O que é NFL e os erros básicos dos fãs novatos de futebol americano A principal liga de futebol americano, esporte que cresce cada vez mais no Brasil, começará a nova temporada em 6 de setembro gplus
   

O que é NFL e os erros básicos dos fãs novatos de futebol americano

A principal liga de futebol americano, esporte que cresce cada vez mais no Brasil, começará a nova temporada em 6 de setembro

Confira Também

A temporada 2018/2019 da NFL, a maior liga de futebol americano do mundo, está prestes a começar. A bola oval irá voar no dia 6 de setembro, na partida em que se enfrentam Philadelphia Eagles e Atlanta Falcons. Já no dia 9 do mesmo mês, no primeiro dia cheio de jogos, são treze confrontos para encher os amantes do futebol americano de alegria. 

O desporto praticado com bola oval, nos Estados Unidos denominado "football" -  nosso popular "futebol" é chamado na terra do Tio Sam de "soccer" -, vem ganhando cada vez mais espaço nas emissoras e no coração dos brasileiros. Na última temporada, por exemplo, o Super Bowl exibido pela ESPN no Brasil bateu recordes pelo terceiro ano consecutivo, um exemplo do engajamento do público.

LEIA TAMBÉM

O futebol americano, no entanto, não é um dos esportes mais praticados e conhecidos do Brasil, o que ainda dificulta a compreensão de muitas pessoas acerca do desporto. E quando a temporada está prestes a começar, como agora, muita gente começa a se perguntar como funciona esse mundo do "football", inclusive sobre o que é a "tal da NFL".


UMA DAS MAIORES LIGAS DO MUNDO
NFL é a sigla para National Football League, a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Seu campeonato tem 32 equipes, divididas igualmente em duas conferências, a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference). 

A temporada regular da NFL é disputada ao decorrer de dezessete semanas, com cada time jogando 16 partidas e tendo uma semana sabática. Na NFL, após o fim da temporada regular, as franquias classificadas avançam aos playoffs, em que se enfrentarão em jogos únicos; daí sairão duas equipes que vão ao Super Bowl, a grande final da National Football League - liga que está entre as maiores organizações do mundo, incluindo diversos esportes. 

OS DESLIZES NO INÍCIO
É comum que alguns erros aconteçam quando o espectador é principiante no esporte, ainda mais nas regras de um desporto não tão popular no país quanto alguns outros. Claro que muitas informações virão com o tempo e ao acompanhar jogos, mas algumas coisas básicas já são possíveis de aprender antes para não sair falando besteiras por aí. 


FICA CHATO COM TANTAS PAUSAS
Uma das primeiras diferenças que o espectador iniciante de futebol americano nota é o grande número de paradas que a partida tem. Diferente de boa parte de outros esportes, o "football" tem a partida pausada por muitas vezes durante o mesmo jogo. A intenção é que a defesa se organize e o ataque adversário monte-se para uma nova investida; a beleza disso fica por conta da estratégia dos times - um dos pilares básicos para uma equipe sair vencedora. E não, o jogo não fica chato; pelo contrário, ganha em jogadas espetaculares, que só foram possíveis devido ao planejamento.


POUCOS JOGOS NA TEMPORADA REGULAR
Até os playoffs, cada equipe disputa na temporada regular dezesseis partidas. E, apesar de muitos dizerem que são poucos jogos, já é o suficiente. Isso porque a prática de futebol americano implica muito contato, desarmes fortes, trombadas e, por consequência, contusões. Frequentemente é possível ver equipes perdendo jogadores na temporada por causa de lesões graves, como rompimento de ligamentos. O alto desgaste físico que os jogadores sofrem em cada embate, se elevado à potência de dois jogos por semana, por exemplo, pode causar inúmeros traumas no corpo dos atletas.

COMPRA DE JOGADORES DE OUTRAS EQUIPES
Está enganado quem pensa que, assim como nas ligas de futebol, os jogadores na NFL trocam de clube no meio da temporada. Uma franquia não pode simplesmente comprar um jogador que está tendo grande destaque em outra equipe; na NFL, uma maneira de um time contratar atletas é através do "draft" - o evento que permite aos times escolherem jogadores que se destacaram nos torneios universitários do país.


NÃO EXISTE FALTA NO FUTEBOL AMERICANO
Quem está começando a acompanhar o esporte pode pensar que, devido ao alto número de esbarrões, desarmes e trombadas, não existe falta no futebol americano; ledo engano. há diversos tipos de falta, como o "holding" (quando um jogador segura o adversário e impede sua movimentação), "face mask" (puxar o adversário pela grade do capacete), o "tripping" (rasteira no adversário), entre muitas outras irregularidades que são passíveis de punição.


ACHAR QUE JÁ SABE TUDO SOBRE O ESPORTE
Sem dúvidas, um dos maiores erros de quem começa a acompanhar futebol americano é achar que já sabe todas as coisas sobre o desporto. É preciso dizer antes que dificilmente o espectador dominará as normas que regem o esporte pelo simples fato da complexidade de algumas leis do jogo e a falta de experiência assistindo aos jogos. E outra, a pessoa pode se tornar indesejada nos debates por querer se mostrar todo o tempo como um exímio conhecedor de futebol americano - o que não vem de repente. Às vezes é melhor assumir que não sabe-se tanto sobre algo e que está tentando aprender do que fingir e se tornar uma pessoa chata.


Rudiney Freitas