Arte da persuasão: saiba como ser mais convincente Quer desenvolver suas habilidades em convencer pessoas de forma assertiva? Veja nossas dicas gplus
   

Arte da persuasão: saiba como ser mais convincente

Quer desenvolver suas habilidades em convencer pessoas de forma assertiva? Veja nossas dicas

Confira Também

Algumas pessoas nascem com uma espécie de dom que as fazem, praticamente, hipnotizar uma plateia inteira. Parece inexplicável, mas o fato é que, em geral, esses indivíduos têm atitudes muito similares as nossas, meros mortais, por isso, não é impossível se tornar alguém como eles, isto é, pessoas aparentemente seguras e convincentes.

VEJA MAIS:

A persuasão pode e deve ser desenvolvida como um belo diferencial para a sua carreira (e até vida pessoal, quem sabe). Para isso, será necessário aprofundar-se na arte do debate, a fim de aprender a lidar com a contradição e até mesmo gostar de situações desse tipo, enxergando-as como desafios, e não como batalhas.

Se você é novo nesse assunto e quer desenvolver suas habilidades em convencer pessoas de forma assertiva, não se preocupe. Preparamos uma lista com 6 das principais táticas de persuasão. Pronto para acompanhar? Vamos a elas! 

CONQUISTE A CONFIANÇA DO SEU PÚBLICO 
Chegue com calma, converse, sonde o terreno. Mostre as pessoas que você é de confiança, e que pode lidar com qualquer problema. Mostre-se também pronto para qualquer situação. Pessoas gostam e reagem bem a quem se mostra mais seguro do que faz e fala.

O SEU CORPO FALA
A dica aqui é meio velha, mas é uma grande verdade. Inconscientemente, prestamos atenção em tudo, isto é, gestos, voz, conversa e ao nosso redor. Por isso, fazer contato visual com quem se fala é muito importante. Gestos podem confirmar ao ouvindo o que você está dizendo, mostrando que você está sendo sincero e acredita em tudo o que diz.

MOSTRE AUTORIDADE
Tente ser o especialista ou autoridade no assunto que defende profissionalmente. Quanto mais credenciais você desenvolver, mais os outros irão depender e confiar em você para tomar decisões. Escreva artigos, dê palestras, faça um blog, enfim, crie sua imagem e firme-se em argumentos e pesquisas para tornar-se uma autoridade no que está falando.

SEJA SIMPÁTICO
Quanto mais os outros gostarem de você pessoalmente, mais irão esforçar-se para ajudá-lo profissionalmente. Então, seja genuíno e simpático com os outros, preocupando-se com fatores não tão óbvios sobre suas vidas, como família e estudos. Esse é um grande diferencial e terá efeitos em longo prazo muito consistentes em sua carreira.

SEJA COMPREENSIVO COM A OPINIÃO DAS PESSOAS 
Muitas vezes, ao longo da sua carreira, você vai se deparar com opiniões diferentes. Isso é uma ótima oportunidade para entender e conversar com as pessoas sobre o parecer delas. Você não é obrigado a concordar com tudo, mas conversar e chegar a um ponto em comum, sim.

FAÇA CONCESSÕES
Fazer concessões é também uma estratégia. Portanto, admita que o seu argumento pode ter melhorias, que não é perfeito. Isso mostra que você tem a mente aberta e disposta a fazer os ajustes, em vez do teimoso que tem que aderir à sua causa. Você quer que seu público saiba que você tem as melhores intenções? Use também palavras como: “eu entendo” ou “isso faz sentido”. Isso mostra que você está ouvindo o que eles estão dizendo, e que você não vai simplesmente forçar suas ideias sobre eles. 


Nathalia Marques