Na moda da boina Renovado, acessório caiu de vez nas graças dos jovens em busca de imprimir estilo próprio. Descubra como usá-la corretamente gplus
   

Na moda da boina

Renovado, acessório caiu de vez nas graças dos jovens em busca de imprimir estilo próprio. Descubra como usá-la corretamente

Confira Também

A moda se reinventa tanto, que nos dias de hoje é impossível datar alguma peça de roupa. Caminhando por aí, se encontra de tudo, homens com seus 20 e poucos anos circulando com suspensórios, mulheres com os famosos vestidos de bolinha, que foi provavelmente o favorito de sua avó e por aí vai. Outro acessório que voltou com tudo é a boina, outrora preferida apenas dos vovôs. 


De diferentes cores e formatos a boa e velha boina parece ter perdido a fama de antiquada e sisuda que carregou durante anos. Só lembrando que ela foi usada pelos combatentes de blindados com uma alternativa para os gorros e claro, os pintores, especialmente franceses deram sua contribuição para a popularização da boina.

Voltando ao século 21, definitivamente a boina caiu no gosto dos homens ‘moderninhos’ que desejam circular com uma identidade própria. Entretanto, como acontece com qualquer peça de roupa, é preciso ter muito cuidado na hora de adotar a boina.  

"Não acredito que existam regras certas para o uso de qualquer peça de roupa, no entanto cabe o bom senso: é importante experimentar e entender se aquela peça combina não só com você, mas também com o seu estilo. Assim como para as algumas mulheres, roupas com peplum (tipo de vestido) não funcionam muito bem, por causa do quadril, para alguns homens pode ser que a boina não funcione, especialmente se o rosto for um pouco mais arredondado," adverte a jornalista e consultora de moda Marcela De Mingo. 

Para os que querem adotar este estilo, é preciso começar por partes e levar em consideração alguns fatores: ambiente de trabalho, estilo de se vestir e também o tipo de cor, pois existe uma linha tênue entre ridículo e estilo.  

"A boina, a meu ver, tem um ar francês, mais sofisticado, mas também dá um visual mais casual para a produção. De qualquer forma, é melhor deixá-las longe das roupas sociais, como garantia. No entanto, nada impede que numa sexta-feira casual no escritório você tente incluir a boina na sua produção," salienta Marcela, que também escreve para o blog Manias de Moça.  

Falando sobre as cores, a consultora de moda afirma que não existe uma regra a ser seguida e cita a mudança de pensamento das pessoas como um fator positivo para essa liberdade na hora de experimentar. "Para os climas mais frios, vale apostar nos tons mais sóbrios, como o preto, cinza, marrom, azul escuro. No entanto, a moda passa por um momento muito colorido, então dependendo do gosto e da produção como um todo, vale, sim, usar cores diferentes, como o vermelho, o verde ou o amarelo," finaliza. 

Atemporal 

Certas coisas na moda realmente não podem ser datadas, por exemplo, um suéter cai tão bem em seu avô quanto em você, por isso, nada deve ser descartado ou taxado de ultrapassado. 

"Idade para usar boina? Com certeza não existe. Mas eu acredito que o ato de usar mesmo depende muito do estilo pessoal de cada um. Existem acessórios que 'combinam' mais com uma pessoa do que com outra e vice e versa, mas assim como já vi senhores de idade com boinas, também já vi jovens na faixa dos 20 que ficaram muito bem com o item e homens que, do alto dos seus 40 anos, também usaram a peça muito bem," diz Marcela. 

Aliás, Marcela garante que a boina pode ser usada tanto no inverno quanto no verão. A consultora de moda destaca que o acessório fica muito bem com roupas mais leves. 

"As boinas também podem ser usadas no verão. Normalmente, os modelos se mantêm, porque a boina, em si, é um modelo clássico e atemporal. O que pode mudar é o tecido. É bom ter em mente que, como a boina é um acessório clássico, ela, normalmente, combinada com um estilo semelhante. Então, mesmo no verão, é bacana combinar uma boina com shorts de alfaiataria, camisa e um sapatênis," aconselha.