6 filmes que vão despertar o líder que há em você Filmes podem ser inspiradores de diversas formas. Relembre alguns das obras da sétima arte que são capazes de motivar a liderança gplus
   

6 filmes que vão despertar o líder que há em você

Filmes podem ser inspiradores de diversas formas. Relembre alguns das obras da sétima arte que são capazes de motivar a liderança

Confira Também

Filmes frequentemente servem de modelo para diversos aspectos de nossas vidas. Enquanto uns têm a capacidade de fazer relaxar e esquecer os problemas, outros nos fazem entrar profundamente dentro de nós mesmos e refletir melhor sobre o que foi assistido nas últimas horas. E há, ainda, aqueles quie fazem um chamado para a ação e têm o poder de inspirar, tanto para bom quanto para o ruim. Talvez por isso os filmes sejam tão reconhecidos como uma forma poderosa de formar opiniões. 

Com a enorme quantidade de filmes existentes, não é de surpreender que pelo menos alguns sejam capazes de despertar  atitudes e pensamentos que nos guiam. Não é necessário muito tempo para se lembrar de alguns que já tiveram esse mesmo efeito em você.  

Entre tantas atitudes “pregadas” pela sétima arte, a liderança talvez seja uma das que mereça mais destaque. São vários os personagens masculinos que exercem a liderança em suas próprias histórias, sendo sempre interpretados por atores competentes e capazes de assumir bem papéis que exigem grande responsabilidade.

Em tempos de crise e incerteza, de ascensão e queda de empresas em pouco tempo, a liderança é uma atitude cada vez mais necessária para que seja possível guiar a si mesmo e outros para fora do buraco e garantir o sucesso que todos desejam e pelo qual tantos trabalham.

Nesse contexto, vale a pena lembrar alguns filmes que inspiram a liderança. 

#1 - Clube da Luta

Um dos filmes de maior sucesso entre críticos e público, Clube da Luta mostra como é possível liderar homens, desde um grupo pequeno até massas gigantescas em cada estado do país, através de palavras de ordem poderosas e por meio do abuso das fraquezas pessoais de cada um para que um propósito em comum seja atingido de uma maneira bastante extrema. O filme de 1999 é um dos exemplos mais perfeitos de como um único homem pode liderar ao ponto de se tornar quase um ícone para aqueles que o seguem. 

#2 - 12 Homens e Uma Sentença 

O filme mais antigo que você irá encontrar nessa lista, foi lançado originalmente em 1957 e ganhou diversas regravações e releituras, ao longo dos anos. 12 Homens e Uma Sentença é um exemplo de liderança do começo ao fim. Toda a trama se passa exclusivamente dentro de uma sala onde um júri se reúne após um julgamento para decidir o futuro do réu. Todos concordam que o acusado de matar o pai seja realmente culpado pelo crime, exceto por um jurado de nome Davis interpretado por Henry Fonda. Durante 96 minutos de filme, Davis convence não apenas o restante dos 11 jurados, mas também o público, de que nada é tão claro como se pensa, fazendo com que, um por um, cada jurado veja o caso com outros olhos.

#3 - Trilogia O Poderoso Chefão

A trilogia mais aclamada de todos os tempos e que deve fazer parte obrigatória do repertório de todo cinéfilo, O Poderoso Chefão retrata a vida de uma família mafiosa desde sua chegada na América, seguindo por sua ascensão como a mais importante de Nova York, passando por anos de história. Cada filme é uma obra de arte completa por si só e a liderança está presente em todos como fator fundamental tanto para o sucesso como para os fracassos nos negócios da família. As atuações do veterano Marlon Brando e do estreante Al Pacino são destaque nos papéis de líderes mafiosos competentes e temidos.

#4 -  Sociedade dos Poetas Mortos

Em uma de suas melhores atuações, Robin Williams entrega um dos personagens mais marcantes de sua carreira: um professor que tem a tarefa de assumir uma sala de aula em um colégio tradicional e fechado. Porém, quando o faz, demonstra que não é apenas como qualquer outro professor da instituição e passa a instruir seus alunos de uma forma inédita para eles, provocando a ira tanto dos pais quanto dos outros professores. Aos poucos, sob a influência do professor, os alunos começam a se rebelar contra os ensinamentos de outros professores. Em uma bela história, a liderança está exemplificada em uma das suas mais verdadeiras formas: a de um professor.

#5 - A Onda

Outro filme que traz como cenário uma escola, porém muito diferente do anterior. O alemão A Onda tem como inspiração um livro de mesmo nome de 1981. Nele, um professor de uma escola assume um curso de uma semana sobre a autocracia, no qual seus alunos duvidam de que seria possível, em tempos modernos, o surgimento de uma ditadura como a que causou a Segunda Guerra. A partir daí, eles começam a perceber que estavam errados quando o professor assume a posição de ditador e inicia diversas mudanças na classe com teor autoritário. Essa é uma obra sobre manipulação das massas de uma forma negativa que todo líder deve assistir.

#6 - O Lobo de Wall Street

Baseado no livro que narra as memórias reais do personagem principal da história, Jordan Belfort, o filme apresenta a ascensão de um grupo de amigos através de golpes e corrupção na bolsa de valores na década de 1990. A obra mostra como é possível manipular qualquer pessoa para que ela faça qualquer coisa através das palavras e atitudes corretas. A liderança, nesse caso, é usada para ganhos próprios e com consequências bastante extremas, exemplificando que o poder, quando erroneamente exercido, pode causar o efeito contrário ao desejado. 


Luis Carvalho