Novembro Azul: conheça a ONG que inspirou a luta contra o câncer de próstata Surgida na Austrália, a Movember conscientiza homens a lutarem contra o câncer de próstata gplus
   

Novembro Azul: conheça a ONG que inspirou a luta contra o câncer de próstata

Surgida na Austrália, a Movember conscientiza homens a lutarem contra o câncer de próstata

Confira Também

O exame de próstata pode até se tornar uma piada na mesa de bar, mas ela não tem graça.

No mundo todo, as mulheres vivem, em média, sete anos a mais do que os homens. Entre as pessoas com mais de 65 anos, apenas 43% pertence ao sexo masculino. E esse número é ainda menor entre aqueles com mais de 85: são 33%. Um dos fatores que motivam esse fenômeno é o fato de os homens fazerem menos exames de rotina do que as mulheres.

Atentos a esses problemas, dois australianos, enquanto tomavam algumas cervejas, decidiram criar uma campanha sobre câncer de próstata e saúde masculina, além de deixar o bigode crescer durante novembro - mês em que é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Assim nasceu a maior organização sem fins lucrativos a favor da saúde e bem estar dos homens, a Movember, que tem nome inspirado nas palavras “moustache” e “november” (bigode e novembro, em português).

Desde então, a organização Movember, que também procura combater o câncer de testículo e a depressão masculina, busca conscientizar os homens a se prevenirem do câncer de próstata. Para isso, seus organizadores incentivam outros homens a seguirem seus exemplos e também deixarem o bigode crescer durante o mês de novembro. Além disso, eles também investem em programas voltados à saúde do homem a partir de fundos vindos de doações.

O projeto foi um sucesso. No primeiro ano de campanha, em 2003, a organização conseguiu apenas 30 colaboradores que se propuseram a fazer doações em prol da causa. Doze anos depois, a entidade recebeu o apoio financeiro de 485.720 pessoas, o que resultou na quantia de 61,1 milhões de dólares. De 2003 a 2015 a Movember já conseguiu 5.232.625 de simpatizantes – e esse número tende a aumentar ainda mais neste ano.

Novembro Azul

Após a inciativa da Movember, outras organizações no mundo todo se uniram a causa e também promoveram campanhas para estimularem os homens a fazerem exame de próstata. No Brasil, foi o Instituto Lado a Lado pela Vida que deu maior visibilidade a causa.

Tudo começou em 2008, quando o Lado a Lado pela Vida divulgou a campanha “Um Toque Um Drible”, que tinha como objetivo acabar com o preconceito em relação ao exame de toque. Quatro anos depois, inspirados na Movember, eles criaram o Novembro Azul, com fortes mobilizações durante todo o mês. 

Expectativa
Apesar de projetos como esses serem aliados à procura por métodos preventivos, poucos homens vão ao urologista. Segundo o levantamento divulgado em 2015 pela Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista.  Como consequência, o Instituto Nacional de Câncer prevê 61.200 novos casos de câncer de próstata para este ano.

Apesar da estimativa não ser nada animadora, a expectativa é que essa situação melhore. Em 2013 esperava-se que 69 mil brasileiros contraíssem câncer de próstata e, em 2014, 68.800 – cerca de 9% a mais do que em 2016. Além disso, a Movember acredita que até 2030 o número de homens atingidos por essa doença deva cair pela metade. E o que você vai fazer para melhorar essa situação? Deixar o bigode crescer, ir ao urologista, ou os dois?


Guilherme de Souza Guilherme