Barriga de chope: 5 dicas para perder de vez a gordura abdominal Especialista explica e dá algumas dicas de como perder a gordura abdominal gplus
   

Barriga de chope: 5 dicas para perder de vez a gordura abdominal

Especialista explica e dá algumas dicas de como perder a gordura abdominal

Confira Também

Hoje, é difícil conhecer alguém que não se importe de verdade com a famosa barriga de chope, não é? Além da estética, a gordura abdominal pode provocar sérias doenças, entre elas cardíacas e cardiovasculares, que não possuem cura definitiva. Sem falar no efeito negativo que pode causar em alguns órgãos como fígado, rins e até o pâncreas.

Sabemos que quem quer emagrecer não está feliz com sua condição física (assuma, meu amigo). Mas isso, necessariamente, não é ruim. Emagrecer é um processo absolutamente possível e que acontece rapidamente se você tiver disciplina e disposição para encarar uma mesa cheia de gordisses e recusar (ou comer o mínimo).

“A gordura abdominal é o acumulo de gordura na região do abdômen. Ela pode ser subcutânea, que é aquela acumulada entre a pele e os músculos abdominais, ou visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado”, explica a Drª Elisama Araujo, médica clínica-geral e auditora da Central Nacional Unimed. “O que inicialmente pode parecer uma preocupação estética, deve ser encarado com uma preocupação com a saúde e sobrevida, pois estudos científicos associam este achado a um risco maior para a saúde”, completa.

Para saber como perder essa barriga de chope aí, primeiro entenda que emagrecer não é sinônimo de diminuição da gordura abdominal. Para perder o acumulo de gordura é preciso, antes de tudo, adotar hábitos saudáveis e que tenham foco direto no abdômen. E esses hábitos também não incluem fazer longas sequências de abdominais em pouco tempo ou passar fome (fica a dica). Todo o processo dá resultados em longo prazo e precisa de persistência. “Não existe fórmula mágica. Nos casos onde há um aumento de medida abdominal considerável, é muito importante avaliação médica para mapear as alterações e definir estratégias seguras para o processo de emagrecimento”, reforça Elisama.

Como eliminar a barriga de chope e conquistar um abdômen sarado é o sonho de muita gente, a médica listou aqui algumas dicas para você e outros marmanjos com os mesmos objetivos. Confira!

#1 – CUIDE MUITO BEM DA SUA ALIMENTAÇÃO

Para perder a gordura abdominal você precisa diminuir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico. Os alimentos ricos em hidratos de carbono de alto índice glicêmico são absorvidos muito rapidamente pelo organismo. Isso é bom por um lado e muito ruim por outro. O lado bom é que você consegue muita energia de maneira instantânea, o ruim é que a fome voltará muito rápido, então certamente você sentirá um grande desejo de comer alguma coisa bastante calórica. E, se comer, correrá o risco de acumular o alimento sob a forma de gordura. 

Para evitar que isso ocorra, ainda de acordo com a médica, é preciso manter sempre uma dieta equilibrada, que contenham frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras sem moderação. “Evite doces, sal, gorduras, refrigerantes (mesmo os diets) e bebidas alcoólicas”, recomenda Elisama.

#2 – FAZER QUATRO A CINCO REFEIÇÕES MODERADAS POR DIA

Para se manter sempre saciado de uma maneira saudável, é preciso estar atento as alimentações que faz diariamente. De acordo com a especialista, fazer uma boa refeição em todos os horários, isto é, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, garante a diminuição considerável do acumulo de gordura abdominal e do apetite “voraz” que o fazia comer e beber desenfreadamente.

#3 – EVITAR ALIMENTAÇÕES EM GRANDES QUANTIDADES PRÓXIMAS AO HORÁRIO DE DORMIR

Antes de dormir deve-se comer alimentos leves de fácil digestão, logo, evite ao máximo ir naquele rodízio de pizza gigante ou mesmo comer um sandubão acompanhado de um cerveja depois das 19h.  O ideal, geralmente, é comer alimentos que contenham propriedades calmantes para facilitar o sono, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel, por exemplo. 

#4 – BEBER DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA

São inúmeros os benefícios da água para o organismo e manutenção da saúde. Essencial para o funcionamento correto do corpo, ela espanta doenças, colabora com a boa aparência da pele e ainda dá uma forcinha à perda de peso, acredita? Isso porque, quando consumida na quantidade certa, a água elimina toxinas do corpo, combate o inchaço, regula o sistema digestivo e o intestino e acelera o metabolismo, estimulando o corpo a queimar mais calorias ao longo do dia. 

#5 – PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE (COM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DO MÉDICO E ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA)

Aliar o exercício aeróbico, como caminhada, com exercícios de musculação, como prancha abdominal, abdominais ou flexões, é importante para perder barriga porque os exercícios, juntos, irão queimar a gordura acumula, definindo os músculos do corpo. No entanto, não adianta de nada ir correr na rua ou mesmo ir para uma academia se você não sabe por onde começar – e continua se alimentando mal. Por isso é que a ajuda de um especialista em saúde, desde o início, é fundamental.

E para aqueles que não tem tempo para ir a uma academia: “Não fique muito tempo sentado na cadeira do escritório, do computador ou da TV. Levante-se, caminhe, alongue, MEXA-SE! Coloque o corpo em movimento sempre que possível”, recomenda, por fim, a médica.


Nathalia Marques