O paradoxo: magro e barrigudo Por que muitos homens não conseguem ganhar massa magra mesmo com pouca gordura no corpo e acumulam tudo na barriga? gplus
   

O paradoxo: magro e barrigudo

Por que muitos homens não conseguem ganhar massa magra mesmo com pouca gordura no corpo e acumulam tudo na barriga?

Confira Também

Seja magro ou encorpado, se você não se alimenta direito, dorme mal e está sempre estressado, provavelmente corre um risco maior de desenvolver aquela barriga indesejada. Embora baixos níveis de testosterona colaborem bastante para o acúmulo de gordura na região abdominal, a inconveniência depende em grande parte dos seus hábitos diários.

Gordura de alto risco
“Os homens não conseguem ganhar massa magra mesmo com pouco gordura corporal, pois, junto com fatores hormonais que estão intimamente ligados ao acúmulo de gordura abdominal, existe também o fator genético, a gordura androide, também conhecida como obesidade alta, central e troncular”, explica Rita Cherutti, nutricionista da New Millen.  Segundo ela, este tipo de acúmulo de gordura é considerada de alto risco, pois um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal leva a um aumento de risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. “As alterações metabólicas associadas com a acúmulo de gordura ou obesidade androide incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2, síndrome metabólica, inflamações e trombose.

Prevenção
Não existe exercícios específicos, mas “fazer musculação, aeróbio e manter uma dieta equilibrada até mesmo nos  fim de semanas, sono em dia com certeza terão resultados expressivos de ganho de massa magra, perda de gordura corporal geral, aumento do nível de testosterona e etc. Mas para isso precisa de dedicação, disciplina e foco”, garante Caio Gatti, coordenador Técnico do Tonu's Coach Club.

Hábitos que dão mais barriga
Sim, Cherutti esclarece que a ingestão elevada de carboidratos simples (pão, bolo, macarrão), a ingestão de bebidas alcoólicas somadas a um estilo de vida ruim, sem prática de exercícios e excessos alimentares, consumo de refrigerantes e sucos industrializados, consumo alto de açúcar. 

Como perder a barriga  
Para começar, é necessário “diminuir a ingestão de carboidratos simples, preferir alimentos integrais, reduzir o consumo de álcool, gorduras saturadas e refrigerantes; e aumentar a ingestão de verduras, frutas, e carnes magras”, recomenda Cherutti

“Perder a barriga em pouco tempo é meramente impossível, tem que haver muita dedicação, foco e disciplina”, destaca Gatti. De acordo com o especialista, “é preciso fazer uma dieta equilibrada e adequada ao objetivo que você tem”. Obviamente os resultados dependem de dedicação e tempo. “Para fazer decisões saudáveis, vai Doer, vai Demorar algum tempo, vai requerer força de vontade e sacrifícios, vai haver tentações; mas pode ter certeza, vai valer a pena.” 


Danilo Barba