10 verdades sobre o sexo pós-parto Veja o que é necessário sobre sexo pós-parto antes de retomar a vida sexual gplus
   

10 verdades sobre o sexo pós-parto

Veja o que é necessário sobre sexo pós-parto antes de retomar a vida sexual

Confira Também

Assunto delicado para as mamães e papais de primeira viagem, o sexo pós-maternidade é cheio de questões que envolvem o erotismo de um casal. O momento pós-parto é o período onde a mulher começa a se recuperar gradativamente das mudanças que aconteceram no corpo durante a gestação. 

VEJA TAMBÉM:

Para alguns homens, o resguardo, que pode durar entre 30 e 40 dias, pode parecer uma eternidade, já para as mamães é necessário. Isso porque precisa de um tempo para que os órgãos e tecidos voltem ao lugar (independente de ter sido parto natural ou não). 

Recentemente o jornal britânico Daily Mail publicou uma pesquisa realizada pelo site Netmums que aponta que 75% das mulheres diminuem a frequência do sexo após a maternidade. Algumas entrevistadas admitiram que perderam interesse por suas aparências e se tornaram um tanto descuidadas com roupas e a beleza – o que é normal quando a mulher vira mãe, segundo médicos e terapeutas. 

Mas é justamente aí que o casal não pode deixar a peteca cair. Muitos homens mal vêem a hora do resguardo acabar para “voltar com tudo”, mas esse tipo de pensamento pode deixar algumas mulheres ainda mais ansiosas e propensas a não querer manter o relacionamento que tinha antes do bebê. 

Como o momento do puerpério é muito delicado, desmistificamos algumas dúvidas bastante comuns de mamães e papais sobre o sexo pós-parto – e como superar esse tempo sem crises na relação. Confira!

A VAGINA NÃO FICA MAIS LARGA
A queixa sobre sentir a vagina larga é transitória na maioria dos casos, afirmam os especialistas. Os fatores que podem influenciar uma maior frouxidão muscular são o número de gestações, lesões perineais e ganho excessivo de peso. Mas nada tem ligação com uma única gestação ou o tipo de parto.

A QUARENTENA PRECISA SER RESPEITADA
O tempo de resguardo serve tanto para partos normais quanto para cesarianas. Antes desse tempo, nada de sexo com penetração, para evitar que o colo se machuque, ou cause sangramentos e infecções locais.

SEXO SEM PENETRAÇÃO É LIBERADO, MAS CUIDADO
A penetração, tanto vaginal quanto anal, está proibida, mas as outras saídas eróticas estão mais que permitidas pelos ginecologistas: masturbação, sexo oral, massagens, banho mais quente, tudo está mais do que permitido e é, inclusive, ótimo para a retomada da vida do casal aos poucos.

FALTA DE LIBIDO
Caso a mulher não esteja com vontade nenhuma de fazer sexo, tenha calma, pois isto é absolutamente normal. Nem toda mulher sente vontade de transar durante o período, porque há avalanche de hormônios que podem atingir a libido nesse período. O foco passa a ser o bebê e há quem queira dedicar o período de folga ao descanso e não ao sexo. Com o passar do tempo e das preocupações iniciais, a libido vai voltando ao normal.

A PRIMEIRA VEZ APÓS O PARTO COSTUMA DOER
Se você pensou que sua mulher já tinha passado por isso uma vez para nunca mais, saiba que a primeira vez após o parto vai, novamente, doer. Primeiro pelo tempo sem penetração, e segundo porque a amamentação dificulta a lubrificação para muitas mulheres. Para dar uma aliviada na tensão, invista em preliminares, use lubrificante e faça-a consultar uma médica especialista.

PODE SANGRAR
Pode ser que ela sangre um pouco quando voltar a fazer sexo. O orgasmo estimula a liberação deste sangue e isso é normal. Caso o sangue persista, tenha cheiro ou doa, aí é melhor consultar um médico para saber se não há risco de infecção.

PODE SAIR LEITE
Durante a transa, pode sair leite das mamas, pois o corpo libera ocitocina durante o orgasmo, o mesmo hormônio responsável por fazer o leite sair pelos seios. Por isso, caso vase leite, não a deixe constrangida. Se ela preferir, faça-a usar sutiã.

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR, SIM
Na teoria, hormônios que produzem leite inibem a ovulação, principalmente para quem pratica a livre demanda e amamentação exclusiva, mas isso não é 100% confiável e pode ocorrer ovulação e retorno da menstruação. Para não correr riscos, é melhor adotar algum método contraceptivo, como a camisinha.

O SEXO NO PÓS-PARTO PODE MUDAR E SER MENOS PRAZEROSO
A libido da mãe e do pai pode ser alterada pela rotina da casa, que passa a se pautar pelos choros do recém-nascido e pelas novas preocupações. Assim, a disponibilidade e a importância dada para as relações sexuais mudam e interferem na dinâmica do casal. Fisiologicamente, o sexo no pós-parto não é menos prazeroso. Há relatos de casais que consideram exatamente o oposto. Mas para isso é importante que marido e mulher tenham, além do planejamento de ter um filho, o hábito de conversar a respeito do que eles podem fazer para preservar a vida a dois. 

MESMO QUE A MULHER ESTEJA SE SENTINDO BEM ANTES DA ALTA MÉDICA, AS RELAÇÕES NÃO ESTÃO LIBERADAS
Independentemente de ter sido realizado um parto vaginal ou uma cesárea, as relações sexuais não serão liberadas por especialistas. Lembre-se: o organismo da mulher está se recuperando e isso leva tempo – e este precisa ser respeitado.


Nathalia Marques