IPTU e IPVA: melhor parcelar ou pagar à vista? Janeiro já chega cheio das famosas e pesadas contas, como os impostos sobre carros e imóveis gplus
   

IPTU e IPVA: melhor parcelar ou pagar à vista?

Janeiro já chega cheio das famosas e pesadas contas, como os impostos sobre carros e imóveis

Confira Também

Todo começo de ano é a mesma correria para lidar com o excesso de contas para pagar, especialmente IPTU e IPVA. Nessas duas contas, que são obrigatórias e costumam pesar no bolso, há quem prefira parcelar para diluir a despesa, enquanto outras pessoas fazem de tudo para pagar à vista e garantir um desconto. A forma como será feito o pagamento é uma escolha que depende da atual situação financeira de cada um.

VEJA MAIS:

AVALIE O DESCONTO

Para decidir se vale a pena pagar o IPVA ou IPTU à vista ou parcelar, é preciso, primeiro, ter uma ideia do percentual de desconto oferecido pelo governo. A taxa de desconto é divulgada sempre junto à tabela de pagamentos. Em São Paulo, o IPTU sai 4% mais barato e, no Rio de Janeiro, 7%, quando pagos à vista. Já o IPVA tem desconto de 3% em ambas as capitais.

Embora seja um desconto pequeno, vale a pena pagar o IPVA à vista se você já tiver o dinheiro, pois em geral o desconto é superior ao rendimento que você conseguiria nas aplicações caso parcelasse e fosse sacando aos poucos. Além disso, quem paga à vista não corre o risco de acabar se esquecendo de pagar a conta e pagar juros por atraso.

Para quem também tem um imóvel e está decidindo entre pagar o IPTU ou o IPVA à vista, a dica é optar pelo imposto que dá o maior desconto para o pagamento.

PRETENDE PARCELAR?

Se o valor do IPVA ou IPTU estiver alto e você for precisar se endividar para fazer o pagamento à vista, a melhor opção é optar pelo parcelamento. Há uma taxa de juros embutida, que pode variar de acordo com o estado, sendo que o valor é dividido em até três vezes.

Ao optar pelo parcelamento, você deve planejar as suas finanças domésticas para quitar as parcelas nos próximos meses e deve ficar atento às datas de pagamento, que são definidas por placa do veículo, no caso do IPVA.

DECIDA ENTRE PAGAR À VISTA OU PARCELAR

Neste caso, não há uma melhor opção que valha para todos. Pagar à vista é uma boa escolha se você está sem dívidas e com reservas para isto, pois você fica livre do compromisso financeiro e ainda ganha um desconto. Porém, para quem já está endividado, o parcelamento pode ser uma alternativa para equilibrar as finanças. 

Ao considerar essa alternativa, veja se as parcelas cabem em seu orçamento – do contrário, as prestações podem acabar prejudicando seu planejamento financeiro e você acabará enrolado em meio a tantas contas. 

Se nem com o parcelamento o orçamento fecha, uma alternativa é procurar empréstimos, que cobram juros menores do que o cheque especial. Sempre compare o custo total do empréstimo, que inclui as taxas de juros e outras tarifas. Se necessário, faça cortes em outras áreas do orçamento e nunca, jamais, apele para o cheque especial ou pagamento com cartão de crédito.

E fica a lição de casa: junte dinheiro ao longo do ano para, da próxima vez, quitar o IPTU e IPVA à vista e conseguir um bom desconto.


Nathalia Marques