Orgânicos x Agrotóxicos Se de um lado os orgânicos são muito mais caros, ele traz benefícios à saúde e ao meio ambiente. De que lado ficar? gplus
   

Orgânicos x Agrotóxicos

Se de um lado os orgânicos são muito mais caros, ele traz benefícios à saúde e ao meio ambiente. De que lado ficar?

Confira Também

Lançado recentemente no bairro paulistano Vila Madalena, o Quintal dos Orgânicos é prova de que os brasileiros estão mesmo procurando por alimentos (e produtos) de procedência orgânica. Mas, além do próprio hortifruti, o espaço também oferece cafeteria, restaurante, loja de roupas e até mesmo cursos – tudo isso com foco em um estilo de vida mais natural, sustentável e saudável.

Mas, apesar dos alimentos orgânicos formarem um segmento que indiscutivelmente cresce a cada dia, muitos são os homens que ainda têm uma série de dúvidas sobre a real eficácia de seu consumo ou simplesmente o que eles são de fato. "O alimento orgânico todo produto livre de insumos artificiais como os fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e modificações genéticas", aponta Elaine de Azevedo, nutricionista especializada em orgânicos.

E para quem menospreza os efeitos dos agrotóxicos na alimentação humana, é bom repensar bem. "Já é comprovado que estes produtos causam intoxicações capazes de gerar dores de cabeça e de estômago, sonolência e em casos mais graves câncer, paralisia e dermatoses. Além da saúde, sabe-se que o uso intenso de agrotóxicos é uma das causas da degradação dos recursos naturais e desequilíbrios ecológicos", explica a nutricionista Roberta Stella.

Por que são tão caros?
A resposta para esta pergunta é mais simples do que muitos pensam: mão-de-obra mais qualificada, menor produção, investimento em infraestrutura (como estufas, por exemplo), e até mesmo maior poder aquisitivo do público que procura por este tipo de produto, que além de tudo isso é mais difícil de ser encontrado. Tudo isso agrega valor aos orgânicos, que em algumas ocasiões chegam a custar até o dobro dos produtos convencionais vendidos em mercados, feiras e quitandas.

Procedência confiável
Na hora de reconhecer um produto com origem comprovada, a tarefa já foi muito mais difícil. "Hoje um selo próprio indica a qualidade e procedência do produto, do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade Orgânica (SIORG), o que confere maior confiabilidade ao produto oferecido ao mercado consumidor. Outra forma de adquirir alimentos com baixo teor de agrotóxicos é consumir os alimentos da época, pois estes se desenvolvem naturalmente e quase não necessitam de químicos", diz a nutricionista Gláucia Figueiredo Justo.

Então, na hora de selecionar seus alimentos, sua escolha deve ser pelos orgânicos. Claro, se o bolso permitir. Além de todos os benefícios que possuem, eles também são mais ricos em nutrientes que as suas "versões" com agrotóxicos, além de serem mais bem absorvidos pelo organismo. Sua saúde agradece.