O que podemos aprender com o Poker e levar para a vida O poker, um dos jogos de cartas mais populares do mundo, possui várias regras que podem nos dar lições de vida gplus
   

O que podemos aprender com o Poker e levar para a vida

O poker, um dos jogos de cartas mais populares do mundo, possui várias regras que podem nos dar lições de vida

Confira Também

Muitas pessoas julgam o Poker como um jogo de azar (ou sorte). Dizem que quem tem as melhores cartas na mão vence. Mas isso não é verdade. Assim como na vida real, seu sucesso não depende de sorte, e sim de você. Quem sabe aproveitar suas chances, não desiste após uma queda, se mantém firme e forte a todo momento tem tudo para ser vencedor tanto na vida quanto na mesa de Poker. Veja algumas lições que o jogo de Poker nos ensina e que podemos levá-las para a vida:

- Administre e saiba utilizar seu dinheiro
Se você não quiser passar sufoco, é melhor controlar suas finanças. Assim como no Poker como na vida, você precisa saber o momento certo de gastar. Não saia apostando se tiver com uma mão ruim, e também não vá para a balada todo final de semana, caso não tenha verba suficiente para tal.

Um dos fatos mais comuns é se empolgar e perder tudo rapidamente. E depois para recuperar o dinheiro (ou fichas) é uma tarefa bem complicada. Por isso seja frio e calculista para administrar sua grana.

- Aproveite seus melhores momentos
Um fato em comum do Poker e de nossas vidas são os altos e baixos. ninguém consegue se manter na crista da onda sempre, assim como não teremos as melhores cartas o tempo todo. Entretanto, temos que saber aproveitar quando a fase é boa. Está tudo dando certo no trabalho? Continue assim, time que está ganhando não se mexe. Tem uma mão promissora? também saiba aproveitá-la para ganhar bastante dinheiro.

Mas preste atenção na empolgação, não ponha tudo a perder, mesmo quando as coisas estão caminhando positivamente.

- Controle seus sentimentos
Não, não estamos falando para você se tornar uma pessoa fria e sem emoção, apenas saiba controlar seus sentimentos. Você não deve deixar sua raiva, frustração ou felicidade tomar conta de você e influenciar nas suas decisões.

- Esteja no controle de tudo (ou quase tudo)
Nem sempre tudo sai como o planejado, mas saiba a hora de parar para não perder mais ainda. Se a sua mão não é boa o suficiente para continuar apostando ou a fase na sua vida não é das melhores, saiba dar um passo para trás e depois avançar.

Seja como uma flecha: se você está sendo puxada para trás, reúna forças para conseguir avançar com mais potência ainda. Mas jamais perca o controle da flecha, afinal, você não quer dar um tiro no escuro.

- Estratégia muda o jogo
Poker é um jogo de estratégia sim! Os melhores que vencem. Não adianta você possuir as melhores cartas se não souber o que fazer com elas. É preciso traçar estratégias a curto e longo prazo. Use essa mesma ideia para sua vida e obtenha muito sucesso.

- Não pare na primeira dificuldade e saiba perder
Essa talves seja a lição que mais se encaixa na nossa vida do dia a dia. Não podemos, em hipótese alguma abaixar a cabeça e desistir após uma derrota, muito pelo contrário, temos que tirar aprendizados dela para voltar ainda mais forte. Um erro muito comum é descontar um fracasso nas outras pessoas, ficar irritado e xingá-las não vai adiantar em nada, muito pelo contrário.

Não tem jeito, tanto na vida, quanto no poker nós iremos perder, mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. Cabe a você saber lidar com a derrota, descobrir o porque isso aconteceu e buscar sempre estar melhorando para que isso aconteça cada vez menos.

- Oportunidade perdida pode mudar o rumo das coisas
Agarre com unhas e dentes as oportunidades que você tiver, você não sabe se tera algo parecido novamente. Saiu com uma mão boa? Aproveite para ganhar o máximo de dinheiro possível. recebeu uma boa chance para crescer profissionalmente? Vá atrás do seu sonho!

- Preste atenção nas pessoas próximas
Estude todo mundo que te cerca: seus adversários, seus amigos, seus companheiros, quem está no comando das ações, quem é mais tranquilo. Veja tudo, preste atenção em tudo. Assim você poderá tentar prever o próximo passo que certa pessoa irá dar, e quem sabe, se adiantar a ela, tomando vantagem ou trabalhando em equipe com ele em prol de uma melhoria para todos.

Ouça mais e pense mais antes de tomar suas ações, com certeza você irá perceber uma grande melhoria.

- Saiba utilizar suas cartas
Nem sempre quem tem as melhores cartas ganha. Alguém com cartas piores sair vencedor é muito mais comum do que você imagina. Isso porque o jogador consegue persuadir seu adversário a pensar que ele está com uma mão ótima, quando na verdade não tem nada de valioso.

Na vida é a mesma coisa, nem sempre o profissional mais habilidoso será aquele com maior destaque. De nada adianta alguém ter inteligência de sobra, mas não sabe como utilizá-la. Cada um possui suas habilidades específicas, basta saber o momento certo de aplicá-las.

- Tome iniciativas e corra riscos
Se você não fizer nada para melhorar a sua situação, ela só tende a piorar (ou no mínimo não melhorar em absolutamente nada). É aquela velha história: camarão que dorme a onda leva. Tanto num torneio de poker, quanto na vida, você precisa correr riscos, mesmo que a vitória não seja certa. Além disso, pequenas vitórias acumuladas geram grande felicidade e resultados muito positivos.


Arthur Gabor