Como superar uma traição sem crise? É um momento delicado na vida de muitos homens, por isso, saiba como superar uma traição quando ela acontece com você gplus
   

Como superar uma traição sem crise?

É um momento delicado na vida de muitos homens, por isso, saiba como superar uma traição quando ela acontece com você

Confira Também

Sejamos sinceros: não há nada pior do que descobrir uma traição por parte da parceira, não é? Você planeja viagens bacanas, programas de fim de semana, longas horas de sexo, um apê ou, se não, até casamento. E, de repente, você percebe que todo o “eu te amo” não passou de palavras banais devido a um deslize feio da moça. Frustrante, revoltante, mas solucionável sem grandes crises, meu amigo.

Traição é um tema que assusta muitos casais e que provoca os mais diversos tipos de reações - e opiniões. Muitos, amedrontados pelo fantasma da traição, criam estereótipos acerca do assunto para, dessa forma, minimizar os danos que o ato causa na vida conjugal. Outras pessoas, no entanto, já veem a traição com outros olhos.

De acordo com Suely Buriasco, escritora londrinense e mediadora de conflitos, a pessoa que trai o parceiro ou parceira costuma carregar problemas individuais. "Ela trai por carências dela mesma. A pessoa vai estar sempre trocando de parceiro enquanto ela não resolver seus conflitos'', afirmou em um dos seus livros. Isto é, se o casal não é adepto à poligamia ou mantem um relacionamento aberto, o medo da traição sempre existirá, afinal, há sempre a possibilidade de beijar, transar, se apaixonar por uma outra pessoa. 

Quando você percebe que a pessoa com quem construiu uma relação cruzou a barreira da confiança, o peito aperta, a boca seca, as pupilas dilatam, falta o ar, mil memórias vêm à cabeça e você sente que perdeu tempo, que foi enganado. A dor costuma ser grande. E a fúria idem.

Logo após descobrir a infidelidade da parceira, independente de como a revelação veio à tona, o melhor a se fazer é pensar e discutir com calma. É óbvio que a raiva vai querer passar por cima de tudo isso aí feito um rolo compressor, mas apelar para a violência está longe de ser a melhor solução para o seu par de chifres, meu amigo – além de que, violência contra a mulher é um crime gravíssimo. 

É claro que muitos caem no padrãozão dramático e frio de típicas novelas mexicanas: além da raiva, sentimentos como ressentimento, culpa, e vingança, abatem suas vítimas de uma vez só, piorando o que já não é simples de superar.

Aliás, muito cuidado com as ideias de vingança. Expor a pessoa ao ridículo, seja na internet ou através de fofocas, só piora a situação. Tanto pra você quanto para ela. Nenhuma atitude do gênero é louvável – e algumas podem até se classificar como crime, passível de um processo sério, sem direito a argumentação.

A verdade é que, se houver amor de verdade e possibilidade de perdoar o deslize da parceira, o relacionamento volta a caminhar, mas, é claro, não nos mesmos termos de antes. Muitas coisas terão que ser mudadas, conversadas de maneira terapêutica e outras coisas que só o tempo vai provar se valeu a pena (ou não) tentar outra vez. 

Para te ajudar neste momento difícil, e garantir que você não vá fazer nenhuma besteira, reunimos algumas dicas importantíssimas sobre como superar uma traição quando ela acontece com você. Confira!

#1 – ENTENDA QUE A CULPA NÃO FOI SUA.

É bem comum que, após horas amaldiçoando a infiel, você caia no famoso “o que eu fiz de errado?”. Não estou dizendo que não é preciso ficar remoendo os “quês” após o choque, mas que é possível superá-los se entender que, antes de tudo, a culpa pela traição não foi sua. Nem a melhor vigilância, assistência ou relacionamento do mundo é capaz de suprir todas as necessidades de alguém – principalmente das pessoas que traem seus parceiros. Entenda, então, que nada poderia impedir o ocorrido. 

#2 – VINGANÇA NÃO É A RESPOSTA

Nada de sair postando vídeos íntimos da moça ou difamando ela por aí. Tudo bem que é um momento de difícil, e obviamente esses sentimentos ruins irão se aproveitar de você.  Mas vai ser preciso, em algum momento, que você reflita sobre o que aconteceu de maneira madura, sem que haja “jogo de culpa” pra cima de uma das partes. A partir da explicação da infiel sobre o ocorrido (ou do “choque”), reflita sobre as seguintes coisas: você deu espaço para que a comunicação entre vocês sempre fluísse? Reservou um espaço para compartilharem momentos juntos? São amigos nos melhores e piores momentos? Tudo isso te levará a respostas decisivas sobre o relacionamento pré, durante e pós traição.

#3 – ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELA NÃO O AME

Quem ama não trai? Depende do ponto de vista (já falamos sobre isso aqui). Qualquer um está fadado a cair nas garras do ódio após uma traição. Algumas pessoas podem viver relacionamentos perfeitos e, ainda assim, sentir desejo sexual ou afeto por outras pessoas. A princípio pode ser difícil de entender, ainda mais quando a maioria aprende que modelo monogâmico de relacionamento é o único padrão aceitável. Entretanto, meu amigo, a fidelidade não é nenhuma prova de amor também. Por isso, leve em conta o que ela ainda sente por você e esteja disposto a escutá-la.

#4 – NEM TUDO PRECISA ACABAR MAL

Depois da raiva, você com certeza vai querer pensar se vai valer a pena ou não tentar de novo. E um bom diálogo sobre a relação é fundamental para que você tome uma decisão definitiva. Nada de barracos e xingamentos sobre quem errou, isso precisa dar um tempo para que vocês possam pensar na melhor saída. Para chegar ao “xeque-mate”, é importante que, durante a conversa, você coloque calmamente as cartas na mesa. Após a sessão desabafo, é perfeitamente possível que vocês reconsiderem e tentem se relacionar outra vez, de uma maneira diferente e sincera.  

#5 – É O FIM DEFINITIVO

Se no fim a decisão for seguirem em caminhos separados, tudo bem. Às vezes, a traição foi mesmo um sinal de que a relação não tinha mais estrada para continuar. É claro que é difícil engolir isso, principalmente por quem ama/amou de verdade a outra pessoa, mas entenda que é preciso arranjar um tempo para si e refletir sobre os relacionamentos que quer viver daqui para frente. Não há nada de errado com isso.

#6 – POR FIM, A SUPERAÇÃO (COM UM SORRISO)

Não vou dizer que chegar até aqui será fácil, mas não é impossível. Milhares de pessoas já passaram por isso e sobreviveram, principalmente quando perdoaram a parceira – o que não quer dizer que reataram a relação. Perdoar é difícil nesta ocasião? Muito, mas se decidir fazê-lo, não deixe que o ocorrido se transforme em um fantasma, atormentando o convívio entre você e os próximos relacionamentos. Lembre-se sempre: se você não virar a página, nunca dará o passo seguinte e as relações seguintes irão virar um convívio de muita insegurança e desconfiança. Seja melhor e mais forte que os seus medos. Se dê uma chance!


Nathalia Marques