Estilos de luta mais inusitados do UFC Algumas técnicas de combate não teriam muita chance contra os lutadores atuais, mas, no começo, era preciso testar gplus
   

Estilos de luta mais inusitados do UFC

Algumas técnicas de combate não teriam muita chance contra os lutadores atuais, mas, no começo, era preciso testar

Confira Também

Na história dos esportes de combate, o boxe sempre foi a modalidade que mais rendeu fama e dinheiro aos seus lutadores. Nomes como Marciano, Ali, Tyson e, mais recentemente, Mayweather, se eternizaram. Após décadas de sucesso do boxe, porém, outra modalidade ganhou espaço na mídia, o MMA (mixed martial arts ou artes marciais mistas).

Antes mesmo de ganhar o mundo o MMA já era praticado aqui no Brasil, mas com outro nome: vale-tudo. Um dos primeiros lutadores a iniciar este tipo de combate foi Carlos Gracie ainda nos anos 1920 e 1930. Aluno de Mitsuyo Maeda, Carlos Gracie aprimorou algumas técnicas do judô e criou um novo sistema de lutas, que posteriormente ficou conhecido como jiu-jitsu brasileiro (JJB). Para evidenciar a eficácia do JJB, Gracie convidava grandes lutadores de outras modalidades para uma luta sem restrições. Mesmo ao enfrentar adversários maiores e mais pesados, Gracie quase sempre saia vencedor.

Carlos Gracie e seu irmão, Hélio Gracie passaram os ensinamentos do jiu-jitsu para seus descendentes, que continuaram a tradição de desafiar lutadores de outras modalidades. Após anos de expansão do jiu-jitsu pelo Brasil, era hora de mostrar ao mundo a eficácia dessa arte. Então, em 1993, o filho de Hélio Gracie, Rorion Gracie criou o UFC, que incialmente tinha como objetivo identificar a arte marcial mais eficaz do mundo. 

Nos primeiros eventos, o UFC era bem menos regrado que atualmente e os lutadores não eram sequer separados por peso. Em meio a isso, surgiram cenas hilárias, como a luta entre Keith Hackney e Emmanuel Yarborough, que era 23 centímetros mais alto e 180 quilos mais pesado que seu oponente. Também foi nessa época que os mais variados estilos de luta tiveram espaço no UFC. Veja algumas modalidades estranhas para o UFC atual que participaram das primeiras edições do evento:

Sumô
Os lutadores do UFC de hoje em dia são ágeis e procuram evitar a gordura acumulada (com exceção do Roy Nelson). Entretanto, isso nem sempre foi assim. Na primeira edição do torneio, havia um representante do sumô, o havaiano Teila Tuli, que já tinha lutado sumô profissionalmente por três anos e pesava quase 200 quilos. Na primeira fase, Tuli enfrentou o carateca Gerard Gordeau. Com menos de 30 segundos de luta, o lutador de sumô perdeu o equilíbrio e caiu no chão ao ir seco para cima de Gordeau. Quando ele ainda tentava se levantar, Gordeau deu um chute na cara dele (ainda não havia regras que coibisse esse movimento), e o fez perder a luta e um de seus dentes. Após essa luta, Teila Tuli nunca mais entrou em um ringue de MMA. Atualmente, ele é ator e participa da série Hawaii Five-0.

Pencak silat
Pencak silat é um estilo de luta criado na Indonésia. Suas técnicas de combate, basicamente, se consistem em golpes baseados em animais e uso de armas brancas. Essa luta foi apresentada na segunda edição do UFC pelo espanhol Alberto Cerro Leon, o então campeão mundial da categoria. Pelas oitavas de final do UFC 2, Alberto Cerro enfrentou Remco Pardoel. Além de sua posição de guarda (bem diferente do estilo usado no MMA moderno), o lutador de Pencak Silat pouco mostrou sua arte marcial para o mundo. Logo nos primeiros segundos, Alberto Cerro levou a luta para o chão e perdeu por chave-de-braço após quase dez minutos de combate no solo. Depois dessa luta, Alberto Cerro nunca mais voltou a lutar MMA oficialmente.

San Soo
Apesar de não ter como princípio imitar os movimentos dos animais, o san soo é uma luta derivada do kung fu. Suas técnicas priorizam ataques em partes vitais e são mais voltadas para a autodefesa do que para a iniciativa de combate. Teoricamente, o san soo não é considerado esporte, mas nem por isso essa modalidade deixou de ter um representante no UFC. Sétimo dan em San Soo, Thaddeus Luster disputou o UFC 2 e foi eliminado logo na primeira fase por Frank Hamaker.

Kapu Kuialua
Kapu kuialua, ou apenas kuialua, é uma arte marcial desenvolvida no Havaí. Apesar de o kuialua fazer uso das armas criadas no Havaí, como o leiomano, o foco dessa luta é quebrar os ossos do inimigo.  Tradicionalmente, apenas guerreiros profissionais e membros da família real havaiana podiam aprender as técnicas do kuialua. Com o tempo, essa restrição deixou de existir e outras pessoas puderam aprender as técnicas dessa “arte de quebrar ossos”. Um dos mais famosos lutadores de kuialua é o californiano John Matua. Ele fez sua primeira luta de MMA no UFC 6, em 1995. Seu oponente era o também californiano David Tank Abbot, um dos mais ofensivos lutadores da história do UFC. Resultado: Matua até tentou agarrar Tank Abbot para quebrar os seus ossos, mas não conseguiu.  Lutador de kuialua ficou exposto e foi nocauteado com um soco aos 18 segundos. Depois do ocorrido, Matua continuou a lutar MMA, porém, depois de mais três derrotas e apenas uma vitória, ele resolveu abandonar o esporte. 

Ninjutsu
Os ninjas são conhecidos no mundo todo por serem sanguinários e agirem no escuro. Mas, quem disse que eles não sabem lutar às claras? Pela segunda edição do UFC o ninja americano Scott Morris foi à luta contra carateca Sean Daugherty e o finalizou com uma guilhotina. Como nesse UFC, os lutadores lutavam mais de uma vez por dia, na luta seguinte Scott Morris foi derrotado por Pat Smith. Depois disso, apesar de ter feito mais uma luta de MMA, Scott Morris nunca mais pisou em um ringue do UFC.


Guilherme de Souza Guilherme