Anel de noivado ou aliança: qual usar na hora do pedido? Entenda a diferença entre o anel de noivado e aliança e qual é o melhor para usar na hora do pedido de casamento gplus
   

Anel de noivado ou aliança: qual usar na hora do pedido?

Entenda a diferença entre o anel de noivado e aliança e qual é o melhor para usar na hora do pedido de casamento

Confira Também

"Qual é a diferença entre um anel de noivado e uma aliança? Eles não são a mesma coisa?" Essas são dúvidas comuns, principalmente para os homens que querem levar o relacionamento para outro nível (se você abriu esta matéria, sim, você é este cara). Por aqui, o anel de noivado não é muito popular, por isso são poucos que o conhecem e sabem, de fato, para que ele serve e como deve ser usado. Então, quando chega a hora de dar um passo adiante no relacionamento, a confusão começa: “Dou a aliança ou um anel de noivado? Dou os dois? Como comprar?” Calma. Hoje você entender de uma vez por todas qual a diferença entre eles, para que você decida o que é mais conveniente para você.

Para começar, primeiramente, você precisa entender que anéis de noivado e alianças representam momentos diferentes de um relacionamento, embora muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa (“vai casar mesmo” #sqn), esses momentos possuem certas particularidades e, portanto, são bastante diferentes.

Mesmo que não muito comum entre os brasileiros, hoje, se você for pedir a amada em casamento você deve usar um anel de noivado. Na hora do “quer casar comigo”, seguido por uma surpresa, o que vai ser oferecido a ela, basicamente, é um Solitário, que nada mais é do que um modelo de anel feito em ouro branco com um pequeno diamante em cima. Aqui, somente a mulher usa anel.

Já as alianças marcam o momento esperado do casamento. Segundo a tradição, elas são usadas somente após os noivos já terem se casado de fato, isto é, depois do “aceito”. Mais conhecida que o anel anterior, a aliança é comumente feita em ouro amarelo e seu modelo mais clássico é o liso, que pode ter diversas larguras.

Nos Estados Unidos, você já deve ter reparado nos filmes, os pedidos de casamento são normalmente feitos com os anéis de noivados. Por aqui, a galera geralmente pula essa etapa, fazendo o pedido diretamente com a aliança de casamento, que fica no dedo anelar da mão direita e passa para a mão esquerda após o casamento. Alguns casais dão ainda um upgrade no modelo (opção que as joalherias oferecem) dias antes da festa.

Já deu pra entender por que eles não são a mesma coisa? Além de as joias serem diferentes, elas também representam momentos distintos.

“MAS E AGORA, JOSÉ? DEVO COMPRAR UM ANEL DE NOIVADO OU AS ALIANÇAS?”

Aqui, amigo, entra uma questão bastante pessoal. Comprar as alianças e utiliza-las já durante o noivado é uma ótima opção para quem não está podendo gastar muito no momento. Mas, se você puder investir um pouco mais, a compra do anel de noivado é uma ótima escolha. Primeiro, por que sua parceira, com certeza, vai amar (isso eu garanto). Segundo, por que é importante levar em conta o custo benefício do anel, que geralmente viram joias de família e duram muitas gerações. 

Para tomar uma decisão mais certeira, uma dica é dividir o valor do anel pela quantidade de dias que ele será usado. 

No caso dos anéis de noivado, além da durabilidade, eles tem um encanto todo especial: são as joias que representam o momento do sim! A escolha de seus materiais – ouro e diamantes – também não são por acaso: o ouro representa o que é precioso, e o diamante o que é raro e duradouro (como o amor deve ser). 

Para quem preferir dar a aliança direto (afinal, haja grana para os preparativos com o casamento) uma dica é ir a uma joalheria que ofereça o upgrade que mencionamos acima. As empresas costumam oferecer este “pacote” na compra das alianças para dar uma nova “cara” ao anel que foi usado durante todo o noivado. 

Agora, se você esta disposto a gastar um pouco mais, e se incomoda com o fato de apenas a mulher usar anel (caso oferecer o de noivado a ela), você pode dar o anel de noivado em si, seguido por uma aliança mais fina e não trabalhada. Além de ela amar ambas as joias, você também irá mostrar para todos que, sim, trocou o bar pela sorveteria. 

Conclusão: amigo, escolha o que você preferir e o que couber no seu bolso, afinal, lembre-se que ela irá dizer sim para você e não para a joia. 

OBS: se você ainda não sabe como fazer o pedido, já escrevemos aqui no AreaH sobre como fazer um pedido de casamento criativo e inesquecível!


Nathalia Marques