Conheça os esportes que mais exigem estratégia de seus praticantes Algumas atividades conhecidas como esportes de estratégias são grandes aliadas do no nosso cérebro gplus
   

Conheça os esportes que mais exigem estratégia de seus praticantes

Algumas atividades conhecidas como esportes de estratégias são grandes aliadas do no nosso cérebro

Confira Também

Uma das coisas mais importantes nos esportes é ter um plano estratégico. Há alguns específicos que não são tão conhecidos no Brasil como o futebol e o vôlei, por exemplo, que são bem dinâmicos. Modalidades como curling, poker e xadrez — assuntos que vamos abordar neste artigo — demandam um estilo de praticar mais pautado na estratégia do que na força.

Nós sabemos que a estratégia faz parte não só dos esportes, mas também na vida de um modo geral. Antes de discorrer sobre os planos estratégicos, é preciso defini-lo no âmbito esportivo.

A tática no esporte está vinculada no que o atleta ou jogador deve fazer (tomada de decisão) dentro de um plano estratégico. Segundo o autor Júlio Garganta, “a tática é entendida como algo que se refere à forma como os jogadores e as equipes gerem os momentos do jogo”.  

A estratégia no plano esportivo, entretanto, basicamente é definida antes de uma partida. É quando se define a abordagem que será executada. Por exemplo, em uma partida de tênis um jogador sabe que o oponente tem dificuldades para executar um determinado golpe. Antes do jogo ele e o seu treinador definirão uma estratégia para explorar o defeito técnico do oponente.

CURLING — Um dos esportes alternativos que exige um plano estratégico sólido é o Curling. Disputado no gelo, a modalidade lembra a bocha e, além da estratégia, pede dos competidores muita habilidade e precisão para colocar as pedras no alvo e também deslocá-las do oponente quando é necessário.

Em partidas olímpicas, o jogo é dividido em oito períodos e cada time tem direito de arremessar oito pedras. O time é considerado vencedor do período quando consegue deixar a pedra mais próxima do centro e, além disso, também soma pontos quando suas pedras estão mais próximas do alvo do que as do adversário. É considerada vencedor da partida a equipe que conseguir vencer mais períodos.

POKER — Outro esporte que exige bom nível de concentração e estratégia. O poker é um esporte de cartas mais popular do mundo que pode ser jogado por duas ou mais pessoas. Bastante dinâmico, ele possui algumas variações, que mudam algumas regras de acordo com a modalidade, são elas (as mais populares): five-card draw, seven-card stud, Omaha e Texas hold'em.

“O poker é um jogo em que se ganha com o cérebro”, cita Daniel Negreanu, jogador que é considerado como um dos melhores do mundo.

O Texas hold’em é a modalidade mais remota do poker e, claro, é também a mais popular nos casinos. Este estilo é muito usado nos principais campeonatos de poker espalhados pelo mundo, incluindo o PokerStars Championship, séries de torneios renomados que reúne os principais jogadores do mundo. Entre esses jogadores está o brasileiro André Akkari, considerado hoje um dos principais jogadores do esporte no país.

XADREZ — Considerado esporte por haver competição, ser praticado em alto nível e possuir uma entidade – a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), o xadrez automaticamente pede aos jogadores um eficiente plano estratégico para se dar bem. Não à toa a expressão “jogo de xadrez” é utilizada em muitos outros esportes para indicar que a partida será muito estudada.

O jogo de tabuleiro também promove vários benefícios à saúde comprovados cientificamente. O renomado jogador de xadrez e também campeão mundial Magnus Carlsen, por exemplo, tem uma tese que treinar o cérebro é tão importante quando treinar o corpo. E o campeão mundial ainda diz, “o cérebro é como um músculo, se você não usá-lo, pode perdê-lo”.