Frango com batata doce: saiba quais são os benefícios dessa combinação Saiba porque o frango e a batata doce fazem bem para quem está de dieta gplus
   

Frango com batata doce: saiba quais são os benefícios dessa combinação

Saiba porque o frango e a batata doce fazem bem para quem está de dieta

Confira Também

A combinação favorita dos marombeiros de plantão, o frango com batata doce, saiu das academias e ganhou o prato de quem quer se alimentar de forma saudável. Essa fama acontece graças aos valores nutricionais contidos nestes dois alimentos, e também devido a importância dos macro e micronutrientes que essa combinação traz para o anabolismo e recuperação muscular.

VEJA MAIS:

“A combinação é saudável e completa. É caseira, sem conservantes e aditivos químicos (como os alimentos processados e ultra processados), fornece uma ótima dupla de carboidrato complexo e de boa digestão, e proteína de alto valor biológico sem altas concentrações de gordura”, afirma Fúlvia Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

Essa dupla é ideal para ser consumida entre as principais refeições. É capaz de fornecer uma sensação de saciedade por longo tempo, promove o estoque de glicogênio muscular e evita o famoso catabolismo – que, sem querer, acaba com todo o trabalho muscular.

Entretanto, a batata doce e o frango não é o tipo de alimentação para se ingerir nem 30 minutos depois nem 30 minutos antes do treino. “O frango e a batata doce devem ser consumidos aproximadamente 50 minutos pré-treino ou em até 60 minutos pós treino. Tudo depende do horário, da intensidade do treino, do objetivo, do estado e da necessidade nutricional”, lembra a especialista.

Mas não é porque o prato é saudável e promove inúmeros benefícios que deve ser comido a vontade e todos os dias. A batata doce é um carboidrato, que, se consumido em excesso, é armazenado na forma de gordura. O excesso de proteína do frango também pode ser prejudicial, pois, para ser eliminado, sobrecarrega o organismo. “Você pode substituir essa combinação por outras fontes de carboidrato e proteina”, recomenda Fúlvia.

Alimentos como mandioquinha e banana são boas substitutas para a batata doce, pois também apresentam carboidratos de baixo índice glicêmico. No lugar do frango, pode-se utilizar ovos e peixes, como tilápia, truta, salmão, sardinha e atum, desde que não sejam fritos em óleo. 

Além dos benefícios em geral, para quem treina, a dupla oferece ainda mais vantagens: o uso do carboidrato é fundamental por ser usado como combustível energético e poupar a utilização de proteína como fonte energética. As reservas de glicogênio muscular são as principais fontes de energia para o treinamento de contrarresistência. Em associação aos carboidratos, à proteína mantém padrão anabólico, contribui para rápida recuperação muscular no pós-treino e para aumento e manutenção de massa muscular.

Embora a dupla brilhe os olhos dos que adoram se preocupar com o próprio corpo, é mais do que importante procurar um nutricionista para ter as recomendações necessárias e ingerir os nutrientes essenciais para o seu bem-estar. Isso porque, muitas vezes, quem costuma ingerir esses alimentos quase que diariamente, fazem uma dieta restritiva, trocando o almoço ou o jantar pela combinação, o que é mais do que errado. 


Nathalia Marques