Cinema: 10 filmes que influenciaram a moda masculina Conheça filmes e personagens da sétima arte que influenciaram estilos na moda masculina no cinema até os dias de hoje gplus
   

Cinema: 10 filmes que influenciaram a moda masculina

Conheça filmes e personagens da sétima arte que influenciaram estilos na moda masculina no cinema até os dias de hoje

Confira Também

O cinema sempre foi um dos maiores lançadores de tendências, seja em tecnologia, design, expressões de linguagem, ideias, estilos e, é claro, moda. Assim, não é de se surpreender que muitas pessoas – inclusive nós, homens – tenham se mantido atentos a estreias e clássicos do cinema em busca de novidades a serem aproveitadas ou antigas tendências a serem resgatadas.

Os maiores responsáveis pela moda masculina no cinema foram, obviamente, os “sex symbols”, indivíduos que personificam os ideais masculino de bravura, virilidade, liderança, força, inteligência e tudo mais. Ídolos da sétima arte como Humphrey Bogart, Marlon Brando, Sean Connery, o jovem James Dean, Tom Cruise e outros, serviram de vitrine para lançamentos de peças de roupas, acessórios masculinos e até novos estilos inteiros. E nós, agradecidos, adotamos.

Confira alguns filmes que mais influenciaram a moda masculina nos últimos 75 anos.

#1 CASABLANCA (1942)
Filmado e ambientado durante a 2ª Guerra Mundial, o clássico traz a lenda do cinema Humphrey Bogart como o apaixonado e iludido Richard Blane na cidade marroquina de Casablanca. O personagem ficou marcado na mente do público principalmente por seu terno branco e o casaco trench coat, além, é claro, do chapéu fedora indispensável no visual masculino da época e que se popularizou ainda mais com Bogart.

#2 O SELVAGEM (1953) 
Um dos filmes que ajudou o astro Marlon Brando a ser aceito pelo público como sex symbol masculino, O Selvagem traz o ator na pele de Johnny Strabler, líder de uma gangue de motociclistas que enfrenta a fúria de uma pequena cidade que deseja vê-los presos. O personagem de Brando, com sua icônica jaqueta de couro e o quepe, redefiniram o visual dos motociclistas que passaria a ser utilizado dali pra frente, inclusive nos dias de hoje.

#3 OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (1977)
Figura do cinema impossível de não citada quando o assunto é estilo, Tony Manero, interpretado por um jovem John Travolta, marcou os tempos de discoteca com seus passos memoráveis e suas roupas inesquecíveis, símbolos de uma geração. Quem não se lembra do terno branco e roupas cheias de brilho, camisas estampadas, macacões e colares gigastecos que, juntamente com topetes à brilhantina, costeletas e bigodões cheios eram itens da moda para curtir a noite?

#4 GIGOLÔ AMERICANO (1980)
Drama sobre um dos gigolôs mais bem pagos de Beverly Hills, que atende mulheres ricas, sofisticadas e entendiadas, o filme foi de grande importância para impulsionar a carreira de Richard Gere, intérprete do personagem principal, e também do estilista Giorgio Armani, que providenciou todas as roupas vestidas por Gere. Peças mais formais para trabalhar assinadas pelo estilista como ternos, coletes, mocassins e suspensórios caíram no gosto popular imediatamente após o filme de sucesso.

#5 Top Gun – Ases Indomáveis (1986)
Maverick é um arrojado e arrogante piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que é selecionado para participar da escola naval de pilotos. Um dos mais marcantes da carreira de Tom Cruise, o filme trouxe um estilo mais básico e despojado, com calças jeans, camisas com estampas e tênis All Star, além, é claro, dos clássicos óculos de aviador, que viriam a ser muito utilizados durante os anos 90 e que até hoje fazem sucesso entre os homens.

#6 ALFIE - O SEDUTOR (2004) 
Um conquistador sem limites, Alfie (Jude Law) pula de cama em cama sem pensar nas consequências e procura viver sua vida sem preocupações. Às vezes de terno Gucci e sapatos Prada, outras vestido casualmente, com direito cachecol e sem demonstrar preconceito em usar camisas rosas – o que ainda causa estranhamento entre muitos homens –, Alfie inspirou até mesmo um loja dos Estados Unidos a criar um departamento todo inspirado em seu visual.

#7 CASINO ROYALE (2006)
Poderia citar cada um dos filmes do agente secreto britânico 007 na lista, afinal, em mais de 50 anos de filmes, o personagem teve grandes contribuições para a moda masculina, mas vamos nos ater apenas ao começo da franquia mais recente do espião. Do social ao casual, do terno e smoking à camisa polo e sunga, o James Bond de Daniel Craig serve de inspiração de moda a todos que quiserem uma referência na hora de se vestir bem. 

#8 DRIVE (2011)
Filme que ajudou Ryan Gosling a entrar na listas dos homens mais bem vestidos, conta a história de um habilidoso e solitário motorista que usa seu talento para ser piloto de fuga em assaltos . Com um figurino bem elaborado e nostálgico, as peças usadas pelo personagem principal agradaram muitos homens, que correram atrás de réplicas das peças na Internet. A jaqueta branca de cetim com o desenho de um escorpião nas costas tornou-se o símbolo do filme.

#9 O GRANDE GATSBY (2013)
Adaptação do livro de mesmo nome, do escritor F. Scott Fitzgerald, para as telonas, O Grande Gatsby conta a vida do milionário Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Situado na década de 1920, os personagens esbanjam um visual sofisticado composto por ternos (principalmente brancos), suéteres, sapatos luxuosos e bengalas. Inspirada pela produção, a centenária Brooks Brothers, famosas fabricante de trajes masculinos que muitas vezes foi citada pelo próprio Fitzgerald em seus livros como a representação da última moda para homens distintos, lançou uma coleção do filme.

#10 KINGSMAN: SERVIÇO SECRETO (2015)
Baseado em uma história em quadrinhos de mesmo nome, Kingsman traz um grupo de agentes secretos do governo inglês que tem como missão evitar que o mundo caia na mãos de um gênio maluco do crime – aquela historia de sempre, você sabe. Escondendo-se sob a fachada de uma loja de roupas masculinas na tradicional rua londrina de Savile Row, os agentes se vestem impecavelmente com ternos, sapatos, coletes e afins. Com figurino assinado pela estilista Arianne Philip, todas as peças podem ser adquiridas pelo público graças a um acordo entre a equipe do filme e a loja Mr. Porter.

 


Luis Carvalho