Pablo Escobar vira roteiro de turismo na Colômbia Empresas de turismo oferecem passeios pelos lugares que marcaram a história do mais famoso narcotraficante de todos os tempos gplus
   

Pablo Escobar vira roteiro de turismo na Colômbia

Empresas de turismo oferecem passeios pelos lugares que marcaram a história do mais famoso narcotraficante de todos os tempos

Confira Também

Pablo Escobar está na moda. O lançamento de livros, filmes e séries como ‘Narcos’, com Wagner Moura, e ‘O Senhor do Tráfico’ têm ajudado a “vender” tudo que envolve o nome do colombiano. Além de roteiros por Laguna de Guatape, Mount Monserrate e Museu Botero, as agências de turismo, que já faziam alguns passeios por lugares emblemáticos da vida de Pablo Escobar, agora levam um número maior de turistas para conhecer um pouco mais sobre o narcotráfico na Colômbia.

Apesar de atrair muito (mas muito) mais estrangeiros que colombianos, e ainda serem vistas por alguns moradores de Medellín como uma “rota alternativa” para sua viagem, empresas de turismo – como Despegar e Transporter Medellin - oferecem excursões pelo universo de Escobar. 

As programações são diversas, e podem variar de simples visitas ao cemitério em que está enterrado o traficante - e outros envolvidos no esquema multibilionário, como seu primo e braço direito Gustavo Gaviria - até hospedagem na famosa Fazendo Nápoles, que na época de Escobar contava com uma pista de avião e abrigava seu zoológico particular.

O negócio é tão bom que recentemente até a família de Pablo Escobar entrou no esquema.  O tour promovido por seus parentes inclui uma visita à mansão que hoje vive o irmão de Pablo, Roberto Escobar. Os visitantes podem conhecer, conversar e até tirar fotos com essa figura. 

Dentro da mansão algumas relíquias podem ser encontradas, como o carro, que segundo os guias do passeio, foi utilizado no primeiro tráfico de cocaína para o Equador, e uma moto usada por Escobar  numa de suas fugas da polícia. 

No geral, o preço desses varia entre 70 e 1200 dólares, dependendo do que estiver incluso no passeio. 

E aí vale a viagem?


Guilherme de Souza Guilherme