Fique por dentro do GP de Interlagos Conheças as maiores histórias e curiosidades das 35 edições de F1 no Autódromo José Carlos Pace gplus
   

Fique por dentro do GP de Interlagos

Conheças as maiores histórias e curiosidades das 35 edições de F1 no Autódromo José Carlos Pace

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O Grande Prêmio (GP) do Brasil, que ocorre no dia 13 de novembro, pode ser a corrida mais importante de toda a temporada. Isso porque Nico Rosberg ganhará o título mundial de Fórmula 1 (F1), caso vença a corrida.

Apesar do possível clima de festa, essa será a última vez que Felipe Massa competirá pela F1 no Brasil. Segundo o piloto, sua carreira na F1 acaba no fim desta temporada.

Entretanto, é possível que os brasileiros tenham que se despedir não só de Massa, mas também do próprio autódromo como palco da F1. Isso porque, para o ano que vem, Interlagos pode não estar nos planos de Bernie Ecclestone, CEO da categoria. No fim de setembro, a organização da F1 divulgou um calendário de provas provisório onde o GP do Brasil apareceu como indefinido.

Após se eleger prefeito de São Paulo, o jornalista e empresário João Dória (PSDB) afirmou que pretende deixar o Autódromo e Kartódromo de Interlagos a cargo da iniciativa privada. Porém, à Globo, o futuro prefeito assegurou que Interlagos continuará sediando provas de F1. 

Para se preparar para a corrida, veja algumas curiosidades que conferem toda uma mística a essa pista.

#Como tudo começou?
Sem valer pontos para o campeonato, a primeira corrida de F1 no Brasil foi inicialmente marcada para o dia 31 de março de 1972, uma Sexta-Feira Santa. Entretanto, como no domingo (2 de abril) haveria GP de Fórmula 2 na Inglaterra, e muitos pilotos participariam do evento (a F1 nem sempre pagou milhões de dólares para seus pilotos, por isso muitos tinham que correr em outras categorias para complementar a renda), o sucesso da primeira competição no Brasil foi ameaçado pela ausência de participantes. Entretanto, o problema foi resolvido no jeitinho brasileiro, a data foi alterada para quinta-feira (30 de março) e tudo saiu bem, apesar de alguns desfalques, como a escuderia Ferrari, e o então bicampeão Jackie Stewart. Nesse dia, Carlos Reutemann venceu pela primeira vez na Fórmula 1, mesmo sem valer pontos. Emerson Fittipaldi chegou em segundo. No fim desta temporada, Fittipaldi ganharia o campeonato, que faria dele o primeiro brasileiro a ser campeão do Mundial de Pilotos da F1.

#O primeiro brasileiro a vencer em Interlagos
No ano seguinte, em 1973, o Grande Prêmio do Brasil valia pontos para o campeonato pela primeira vez. A corrida, a segunda da temporada, foi vencida por Fittipaldi. O piloto brasileiro também tinha chegado em primeiro no GP anterior, na Argentina. Parecia até que o atual campeão repetiria o feito de 1972 e conquistaria seu segundo Mundial de Pilotos, mas não foi dessa vez... 

#Por que "Interlagos"?
A resposta parece óbvia, entretanto, nem todo mundo sabe.  O Autódromo de Interlagos, como é popularmente chamado o Autódromo José Carlos Pace, ganhou este nome porque fica no bairro de Interlagos. E bem, o bairro tem esse nome porque está entre dois lagos artificiais, Billings e Guarapiranga. Explicado o por quê de “inter-lagos”? 

#E quem foi José Carlos Pace?
José Carlos Pace foi um corredor brasileiro de Fórmula 1 que correu na categoria entre 1972 e 1977. Pace chegou a vencer o GP do Brasil em 1975, porém nunca foi piloto de brigar por título, tanto que a corrida que venceu em Interlagos foi a sua única na categoria. Após morrer em um acidente de avião em 1977, em homenagem, seu nome foi adotado pelo autódromo em meados dos anos 80.

#O GP do Brasil nem sempre foi em São Paulo
Após 6 corridas de F1 no circuito de Interlagos, eis que mudam o GP do Brasil de lugar. Em 1978, como nos anos de 1981 até 1989, as corridas foram realizadas no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Das 10 corridas realizadas no local, foram 5 vitorias do piloto francês e eterno rival de Senna, Alain Prost.

#Tão perto e tão longe
Última corrida de 2008. Depois de disputar ponto a ponto o campeonato com Lewis Hamilton, para ser campeão, Felipe Massa precisava conquistar 7 pontos de diferença em relação ao piloto inglês. Seria o fim da seca de 17 anos sem títulos mundiais para o Brasil. Para isso, o brasileiro precisava ganhar a corrida e o Hamilton chegar abaixo da quinta posição.

Massa fez bem no sábado. Largou na pole position e conseguiu comandar a corrida até o final da prova de domingo. Passou a linha de chegada e comemorou. Galvão Bueno, os engenheiros da Ferrari e todo o Brasil estavam quase comemorando, mas a corrida ainda não tinha acabado. Na última curva, Hamilton ultrapassou Timo Glock e chegou em quinto lugar. Fim do sonho brasileiro.

Nem é preciso falar que essa foi a vitória verde e amarela menos comemorada pelos brasileiros de Interlagos, né?

#24 de março de 1991
Dia inesquecível para os amantes de Fórmula 1. A torcida emocionada cantava “Ayrton Senna, Ayrton Senna, olê olê olê” após ver seu ídolo fazer o que para muitos era impossível. Ayrton Senna já era bicampeão nessa época, porém nunca tinha vencido no Brasil. Senna conta a história:

“Perdi totalmente a quarta (marcha), faltando 20 voltas para o final. Comecei a sentir dores no pescoço, no ombro e nos braços. Aí de repente, fiquei sem a quinta e a terceira (marchas). Nada funcionou, faltando sete, oito voltas para o final. Achei que não ia ganhar nas últimas três voltas com o problema no câmbio. Mas quando deu duas voltas, pensei: 'vai ser no grito'. Lutei tanto, tantos anos para chegar isso. Vai ter que dar. Vai ter que chegar em primeiro.”

Por conta do esforço físico fora do normal que Ayrton fez nas últimas voltas e sem forças para se levantar, o ídolo brasileiro teve que ser atendido em seu carro após o término da prova. No pódio, via-se claramente o desgaste de Senna ao hastear a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio. Vale conferir essa outras histórias incríveis do GP de Interlagos.

#No asfalto paulistano quem domina é o alemão
Michael Schumacher é o maior vencedor das 34 edições de F1 em Interlagos, no total são 4 vitórias para o alemão. A Alemanha também está bem representada quando o assunto é pole position e corrida mais rápida no autódromo de São Paulo, Nico Rosberg é o mais rápido em ambas categorias, com 1min10s023 e 1h30min02s555 respectivamente.

#O brasileiro que mais subiu ao pódio de Interlagos
Quem pensou “Ayrton Senna”, errou. Tanto Emerson Fittipaldi quanto Felipe Massa, subiram ao pódio de Interlagos cinco vezes pela F1. Contudo, como Fittipaldi ficou entre os três melhores em 1972 (quando a corrida não valeu pontos para o campeonato), então esse título fica para Massa.

#Alemanha 7 x 7 Brasil
Está empatado o ranking de piloto por país que mais venceu em Interlagos. No total são 7 vitórias para os alemães –Michael Schumacher (4); Sebastian Vettel (2); Nico Rosberg (1) -  contra 7 para os brasileiros – Emerson Fittipaldi (2); José Carlos Pace (1); Ayrton Senna (2); Felipe Massa (2). 

Será que rola desempate neste ano?

Serviço:
Se bateu aquela vontade de acompanhar o GP do Brasil de pertinho, saiba que ainda existem ingressos disponíveis no site oficial do evento. Os valores para a arquibancada variam entre R$ 446,00 e R$ 2.630,00, com direito a meia-entrada para algumas áreas. Porém, se para você dinheiro não é problema, existem as áreas Vips, onde os preços variam de R$ 3.780,00 até R$ 12.800,00, sem a opção de meia-entrada. Para comprá-los é preciso fazer cadastro no site e entrar em contato com a organização. 

Se você não deixa para última e está com os ingressos em mãos, pronto para acompanhar o Grande Prêmio deste ano, confira algumas dicas:

- Os portões serão abertos às 7 horas. Na sexta-feira (13) os treinos livres serão das 10:00 às 11:30 e das 14:00 às 15:30. No sábado (14) o treino livre será das 11:00 às 12:00 e a sessão de classificação terá inicio às 14 horas, a corrida de domingo (15) será no mesmo horário.

- É possível chegar pela estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda da CPTM. A estação fica a 1,7 quilômetros do local da corrida, e dá para ir a pé. Além de ser saudável para o coração, também é para o bolso que não sofrerá com os possíveis preços dos estacionamentos. Outras opções de transporte público são os ônibus expressos que são divulgados pela SPTrans dias antes do GP, como vem acontecendo nos anos anteriores.

- Para você que não deixa o carro de lado: mais perto da data da prova, a CET deve divulgar alterações de trânsito que serão feitas em razão da Operação Interlagos.


Guilherme de Souza Guilherme