Tudo que um homem elegante precisa saber sobre perfumes Saiba como escolher melhor o seu perfume e ainda conheça algumas dicas para otimizá-lo gplus
   

Tudo que um homem elegante precisa saber sobre perfumes

Saiba como escolher melhor o seu perfume e ainda conheça algumas dicas para otimizá-lo

Confira Também

Seja para seduzir a mulherada, chamar atenção por onde passa ou apenas para aumentar a autoestima, não importa. Todo mundo gosta de se sentir cheiroso. Entretanto, escolher um perfume que se adeque as suas preferências e se encaixe com o clima de sua região nem sempre é uma tarefa fácil.

Para facilitar sua vida, os fabricantes descrevem nas embalagens alguns aspectos de seus produtos. Mas que raios significa “eau de toilette”? E o que será um cheiro “amadeirado” na prática? Antes de comprar um frasco de perfume egastar uma grana (e talvez se arrepender), confira essas informações. 

Categorias de perfume
A classificação de cada perfume varia de acordo com a concentração dos compostos aromáticos. A regra é clara: quanto mais concentrado mais intenso, valioso e duradouro será o perfume.

Parfum (pronuncia-se “parfâm”)
Essência: 15% a 40%
Duração: até 24h
Conhecido internacionalmente como extrato de perfume, o parfum é considerado o estilo mais nobre dos perfumes e possui um aroma muito forte. Seu uso costuma se restringir aos lugares de baixas temperaturas. Por conta de sua raridade e concentração da essência, o parfum é também bem mais caro que os outros tipos perfume. E vai um aviso: é preciso ter cuidado ao usá-lo, já que o suor pode potenciar ainda mais seu cheiro e, em alguns casos, tornar o resultado insuportável. 

Eau de parfum (pronuncia-se “ô de parfâm”)
Essência: 10% a 15%
Duração: até 12h
Bem conhecidos entre os brasileiros, os perfumes eau de parfum são mais leves que os parfum. Ainda assim, eles possuem um aroma bastante potente e penetrante. Desde que seja usado em dias frios, o eau de parfum pode cair muito bem em solos brasileiros. Mas tome cuidado: muitas borrifadas podem provocar ondas de crise alérgica por onde você passar.

Eau de toilette (pronuncia-se “ô de tualét”)
Essência: 5% a 10%
Duração: 6h a 8h
Por possuir uma intensidade suave, os perfumes eau de toilette são ideais para serem usados em lugares de clima tropical – e até por isso esse é o estilo mais encontrado nas lojas do Brasil.

Eau de cologne (mais conhecido entre nós como água-de-colônia)
Essência: 3% a 5%
Duração: 1h a 6h (no entanto, em média, as águas-de-colônia duram  duas horas)
Bem suave, a água-de-colônia é ideal para dias muito quentes. Por conta da baixa quantidade de essência em sua concentração, seu preço geralmente é bem menor do que o dos outros perfumes. Em compensação, se sua ideia for ficar cheirosão durante o dia todo, você vai ter que gastar muito perfume. Por isso, nem sempre aquele frasco gigantesco de água-de-colônia vale mais a pena do que o frasco pequeno de eau de parfum.

Fragrância e sua estrutura
Apesar de existirem vários tipos de fragrâncias, não há uma perfeita para cada ocasião ou atividade. Até porque, a fragrância de um perfume pode mudar períodos após a aplicação. Ou seja, nem sempre o cheiro que você sente quando testa um perfume na loja é o mesmo que vai ficar no seu corpo algumas horas depois da borrifada. Não está entendo nada? Detalharemos.

Aquele perfume que você vê na vitrine é apenas o produto final de uma série de combinações de notas olfativas, que, de acordo com sua volatilidade, evaporam e são sentidas por nosso nariz.

Basicamente, a estrutura de uma fragrância é separada em três fases, que são classificadas conforme o tempo de duração que seus aromas podem ser sentidos. Se liga.

Notas de cabeça (também conhecidas como notas de saída)
Essas notas olfativas são as responsáveis pela impressão inicial do perfume. Por serem muito voláteis, as notas de cabeça produzem um aroma que é percebido por pouquíssimo tempo após a borrifada.

Notas de corpo (também conhecidas como notas de coração)
Essas notas são como a alma do perfume. Menos voláteis, as notas de corpo são consideradas as mais importantes. Isso porque seu aroma pode ser percebido depois de alguns minutos e duram por até 8 horas, dependendo da concentração da essência.

Notas de fundo
Pouco voláteis, as notas de fundo têm o papel de penetrar o perfume. São elas que por mais tempo duram na pele e por isso, são os últimos acordes a serem sentidos.

Agora que você já entende como funciona a estrutura de um perfume, podemos falar das famílias olfativas. Elas podem ser constituídas de notas olfativas extraídas de produtos naturais ou sintéticos e são categorizadas conforme seus aromas. Confira as principais famílias olfativas.

Cítrica
Perfume que utiliza notas cítricas: Prada Luna Rossa
Composto de frutas cítricas, este grupo possui uma fragrância que se encaixa bem com as altas temperaturas do Brasil. Normalmente usadas em notas de cabeça, elas são leves e frescas.

Amadeirado
Perfume que utiliza notas amadeiradas: Bvlgari Man Extreme
A composição constituída de misturas de madeiras dá aos perfumes que usam notas dessa família um aspecto rústico e seco. Mais utilizados em perfumes masculinos, sua fragrância é mais comum nas notas de fundo.
Fougére
Perfume que utiliza notas fougére: Bleu de Chanel
Fougére é uma das famílias olfativas mais tradicionais na linha de perfumes masculinos. Sintética, a mistura de cumarina com lavanda é a combinação básica das notas de estilo Fougére, segundo Dênis Pagani, especialista em perfumes. Possui um aspecto leve e fresco.

Oriental
Perfume que possui notas orientais Giorgio Armani Code
De aromas intensos, eles são bem envolventes e até passam certa sensação de sensualidade. Sua constituição é feita de notas quentes e doces como baunilha e canela. Muitos perfumes masculinos com propriedades orientais são combinados com notas amadeiradas.

Dicas
Todos nós sabemos que não adianta ter uma Ferrari à disposição e não saber dirigir. Como no mundo dos motores, ter dinheiro para comprar o melhor perfume da loja e não saber escolher e nem usá-lo também de nada adianta. Portanto, fique por dentro de algumas dicas para maximizar a eficiência do seu perfume e sair de casa cheirosão.

Antes de comprar
Lembre-se: as notas de cabeça duram pouquíssimo tempo no corpo. Portanto, quando for comprar um perfume, aplique-o em seu pulso e sinta o cheiro dele. Saia da loja e depois de algum tempo cheire seu pulso novamente. Assim, você saberá como é o aroma do perfume quando ele atinge as notas de corpo. 

Quando usar
Como uma pele hidratada retém melhor a fragrância, o melhor momento de passar o perfume é após o banho. Utilizar hidrantes sem cheiro também ajuda pode colaborar com a fixação.

Quanto passar
A quantidade de perfume a ser usada depende muito de sua concentração. Modelos eau de parfum, por exemplo, exigem menos borrifadas que um eau de toilette. Agora, se você já conhece bem o perfume e o usa com frequência, fique atento: se o seu olfato tiver se acostumado com o aroma, talvez você não perceba o cheiro do perfume e exagere na dose. 

Onde aplicar
Áreas de maior circulação sanguínea - como nuca, pulsos e pescoço - são os lugares ideais para borrifar o perfume. Isso por que, por serem mais quentes, essas partes do corpo ajudam a difundir a fragrância.

Não esfregue um pulso no outro
Passar perfume no pulso e depois esfregar um no outro não vai deixar você mais cheiroso. O máximo que vai acontecer é acelerar a passagem de seus estágios, já que as notas olfativas vão evaporar mais rapidamente por conta do aquecimento da região.

Não tenha pressa
A não ser que você acorde atrasado, o ideal é esperar o perfume secar antes de se vestir. Desse jeito você vai garantir uma melhor fixação do produto em sua pele. 

Cuidado ao borrifar nas roupas
Como a o tecido absorve melhor o perfume do que a pele, aplica-lo nas roupas é uma forma de prolongar a duração do aroma. Mas, tome cuidado: antes de sair encharcando suas camisetas, teste-o em um pequeno pedaço de pano branco para verificar se o liquido não manchará suas roupas. Não manchou? Então a dica é borrifar no ar e entrar de baixo das gotículas. Assim você não concentrará o perfume em apenas uma parte de sua roupa.


Guilherme de Souza Guilherme