Beijos na orelha podem causar surdez Quem já sofreu esse tipo de problema afirma que a sensação é a de ter levado uma bolada no ouvido gplus
   

Beijos na orelha podem causar surdez

Quem já sofreu esse tipo de problema afirma que a sensação é a de ter levado uma bolada no ouvido

Confira Também

Tome muito cuidado na hora da pegação. Pode até ser prazeroso, mas um simples beijo na orelha tem a capacidade de causar sérios problemas de audição.

A afirmação pode soar um pouco estranha primeiramente, mas o problema é muito mais comum do que parece. Perito no assunto, o professor Levi Reiter, que ministra aulas de audiologia na Universidade de Hofstra, de Nova York, já identificou mais de 30 pessoas que tiveram perda da audição ao serem beijadas no ouvido. 

Um dos pacientes de Reiter, Joe Fields, contou à televisão americana NBC que quando ganhou um beijo na orelha a sensação foi como se tivesse levado uma bolada no ouvido. Ele começou a ouvir zumbidos e escutar tudo abafado. 
Depois desse episódio, Fields passou a fazer uso de aparelhos auditivos.

Segundo os estudos de Levi Reiter, o motivo deste problema não tem nada a ver com o barulho do beijo, mas sim com a sucção que ele provoca. Quando o ouvido é beijado, o tímpano sofre uma alta pressão, que provoca uma turbulência no fluído na cóclea (ouvido interno) e danifica permanentemente as frágeis células dessa região. 

Apesar de muitos adultos terem sido vítimas do “beijo da surdez”, a maior preocupação de Levi Reiter é outra. Ele diz que “é importante alertar os pais sobre os riscos de beijar o ouvidos de seus bebês e crianças. Como os canais auditivos são menores e mais sensíveis nesse estágio da vida, um beijo no ouvido pode ter um impacto muito maior neles do que em adultos.” “Mamãe, não beijem os ouvidos”, alerta o audiologista. Em relação aos beijos no ouvido durante o rala e rola, Reiter também é enfático, “mantenha os beijos longe das orelhas”. 


Guilherme de Souza Guilherme