10 lições para a vida de 'O Poderoso Chefão' Um dos maiores clássicos do cinema, O Poderoso Chefão transformou gerações de meninos em homens. Veja o que aprender com a obra gplus
   

10 lições para a vida de 'O Poderoso Chefão'

Um dos maiores clássicos do cinema, O Poderoso Chefão transformou gerações de meninos em homens. Veja o que aprender com a obra

Confira Também

Clássico do cinema cultuado principalmente pelos homens, 'O Poderoso Chefão' é uma obra atemporal. Baseada no livro escrito pelo autor Mario Puzo, a trilogia cinematográfica narra a história da família Corleone, desde sua ascenção mafiosa nas mãos do patriarca Don Corleone (Marlon Brando) até o fim do império por seu filho, Michael (Al Pacino).

LEIA TAMBÉM

Lançado há 45 anos, em 1972, o filme original carrega uma série de curiosidades que apenas contribuem para a fama e longevidade da obra. Por exemplo a presença de laranjas nos três filmes da série sempre indicar que alguém ia morrer ou que iria ocorrer algum atentado e a recusa do ator Marlon Brando em receber o Oscar por sua interpretação como Vito Corleone em protesto contra a discriminação feita por Hollywood aos índios americanos.

Com uma narrativa interessante, 'O Poderoso Chefão' é, acima de tudo, uma história sobre o confiança, lealdade, legado e arrependimentos. Por isso, vale a pena assistir a obra de Francis Ford Coppola várias e várias vezes em busca de todas as mensagens importantes que os filmes podem conter. 

A seguir, confira 10 lições para a toda vida que todo homem pode aprender ao assistir 'O Poderoso Chefão'.

#1| "NUNCA DEIXE OS OUTROS SABEREM O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO"

Expor o que você pensa é desvendar seus planejamentos, é contar seus segredos em público, permitir que interfiram nos mesmos direta e indiretamente e/ou se antecipem lhe prejudicando quando quiserem. Não fale demais!

#2| "MANTENHA OS AMIGOS PRÓXIMOS, E OS INIMIGOS MAIS PRÓXIMOS AINDA"

Inimigos não devem saber que são inimigos, muito menos vê-lo como inimigo, além do mais, manter a oposição por perto permite que você saiba o que eles estão planejando, dessa forma é possível se antecipar impedindo algo quando e como quiser.

#3| "NÃO ODEIE SEUS INIMIGOS, ISSO AFETA SEU RACIOCÍNIO"

Ao desenvolver raiva e ódio pelas pessoas que te prejudicam, você estará entrando em conflito interno onde a emoção está no poder. Ao se deixar levar pela razão, a resolução dos seus problemas será mais eficaz e precisa.

#4| "UM HOMEM QUE NÃO SE DEDICA À FAMÍLIA NÃO É UM HOMEM DE VERDADE"

Não adianta ser um herói no mundo dos negócios e não ser um herói para a família. Do que vale ser admirado na rua e não ser em casa? Se dedicar aos filhos e a esposa faz bem para a cabeça e é o combustível que você precisa para voltar à luta mais forte todos os dias.

#5| "AMIGOS E NEGÓCIOS: ÁGUA E AZEITE"

Amigos e negócios não devem se misturar, isso induz a tomar decisões não coerentes. As empresas familiares possuem maior probabilidade de falir. As pessoas que possuem sentimentos paternalistas nos negócios se dão mal com mais frequência.

#6| "SE TEM UMA COISA QUE A HISTÓRIA NOS ENSINA, É QUE SE PODE MATAR QUALQUER UM"

Tudo acaba, tudo por ser destruído. Inclusive você. É importante todo homem ter sempre isso em mente. Orgulho, raiva e arrogância levam a atitudes destrutivas que podem fazer você perder tudo o que conquistou em um piscar de olhos. 

#7| "MULHERES E CRIANÇAS PODEM SER DESCUIDADAS, MAS NÃO OS HOMENS"

Ainda hoje é comum que os homens se vejam na obrigação de assumir as principais responsabilidades do dia a dia, como ser o provedor da família e dar a última palavra em questões mais sérias. Para isso, é necessário ser firme e decidido, sem se dar ao luxo de ser descuidado ou relaxado.

#8| "SE A VIDA LHE NEGAR UM SONHO, SEJA FORTE O SUFICIENTE PARA LHE NEGAR UMA LÁGRIMA"

Nem sempre as coisas irão acontecer como desejado, isso é fato. A questão é como você irá reagir quando seus sonhos irem água abaixo - chorar e desistir ou ser forte e se reerguer. No fim, a sua escolha será a diferença entre o sucesso e o fracasso.

#9| "QUANDO FOI QUE RECUSEI UM ACORDO?"

Quem conhece Don Corleone sabe que ele é um homem que busca sempre resolver suas questões com acordos, jamais impondo seus desejos sobre os outros. Em sua visão, essa é a maneira mais curta de conquistar seus objetivos, além de garantir o respeito mútuo entre as duas partes envolvidas.

#10| "OS HOMENS MAIS RICOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM AMIGOS MAIS PODEROSOS"

Dinheiro de nada serve se você não tem pessoas do seu lado te apoiando e dando aquela ajuda que todos precisamos vez ou outra. Ter amigos influentes pode ser uma verdadeira mão na roda na hora de conseguir um novo emprego, conquistar a mulher dos seus sonhos e até mesmo te proteger contra qualquer um que queira tirar tudo isso de você.