A evolução do fisiculturismo A primeira grande competição aconteceu na Inglaterra. Muita coisa mudou desde os tempos de Arnold gplus
   

A evolução do fisiculturismo

A primeira grande competição aconteceu na Inglaterra. Muita coisa mudou desde os tempos de Arnold

Confira Também

Poucos esportes evoluíram tanto nos últimos tempos quanto o fisiculturismo. Em uma modalidade em que a aparência é o que conta, a mudança visível.

A história do fisiculturismo começou ainda no fim do século XIX. Considerado o pai do fisiculturismo moderno e um dos homens mais fortes de sua época, Eugen Sandow foi o precursor do que ele viria a chamar de “performance de exibição de músculos”. Atleta de circo, Sandow conseguia levantar coisas muito pesadas, mas, o que mais chamava a atenção do público era sua musculatura escultural. Então, para entreter a galera, ele passou a fazer poses para evidenciar ainda mais seus músculos.

Em 1901, após fazer muitas exibições com intuito de difundir a modalidade na Europa e nos Estados Unidos, Sandow realizou, em Londres, o primeiro grande evento de fisiculturismo. Chamado de “The Great Competition” (A Grande Competição), o torneio tinha como objetivo definir quem possuía a mais “perfeita” musculatura. Para decidir o vencedor, três juízes – incluindo Sandow – usaram cinco critérios que, basicamente, são usados até hoje: desenvolvimento geral da musculatura, simetria, definição, condições de saúde e, por último, condição da pele. O campeão ganhou uma estátua do Eugen Sandow feita de ouro.

Anos depois, em 1950, uma réplica dessa mesma estátua foi dada ao ganhador do primeiro Mr. Universo organizado pela recém criada NABBA (Associação Nacional de Body Builder Amador) – a mais antiga representante do fisiculturismo mundial ainda em atividade. Nesta edição, o vencedor foi Steve Reeves, que nessa época começava sua carreira como ator. Após a competição, ele ganhou mais visibilidade e novas portas da indústria cinematográfica se abriram.

 

A partir dos anos 50, o fisiculturismo passou a evoluir a passos largos. O Mr. Universo começou a ocorrer anualmente e a ficar cada vez mais conhecido. Nessa época, o treinamento e a alimentação dos fisiculturistas passaram por grandes transformações, o que resultou em uma melhora no desempenho dos atletas. Esse período também foi muito marcado por grandes avanços na área científica, que, consequentemente, colaboraram para o surgimento de alguns esteroides anabolizantes – como o Durabolin e o Dianabol - que futuramente se tornariam populares entre os fisiculturistas.

Mr. Olympia, a maior e mais conhecida competição de fisiculturismo, só foi aparecer em 1965, sendo que o americano Larry Scott foi o primeiro a vencer a competição. Cinco anos depois, o Carvalho Austríaco Arnold Schwarzenegger viria a vencer esse torneio pela primeira vez. Campeão por sete edições do Mr. Olympia, ele se tornou o maior nome da história fisiculturismo e ajudou a popularizar ainda mais a modalidade. 

Em 1984, Lee Haney conquistou o primeiro de seus oito Mr. Olympia consecutivos – que o fez alcançar o posto de maior vencedor da história da competição. Seu recorde só viria a ser igualado 14 anos depois, quando, em 2005, Ronnie Coleman atingiu o posto mais alto do torneio pela oitava vez. Atualmente, o título pertence a Phill Heath, que neste ano espera ganhar o torneio pela sexta vez.

Muita coisa mudou desde os tempos que Arnold venceu seu último Mr. Olympia em 1980. O austríaco se tornou governador de um estado americano e o esporte cresceu – (quase) tanto quanto seus competidores. Veja algumas fotos que ilustram a evolução do fisiculturismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Guilherme de Souza Guilherme