5 passos para criar uma reserva financeira para final e início de ano Especialistas dá dicas de como se preparar para as despesas de fim de ano sem ficar apertado gplus
   

5 passos para criar uma reserva financeira para final e início de ano

Especialistas dá dicas de como se preparar para as despesas de fim de ano sem ficar apertado

Confira Também

Os gastos de final e início de ano costumam apertar o orçamento financeiro da maioria dos brasileiros. As despesas comuns em dezembro, como compras de presentes de Natal, ceias e celebrações, são seguidas pelas típicas de janeiro, como matrícula e material escolar, IPTU e IPVA, além de gastos de férias, com passeios e viagens.

Para você não começar o ano apertado ou cheio de dívidas, Reinaldo Domingos, Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, nos deu 5 orientações para criar reserva financeira para final e início de ano. Confira: 

#1 – SAIBA ONDE ECONOMIZAR
Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias se tiver renda fixa ou por 90 se tiver renda variável. Durante o processo, verá de que forma gasta seu dinheiro e saberá quais despesas pode reduzir ou eliminar para criar a reserva financeira para o final de 2017 e começo de 2018. Anote tudo o que gasta separando por tipo de despesa, incluindo cafezinhos, gorjetas e sacolas no supermercado, por exemplo. Assim, verá uma realidade muito diferente da que imagina. 

#2 – REVEJA AS DESPESAS FIXAS
Aproveite o final do ano para rever suas despesas fixas. Pacotes de TV a cabo, internet e planos de celular, por exemplo, podem ser reconsiderados, pois com o passar do tempo surgem pacotes melhores e mais baratos. É válido rever também o consumo de água, energia elétrica e gás.

#3 – ESTABELEÇA METAS PARA SEUS SONHOS
Para viajar, festejar e pagar as despesas já previstas sem comprometer o orçamento, precisando recorrer ao endividamento, é válido definir os objetivos e traçar um orçamento de quanto gastará no período. Assim saberá o quanto precisa economizar mensalmente até lá.

#4 – FAÇA UM PLANEJAMENTO
Para quem quer viajar, mas ainda não se planejou, é importante fazer um orçamento considerando todos os gastos, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e passeios no local. Caso fique mais caro do que a situação financeira permite, há tempo para programar algo mais barato e montar uma programação de passeios na própria cidade.     
     
#5 – INVISTA EM CURTO PRAZO
Sonhos e objetivos de curto prazo são aqueles que se pretende realizar em até um ano, bem como este caso. É interessante aplicar dinheiro em caderneta de poupança, pois em dezembro e janeiro poderá retirar o valor sem pagar taxas, Imposto de Renda ou perder rendimentos – o que pode acontecer com outros investimentos. Outra opção interessante para o curto prazo é o Tesouro Direto (já falamos sobre ele aqui).


Nathalia Marques