10 carros mais famosos do cinema e da TV Mais do que simples automóveis, essas máquinas são praticamente personagens que fizeram a cabeça dos homens no cinema e na TV gplus
   

10 carros mais famosos do cinema e da TV

Mais do que simples automóveis, essas máquinas são praticamente personagens que fizeram a cabeça dos homens no cinema e na TV

Confira Também

A paixão dos homens por carros é indecifrável. Não importa onde ou quando, o ronco de um motor potente, as curvas suaves da lataria e a sensação de se sentar atrás de um volante são capazes de mexer com a imaginação de crianças e adultos da mesma forma. Por essa e outras razões, o cinema explora essa paixão ao máximo e cria carros incríveis e inesquecíveis, que permanecem na mente dos fãs décadas após a estreia do filme.

VEJA TAMBÉM

Você, com certeza, deve ter o seu carro favorito do cinema ou da TV. Talvez daquela série antiga a que assistia nas manhãs de final de semana ou daquele filmaço que você não deixa de conferir novamente toda vez que passa na reprise. Ele talvez seja uma arma tecnológica contra o crime, uma máquina capaz de saltar no tempo, um automóvel com consciência ou simplesmente aquele carrão "emprestado" do pai para dar uma volta num dia de folga das responsabilidades.

Carros como o DeLorean de De Volta Para o Futuro, o batmóvel e até mesmo os vários carros do agente secreto 007 estão no topo da lista dos automóveis mais famosos da sétima arte. Confira outros:

#1 - BATMÓVEL (BATMAN)

Desde sua primeira aparição, em 1939, o veículo de combate ao crime do homem-morcego já mexia com a imaginação das crianças, mas foi somente na década de 1960, na série de TV que o batmóvel se tornou o carro icônico que conhecemos hoje. De lá pra cá, o possante do detetive das trevas já passou por diversas versões, sempre acompanhando o humor de seu dono, mas permenece ainda hoje um objeto de desejo na mente de homens e adultos e crianças igualmente.

#2 - ASTON MARTIN DB5 (007 CONTRA GOLDFINGER)

Não é preciso sequer ser um fã de carteirinha do agente secreto James Bond, o 007, para admirar os vários carros que fizeram história nos 50 anos do personagem. Entre tantos que fizeram parte da série e foram destruídos antes mesmo do final do filme - e olhe que não foram poucos -, entretanto, o Aston Martin DB5 usado pelo agente em 007 Contra Goldfinger talvez seja o mais cobiçado pelos homens. Não bastasse ser um carro de fazer os olhos brilharem, o automóvel ainda conta com alguns apetrechos típicos do espião, como radar, banco ejetável, entre vários outros.

#3 - DELOREAN (DE VOLTA PARA O FUTURO)

Quem nunca sonhou em poder viajar para o passado ou futuro livremente, que atire o primeiro relógio. Em De Volta Para o Futuro, o genial Doc Emmet Brown (Christopher Lloyd) não apenas torna isso possível, como decide fazer em estilo: ele converte um velho automóvel modelo DeLorean DMC-12 em uma máquina do tempo completa. A partir de sua criação, o carro passa a fazer parte de diversas aventuras através do tempo com o cientista e o jovem Marty McFly (Michael J. Fox), que precisa impedir que ele mesmo deixe de existir, salvar o relacionamento de seus pais, mudar o fatídico futuro de seus filhos e resgatar seu amigo do Velho Oeste sem criar problemas históricos.

#4 - K.I.T.T. (A SUPER MÁQUINA)

Se você sempre imaginou os carros dos filmes e séries de ação apenas como meios de transporte ou uma ferramenta do herói em sua luta contra o crime e a vilania, pense novamente. Em A Super Máquina, o carro deixa de ser apenas um simples automóvel para se tornar um personagem completo capaz de falar, pensar, salvar vidas e, é claro, correr. Na história, Michael Knight (David Hasselhoff), um verdadeiro justiceiro como os que existiam no Velho Oeste, luta contra o crime ao lado do supercarro K.I.T.T., um Pontiac Trans AM equipado com inteligência artificial de última geração que o permitia resolver crimes e muito mais. Um verdadeiro sonho de consumo para todos os homens nos anos 1980.

#5 - FORD GRAN TORINO (STARSKY & HUTCH - JUSTIÇA EM DOBRO)

Nos anos 1970, eram bem comuns filmes e séries de ação centrados em policiais durões com carrões de dar inveja em qualquer um. Com Starsky e Hutch não foi diferente. A série lançada em 1975 contava o dia a dia de um dupla de policiais, Ken "Hutch" (David Soul) e Dave Starsky (Paul Michael Glaser), no combate ao crime da cidade fictícia de 'Bay City'. Um dos pontos mais marcantes da série de sucesso foi o carro dirigido pelos agentes da lei, um Ford Gran Torino  1974 que era capaz de aguentar qualquer pancada sem perder sua beleza e velocidade.

#6 - ECTO-1 (OS CAÇA-FANTASMAS)

Na mesma década que apresentou ao mundo clássicos do cinema de terror como Uma Noite AlucinantePoltergeist - O Fenômeno, A Hora do Espanto, A Hora do Pesadelo, Hellraiser, Sexta-Feira 13, Brinquedo Assassino, O Iluminado e tantos outros, Os Caça-Fantasmas buscou surfar na mesma onda e se tornou um filme cultuado até hoje justamente por ir na direção contrária e buscar no humor com fantasmas e espectros sua fórmula para o sucesso. Talvez ainda mais lembrado do que os icônicos personagens que fazem parte da história seja o carro ECTO-1, uma viatura de emergência dos Caça-Fantasmas que tornou-se um dos símbolos da franquia. 

#7 - MACH 5 (SPEED RACER)

Baseado em um mangá dos anos 1960, o desenho Speed Racer fez parte da infância de muitos de nós -  quem não se lembra de acordar cedo num pleno sábado de manhã para assistir ao desenho, com sua música de abertura inconfundível? No desenho, o jovem piloto Speed Racer competia em corridas perigosas ao volante de seu icônico carro Mach 5, construído por seu pai e mecânico, Pops Racer. Para vencer as provas, que frequentemente colocavam os corredores em meio a selvas, desertos e até mesmo um vulcão, além de precisar se proteger contra adversários ardilosos, o carro de Speed era equipado com diversos recursos, tais como pneus aderentes, serras elétricas e para-brisa à prova de balas -  o carros dos sonhos de todos nós, não é mesmo?

#8 - FERRARI 250 GT CALIFORNIA 1961 (CURTINDO A VIDA ADOIDADO)

Curtindo a Vida Adoidado é daquele filmes típicos de Sessão da Tarde que não importa quantas vezes passe, você sempre irá assistir, se divertir, cantar "Twist and Shout" junto e torcer para que o fanfarrão Ferris Bueller (Matthew Broderick) consiga se safar das situações inesperadas em que se mete em seu dia de "folga voluntária" da escola. Além das frases e cenas marcantes, é impossível deixar de lembrar da luxuosa Ferrari 250 GT California 1961 que o jovem Ferris "pega emprestado" do pai de seu amigo Cameron (Alan Ruck) para curtir um passeio com a namorada. Quem já viu o filme sabe que fim teve a Ferrari, mas é praticamente impossível não sentir vontade de pegar uma emprestada também por um dia que seja.

#9 - CHRISTINE (CHRISTINE - O CARRO ASSASSINO)

Se o K.I.T.T. de A Super Máquina era um carro inteligente que ajudava as pessoas e estava do lado da lei, o carro que dá nome ao filme Christine - O Carro Assassino, o clássico de terror de John Carpenter,  não poderia ser mais diferente. Possuído por um espírito, o Plymouth Fury 1957 é encontrado abandonado por Arnie Cunningham, um jovem nerd dedicado a restaurá-lo sem saber que seu novo carro carrega consigo uma história de morte. Para retribuir o novo dono, Christine começa a perseguir e matar quem quer que faça mal a Arnie. Diretamente da mente insana e genial do autor de terror Stephen King (conheça outros livros do escritor), Christine é daqueles carros que você provavelmente não deveria pensar sequer em passar perto, mas que não consegue para de se imaginar dirigindo. 

#10 - HERBIE (SE MEU FUSCA FALASSE)

Ao contrário de Christine, Herbie é um Fusca com vontade própria que não faz mal a ninguém. Desprezado, vai parar nas mãos do piloto de corrida fracassado Jim Douglas, ajudando-o a vencer várias competições. Esse carro amigável fez sua entreia em 1968, no filme Se Meu Fusca Falasse... e apareceu novamente nos filmes As Novas Aventuras do Fusca, de 1974; Um Fusca em Monte Carlo, de 1977; A Última Cruzada do Fusca, de 1980 e no recente Herbie - Meu Fusca Turbinado, de 2005. Sendo o Fusca mais famoso do mundo, Herbie foi responsável pelo aumento de vendas do modelo no final dos anos 1960.


Luis Carvalho