Malhação para os mais velhos A idade avançada não te impede de se exercitar, mas é preciso saber quais são suas limitações antes de sair puxando ferro por aí gplus
   

Malhação para os mais velhos

A idade avançada não te impede de se exercitar, mas é preciso saber quais são suas limitações antes de sair puxando ferro por aí

Confira Também

Praticar esportes e manter uma vida saudável sempre faz bem, seja qual for a idade. É claro que depois dos 50, o corpo muda e a carga de exercícios não deve ser a mesma de tempos atrás. Mas se você tem disposição de sobra a ter uma saúde bacana, não deixe de manter seu corpo em forma e de viver com qualidade.

Primeiro passo

Antes de iniciar uma atividade física, qualquer pessoa precisa procurar um médico e realizar exames de check-up para verificar como anda sua saúde. Após este primeiro passo, é necessário realizar uma avaliação física antes de iniciar qualquer exercício. Basicamente, uma ergoespirometria (avalia o potencial aeróbio) e uma antropometria (verifica a altura e peso do aluno) conseguem checar o mais importante.  A avaliação da composição corporal e postural e um teste de flexibilidade também podem ajudar.
Com o resultado dos exames médicos e da avaliação física, a pessoa será conduzida a um treinamento elaborado de acordo com suas necessidades e objetivos.

Ao iniciar o treinamento, o professor deve prestar bastante atenção ao desempenho do aluno. Exercícios aeróbicos, caminhadas, musculação, flexibilidade, alongamento, flexionamento e ginástica (atividade em grupo) são exemplos de exercícios mais indicados para os homens acima de 50 anos. “A idade não é um limitante, somente em casos de alguma patologia. O aluno com idade acima dos 50 anos, deve buscar melhorar sua capacidade aeróbica, de força e de felxibilidade. O ideal é aumentar sua aptidão física”, diz o avaliador físico Mario Possi, da Needs Academia.
É aconselhável que o treino aconteça quatro, ou no mínimo 3 vezes por semana. “Não existe horário ideal, e sim aquele em que o aluno se sinta bem e não falte nas aulas”, finaliza.

Se você prefere praticar um esporte aliado aos exercícios físicos, o avaliador afirma: “Para se praticar um esporte é necessário ter uma boa aptidão física. Quando buscar por esportes, evite aqueles com maior contato físico, como por o futebol, basquete, handebol e esportes de alta intensidade como o tênis. A natação é sempre um bom exemplo”, completa o avaliador.

Importante

É sempre bom lembrar que as refeições antes do exercício devem ser uma extensão do programa de treinamento. Então, o melhor é consumir alimentos que você gosta e que sejam fontes ricas de carboidratos (de preferência, os carboidratos complexos, como batatas, arroz, massas, pães, bolos, biscoitos, frutas frescas, suco de fruta). Proteína e gordura antes de exercício físico, no way!
“Por ser rapidamente absorvido, digerido e por permanecer no estômago por menos tempo do que as proteínas e gorduras, o carboidrato é considerado o combustível ideal para o trabalho muscular, visando melhor desempenho”, afirma a nutricionista Priscila Serpa.

Seja cuidadoso com alimentos ricos em açúcar, como mel, balas, doces e refrigerantes e com os alimentos com alto índice glicêmico (sorvete com leite, melancia, açúcar refinado). Esses alimentos podem provocar um aumento rápido da glicose sangüínea provocando uma resposta imediata da insulina. Como conseqüência, você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante o treino.

Needs Academia
Avenida Açocê, 308 – Moema – São Paulo.
(11) 5054-5599
www.needs.com.br