Johan Cruyff: fatos que fazem do jogador uma eterna lenda do futebol Além de ter sido um dos melhores atletas de todos os tempos, Cruyff ainda foi um técnico vitorioso gplus
   

Johan Cruyff: fatos que fazem do jogador uma eterna lenda do futebol

Além de ter sido um dos melhores atletas de todos os tempos, Cruyff ainda foi um técnico vitorioso

Confira Também

O mundo do futebol recebe uma triste notícia. Um dos maiores nomes da história do esporte e vencedor de tantos títulos, o holandês Johan Cruyff perdeu a batalha contra o câncer de pulmão e morreu nesta quinta-feira (24 de março) em Barcelona, a cidade que deu a ele tantas alegrias. Cruyff fumou durante toda sua vida, inclusive quando era atleta.

Durante sua carreira como jogador, Johan Cruyff fez história no Ajax e no Barcelona. Como treinador não foi diferente. Em homenagem a esse mito, confira cinco fatos que o eternizaram na história do futebol.

1 - Três Copas dos Campeões... seguidas!
Um monstro dentro de campo, como jogador, Johan Cruyff conquistou a Copa dos Campeões por três vezes. Com a camisa do Ajax, Cruyff ganhou a final do Panathinaikos, Inter de Milão e Juventus em 71, 72 e 73, respectivamente.

2 - Aplaudido pelo rival em pleno regime franquista
No Santiago Bernabéu, a casa do Real Madrid, há uma tradição de aplaudir excelentes exibições dos jogadores adversários. Apesar de isso acontecer em raríssimas oportunidades, grandes personagens do Barcelona já ouviram os aplausos madrilenos para si. Ronaldinho, Maradona e Iniesta são alguns deles. No entanto, foi com Johan Cruyff que essa tradição teve seu pontapé inicial. 

Em 17 de fevereiro de 1974 a Espanha ainda estava nas mãos do general Francisco Franco e o Barcelona se preparava para enfrentar o Real Madrid no Bernabéu. Após o apito do árbitro, o time da Catalunha emplacou cinco gols nas redes madrilenas. Não houve dúvidas, a excepcional atuação de Cruyff, que deu duas assistências e marcou um gol, foi digna de aplausos. Como em 71 e 73, Cruyff também venceu o prêmio Ballon  d’Or daquele ano.

3 - Maestro da Laranja Mecânica
Cruyff não só fazia parte como também era o grande maestro da melhor Seleção Holandesa de todos os tempos. Conhecida como Laranja Mecânica, a equipe de Rinus Michels jogava de forma única. Sem jogadores em posições fixas, os jornalistas da época apelidaram de Carrossel Holandês a tática usada pela equipe.

4 - Unanimemente reconhecido
É praticamente inegável que Cruyff foi um dos melhores jogadores de todos os tempos. Com intuito de eternizar os grandes nomes da bola, a imprensa e até mesmo a própria FIFA já elencou o “Time dos Sonhos do Século XX”. Entre a lista da FIFA, da France Football (revista que organizava o prêmio Ballon d’Or até 1999) e a do renomado jornalista esportivo Paulo Vinícius Coelho, apenas Diego Maradona, Pelé e Johan Cruyff são unanimidades.

5 - Vitorioso dentro e fora das quatro linhas
Após abandonar a carreira como jogador, Johan Cruyff ainda estava sedento por vitórias e resolveu ser técnico. Dois anos após pendurar as chuteiras, em 1986, o holandês vestiu o paletó e foi treinar seu time de coração, o Ajax. Como técnico do time da Holanda, Cruyff ganhou três títulos em dois anos. Foram duas Copas dos Países Baixos e uma Recopa Europeia. Como quando jogador, o agora técnico Johan Cruyff trocou o Ajax pelo Barcelona em 1988. No clube catalão, Cruyff aumentou ainda mais sua idolatria. Durante os quase 10 anos que treinou o Barça, ele ganhou 11 grandes títulos, sendo quatro Campeonatos Espanhóis e uma Copa dos Campeões.  

 


Guilherme de Souza Guilherme