10 hábitos para ser um líder mais produtivo Quer se destacar no mundo dos negócios? Então veja alguns hábitos para ser um líder mais produtivo gplus
   

10 hábitos para ser um líder mais produtivo

Quer se destacar no mundo dos negócios? Então veja alguns hábitos para ser um líder mais produtivo

Confira Também

O líder de uma organização torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados em qualquer momento, por esta razão, ele deve mais que todos acreditar no potencial da empresa e de sua equipe.

Infelizmente, podemos notar que muito bons profissionais que são promovidos ao papel de líderes, por inabilidade ou despreparo, não conseguem desenvolver esse papel adequadamente, o que causa muitos problemas para empresa em relação ao clima e resultados.

Além disso, em tempos de concorrência acirrada a avaliação de resultados, como metas cada vez mais agressivas, torna-se urgente a necessidade de otimizar o tempo. E, de fato, vivemos momentos onde a tecnologia acelerou a execução de tarefas, o que faz com que os maiores responsáveis por uma área trabalhem muito mais do que antigamente.

Mas, para não se perder nesse mar de trabalho, é essencial que todo e qualquer líder seja produtivo e evite perdas de tempo. Desenvolver competências torna-se fundamental para o sucesso da empresa, do líder e do aumento de capacidade de empregabilidade. Para que isso ocorra, de fato, confira uma lista com alguns hábitos que você pode começar a praticar agora e que vão torná-lo mais produtivo. 

#1 – ESTABELEÇA METAS 

Você só vai conseguir atingir o seu objetivo se souber aonde quer chegar. Para descobrir o “onde”, faça um paralelo com o seu trabalho diário, por exemplo, e defina os parâmetros. Sempre coloque as situações sobre a mesa, escolha a mais adequada, pode ser inclusive a combinação gerada por mais de uma opção, e siga rumo ao seu objetivo final. A escolha do caminho e do meio vai evitar desvios no percurso e manter você focado.

#2 – FOCO É IMPORTANTE, MAS FLEXIBILIDADE TAMBÉM

Você é daqueles que chegam ao escritório e já sabe exatamente o que irá fazer naquele dia? Então você já tem meio caminho andado para ser um líder produtivo. Foco e organização caminham de mãos dadas. Tente resolver pequenas tarefas assim que você chegar e deixe as mais longas para o decorrer do dia. Assim você consegue se concentrar e evitar pausas durante a execução da tarefa maior.

#3 – SEJA TRANSPARENTE NA COMUNICAÇÃO

Você lida diariamente com seus colaboradores e precisa que eles executem tarefas ao longo do dia para que a empresa caminhe? Neste caso, é imprescindível que a comunicação com eles seja absolutamente clara e transparente. O acompanhamento e a supervisão deverão ser refeitos. E você, que é o líder, vai precisar de mais tempo para isso. Além disso, para a comunicação com os seus colaboradores funcionar, é importante manter um canal aberto e dialogar o tempo todo. Dessa forma, você pode inclusive detectar falhas no caminho e corrigir o curso das tarefas a tempo.

#4 – AME O QUE FAZ

Seja um apaixonado pelo que faz. Se isso não ocorre não haverá inspiração e entusiasmo, assim, se quer se tornar um líder admirado, tenha em mente que é preciso fazer o que ama e amar o que faz.

#5 – ARRISQUE-SE

Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião quando preciso. Também é necessário que se assuma as responsabilidade e culpas quando algo não sair como o planejado.

#6 – SAIBA QUEM VOCÊ É

Autoconhecimento e autocontrole são características fundamentais de um líder. Para desenvolver tal habilidade é preciso olhar sempre para dentro de si e saber agir de formar precavida e protetora com os parceiros e os seus limites.

#7 – SEJA RESILIENTE

Em um mundo onde a velocidade tecnológica desafia os padrões tradicionais a todo instante, a resiliência é importantíssima. Faça reavaliações periódicas do seu modelo, questione novos formatos e alternativas. Converse com seus sócios e outros empresários para ter um termômetro de como andam outras companhias do seu setor. Pense que você não pode gastar mais energias em um modelo obsoleto que tende a ser descontinuado.

#8 – CONFIE EM VOCÊ E OS OUTROS CONFIARÃO TAMBÉM

Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em busca pela melhoria contínua no meio de trabalho.

#9 – TENHA REFERÊNCIAS

O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas é fundamental, assim, o líder deve ser a base de informações e alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando, senão pode virar a liderança que não é muito respeitada.

#10 – SEJA UM LÍDER, E NÃO UM CHEFE

Muito se confunde o líder com “chefe” – preferindo mais a primeira opção-, mas ser líder não é apenas coordenar os trabalhos da equipe com exatidão. É preciso ter aprofundamento sobre o tema, ser inspirador, motivador de equipes e demonstrar sempre o caminho a ser seguido. Com isto, tendem a ser mais respeitado, atingindo a eficiência e resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa. Além de alcançar a tão sonhada realização profissional. 


Nathalia Marques