de trabalho. Mas e se o sujeito já secou e trincou na academia, e aquela gordura localizada insiste em permanecer lá? 

Veja a seguir os mitos mais populares sobre a lipoaspiração desmentidos com exclusividade pela Dra. Roseli Cardinali, cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). 

1) As mulheres fazem mais lipoaspiração do que homens.
Verdade."Estatisticamente as mulheres fazem não só mais lipoaspiração como outras cirurgias plásticas também. Até porque as mulheres têm uma distribuição de gordura na região da parede abdominal e dos culotes com muito mais indicação de lipoaspiração", explica Dra. Cardinali.

2) Lipoaspiração é uma cirurgia "light".
Mito. A cirurgiã alerta que os riscos da lipo são como os de qualquer outra cirurgia programada. "E os perigos aumentam se a quantidade de gordura removida não respeitar os limites estabelecidos, que levam em conta o peso, e altura do paciente", observa. Segundo Dra. Cardinali, outras complicações relacionadas diretamente ao resultado alcançado podem ocorrer por problemas técnicos ou indicações inapropriadas - como pacientes que necessitam remover pele, no caso da abdominoplastia - e apenas removem o tecido gorduroso com a lipo, sobrando consequentemente pele flácida no resultado final.

"A lipoaspiração deve ser encarada como uma outra cirurgia qualquer, com preparo, exames adequados e o cuidado com o local onde  será realizado o procedimento e o profissional escolhido", recomenda a especialista. "Tudo isso contribui para que ela seja realizada com a maior segurança possível."

3) A recuperação é bem rápida. 
Depende da sua paciência.   Dra. Cardinali conta que o pós-operatório da lipo é pior nos 4-5 primeiros dias, e se caracteriza por um dolorido no local. "Logo após a pessoa vai voltando a suas atividades normais, com restrição de exercícios intensos, esportes ou academia", comenta a cirurgiã. "Os exercícios vão sendo liberados gradativamente após o primeiro mês, e de acordo com o caso serão liberados totalmente entre um a três meses", quando o resultado estético estará mais próximo do definitivo. Mas Dra. Cardinali ressalta: "algumas vezes o resultado ainda mudará até o sexto mês."

4) É uma forma de emagrecer sem regime ou dietas.
Mito. A especialista explica que a lipoaspiração não deve ser realizada para o emagrecimento e sim para remover gorduras localizadas resistentes ao emagrecimento: "Esta é a principal regra de segurança", garante Dra. Cardinali. A recomendação é inclusive que "o paciente esteja o mais próximo possível do seu peso ideal" antes de se submeter à lipoaspiração.

5) Existem exercícios que podem dispensar a lipoaspiração.
Mito. Segundo Dra. Cardinali, a cirurgia é justamente direcionada à remoção daquela gordura que não desaparece apenas com exercícios. Neste caso, malhar será conveniente apenas para "alcançar o melhor peso possível."


Danilo Barba