Nissan lança serviço de compartilhamento de veículos no Japão Carros elétricos já estão disponíveis na cidade de Yokohama gplus
   

Nissan lança serviço de compartilhamento de veículos no Japão

Carros elétricos já estão disponíveis na cidade de Yokohama

Confira Também

Sabe aquelas bicicletas espalhadas por São Paulo, que você pode pegar em um local, pedalar por aí e depois de um tempo devolver bem longe? Dá para usar como meio de transporte, ou até dar uma volta por aí pedalando aos finais de semana sem se preocupar em guardá-la ou deixar de ir em algum lugar por não possuir bicicletário.

Com inspiração nesse conceito, a Nissan resolveu lançar um serviço muito semelhante no Japão, porém são usados carros no lugar das bicicletas. O New Mobility Concept (novo conceito de mobilidade) é o nome dado ao carro super compacto disponível para compartilhamento. É um veículo 100% elétrico com 2 lugares.

O serviço tem como objetivo promover a mobilidade ultracompacta e desenvolver um modelo de negócio sustentável através da cooperação público-privada. Além disso, busca reduzir a quantidade de carros na rua e a emissão de gases poluentes. São 14 pontos para retirar e devolver os veículos, espalhados em torno da Estação de Yokohama.

A proposta de mobilidade é conhecida como Choimobi Yokohama e custa aproximadamente 7 reais por 15 minutos. Como o carro é elétrico, é necessário pagar R$ 5,60 para dar uma carga elétrica nele. O usuários precisam  de carteira de motorista, smartphone e cartão de crédito emitido no Japão. A inscrição por ser feita no site Choimobi.

Essas regras para utilização podem mudar em breve com o objetivo de atingir uma gama maior de usuários. Por enquanto apenas japoneses podem usufruir do serviço.

O aluguel pode ser feito tanto no momento de chegada ao local, quanto por reserva, feita online com até 30 minutos de antecedência. A retirada e a devolução não precisam ser feitas no mesmo local. 


Arthur Gabor