Os exercícios cardiovasculares Corrida, natação e ciclismo são muito mais que emagrecedores, mas também revitalizantes para seu coração. gplus
   

Os exercícios cardiovasculares

Corrida, natação e ciclismo são muito mais que emagrecedores, mas também revitalizantes para seu coração.

Confira Também

É inegável que a grande maioria dos homens que frequentam academias têm como objetivo perder peso ou ganhar e tonificar músculos, mas tem-se tornado muito comum também neste ambiente a presença daqueles que buscam apenas dar um upgrade na saúde, muito em função de recomendações médicas. Nesses casos, a meta não é a de erguer grandes pesos ou tonificar o abdômen, mas sim adquirir um melhor condicionamento.

E a melhor indicação para esses casos é a realização de exercícios cardiovasculares. Mas, o que seria esse tipo de treino, tão famoso, mas pouco explicado? "Baseados em atividades como natação, corrida e ciclismo, sempre praticadas em intensidade leve, esses exercícios devem ter duração entre 30 minutos e uma hora, e deverão ser realizados de três a cinco vezes por semana, com o objetivo de melhoria do bem estar e do condicionamento físico, recomendados para sedentários, obesos e para pessoas em reabilitação de um infarto", diz a cardiologista Adriana Barni Truccolo.

Esta modalidade de exercício é considerada por especialistas como a melhor forma de aumentar a resistência e a qualidade de vida, além de ser uma excelente maneira de emagrecer do jeito saudável e correto (apesar de ser um processo mais lento e que requer muita garra). "A indicação de exercícios físicos faz parte do arsenal dos médicos cardiologistas na luta e tratamento contra as doenças cardiovasculares. Se todos conseguissem superar a barreira do sedentarismo com certeza teríamos uma população muito mais saudável", revela o médico cardiologista José Alberto Cortez.

Para se ter uma ideia da efetividade deste treinamento para o ganho de resistência, muitas modalidades esportivas (como automobilismo, basquete, tênis, entre outras) o usam como protagonista na preparação de atletas profissionais. Isso sem contar no próprio atletismo, que tem registrado cada vez mais corredores amadores nos últimos anos.

É importante ressaltar que estes exercícios cardiovasculares fundamentalmente se baseiam na FCM (Frequência Cardíaca Máxima). Para grandes atletas profissionais, o melhor rendimento só é atingido quando o exercício atinge de 90 a 100% de sua capacidade cardíaca, porém para sedentários e pessoas em processo de ganho de condicionamento físico este número é bem menor (entre 60 e 70%). Apenas um cardiologista pode fazer o cálculo personalizado com segurança, pois cada caso tem seu próprio histórico, algo fundamental para definir qualquer tipo de treinamento.

Mas, se você tem algum tipo de problema cardíaco, saiba que exercícios são ótimas formas de prevenir e diminuir as chances do "disparo" de perigosas patologias que atingem o coração, porém, se em excesso, a atividade física pode apenas piorar sua situação. Se esse for seu caso é recomendado que procure um cardiologista e um preparador físico para montar seu treino e assim aperfeiçoar seus resultados. Outra dica é nunca fazer qualquer tipo de exercício de barriga vazia: já está comprovado que prejudica o rendimento e a queima de gorduras.