As regras do futebol precisam de mudanças? Após uso do assistente de vídeo na Copa do Mundo, fãs de futebol questionam possibilidades de outras implementações no esporte gplus
   

As regras do futebol precisam de mudanças?

Após uso do assistente de vídeo na Copa do Mundo, fãs de futebol questionam possibilidades de outras implementações no esporte

Confira Também

Há cerca de alguns meses, quando foi anunciado pela Fifa que o VAR - árbitro assistente de vídeo - seria utilizado na Copa do Mundo da Rússia, diversas opiniões surgiram ao redor do tema. De um lado, os amantes do futebol que não consideravam benéfico para o esporte a implementação dessa tecnologia, de outro, os que desejavam maior "justiça" aos lances polêmicos inerentes do futebol.

Durante o mundial, quando o saldo do assistente de vídeo se mostrou positivo, outros questionamentos sobre o uso da tecnologia no esporte bretão vieram à tona. Das mais tímidas às mais ousadas, as propostas de mudanças puderam ser ouvidas nas rodas de amigos, nas conversas de bar, e até em alguns programas esportivos.

LEIA TAMBÉM

Alterações em desportos não são novidades apenas dos dias atuais. O vôlei já sofreu substituições de regras, interferências no jogo, implementação da tecnologia, entre outras mudanças. No basquete, já houve mutações até no tempo de jogo, inclusive. 

O próprio futebol, praticado como conhecemos atualmente, já difere e muito do que fora previsto inicialmente pela Football Association - mais antiga associação de futebol do mundo. A regra do impedimento, por exemplo, já passou por mudanças ao longo de sua história. O número de substituições de jogadores, também já mudou.

E após o VAR, mais alguma coisa deve ser colocada ou retirada das regras do jogo? 
Há quem diga que sim, há quem diga que não. O que não faltam são discussões e sugestões de mudanças.

GOLS FORA DE CASA
O critério do gol marcado fora de casa como fator de desempate em um placar agregado é uma das coisas mais polêmicas quando o assunto é mudança. Os defensores afirmam que "fazer gols no campo adversário é mais difícil", portanto, a regra é válida para desempatar. Outros, por sua vez, não enxergam lógica em uma equipe se classificar com 1 a 1 no placar somado (0x0 e 1x1 fora de casa) e desejam o fim da norma. Alguns campeonatos, como a Copa do Brasil, não consideram o critério, se classifica a equipe que somar mais gols em dois confrontos.


MINUTOS DE ACRÉSCIMO
No futsal, o cronômetro para quando a bola "sai de jogo". No futebol de campo, a contagem do tempo regulamentar vai até 45 minutos, mais o acrescido dado pelo árbitro - o quanto ele acha que a partida ficou paralisada. Algumas pessoas querem, no entanto, que a contagem seja feita como no futsal, já que, de acordo com o argumento dos defensores, os acréscimos dão margem à subjetividade do juiz principal de campo.


RECUO PARA O GOLEIRO
Quando há recuo de uma bola para o arqueiro feito por um jogador de sua equipe e ele a pega com as mãos, é marcado "tiro livre indireto". Há defensores da tese de que o juiz deve marcar pênalti, ou então permitir que a cobrança da falta seja feita de forma direta - sem necessidade de um primeiro toque como aval para o disparo.

REGRA DOS 6 SEGUNDOS
A regra diz que um goleiro não pode ficar mais do que seis segundos com a posse da bola em mãos; a intenção é agilizar e dar fluidez à partida. A norma, porém, está longe de ser uma das cumpridas com maior rigor pela arbitragem mundial, o que enfurece alguns torcedores mais puristas. De acordo com eles, a regra deve ser mais efetiva, e isso é possível através de uma contagem exata do tempo em que o goleiro carrega a pelota em mãos.


COBRANÇA DE LATERAL DIFERENTE
Após algumas pessoas levantarem o debate para que fosse permitido cobrar o tiro lateral com os pés, outras também questionaram uma possibilidade de mudança na reposição da bola em jogo, mas ainda assim a ser realizada com as mãos. A diferença da reivindicação para o movimento atual, é que alguns defendem que seja permitido ao jogador cobrar o lateral para si mesmo, visando dar celeridade ao andamento da partida.


PÊNALTI SEM REBOTE
Alguns fãs do futebol argumentam que não deve ser permitido o rebote em cobranças de pênalti durante o tempo regulamentar. Defendem que, assim como acontece nas penalidades de desempate ao fim de algumas partidas, o segundo chute do jogador de linha não deve existir. A intenção, de acordo com quem argumenta, é evitar a invasão da área pelos outros jogadores - algo muito comum.

TEMPO DE JOGO
De 90 minutos para 60; algumas pessoas defendem que a duração de uma partida caia meia hora. O jogo seria dividido em dois tempos de trinta, e não haveria nenhum acréscimo; o cronômetro iria parar sempre que a bola saísse de disputa - inclusive nas substituições e cobranças de penalidades.


AUMENTO DAS TROCAS
Devido ao aumento da intensidade das partidas disputadas e da exigência física que o futebol atualmente requer, muitas pessoas pedem o aumento no número de substituições durante os noventa minutos em todos os campeonatos. Na Copa da Rússia, já foi permitido fazer uma quarta mudança de jogador, mas apenas durante a prorrogação - a partir das oitavas de final, portanto. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, é possível que os técnicos realizem até seis mudanças, mas em apenas três atos.


E você, concorda com a necessidade de alguma mudança nas regras do futebol? 


Rudiney Freitas