Top 10: Momentos marcantes na carreira de Robert Plant Vocalista do Led Zeppelin fará série de shows no Brasil em outubro gplus
   

Top 10: Momentos marcantes na carreira de Robert Plant

Vocalista do Led Zeppelin fará série de shows no Brasil em outubro

Confira Também

Está confirmado! Robert Plant, um dos maiores vocalista do rock em todos os tempos, confirmou uma miniturnê pelo Brasil, com apresentações marcadas para o mês de outubro em seis capitais do País. Plant, que alcançou o estrelato mundial no Led Zeppelin, na década de 1970, está com um novo projeto, o The Sensational Space Shifters. Aos 64 anos, o astro vai tocar no Rio de Janeiro (18), Belo Horizonte (20), São Paulo (22), Brasília (25),Curitiba (27) e Porto Alegre (29). 
   
Para celebrar esta grande notícia para os roqueiros de plantão e os amantes da boa música, o AreaH selecionou os dez momentos mais importantes da carreira de Robert Plant. Em meio a glórias e momentos trágicos, o vocalista viveu experiências dignas de uma grande estrela do gênero. 

1 – O mundo conhece Robert Plant e o Led Zeppelin
Em 1968, o Led Zeppelin lança seu disco de estreia homônimo. A bolacha definiria novos caminhos com a introdução do hard rock. Fazendo um blues pesadão, Robert Plant, acompanhado de Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria), arregaçou o gogó em performances magistrais. Aos 20 anos, nascia uma estrela, uma das maiores do rock n’ roll. 

2 – Show no Madison Square Garden
Em 1973, o Led Zeppelin já era reconhecida como a maior banda do mundo. E a cereja do bolo foi a incrível temporada de shows no mítico Madison Square Garden, em Nova York, no ano de 1973. Os astros no auge e a histeria dos fãs foram registradas no documentário “The Songs Remains The Same”, lançado três anos depois e que lotou salas de cinema por todo o mundo.


3 – A morte de Karac
Em 1977, ainda ostentando o status de deuses supremos do rock, o Led vivia sua rotina dionisíaca de shows, quebradeiras de hotéis, orgias e grande consumo de bebidas e drogas. Mas um acontecimento trágico marcaria Robert Plant para sempre. Seu filho, Karac, de apenas cinco anos, morreu vítima de uma infecção estomacal. A turnê americana que se realizava foi encerrada no ato. O astro não teve a chance de se despedir do filho, que faleceu na Inglaterra. 

4 – John Bohnam morre. É o fim do Led
Início da década de 1980. Poucos acreditavam na continuidade da banda, apesar de ainda estarem em atividade. Mas o destino tratou de determinar o fim de uma das bandas mais cultuadas da história. No dia 25 de setembro daquela ano, seu grande amigo desde os tempos de juventude e baterista da banda, John Bonham, foi encontrado morto por um roadie. Bonzo morreu asfixiado pelo próprio vômito, depois de uma noite de muita bebedeira. Na época, disseram que ele ingeriu quarenta doses de vodka. Os outros três integrantes decretaram o término das atividades, já que não viam sentido continuar sem Bonham.

5 – Sucesso com os três primeiros discos pós-Zeppelin
Com o fim do Led Zeppelin, Robert Plant iniciou sua carreira solo. Que começou muito bem, por sinal. Seus três primeiros lançamentos – Pictures at Eleven (1982), The Principle of Moments (1983) e The Honeydrippers: Volume One (1984), que contou com a participação de grandes estrelas do rock, inclusive Jimmy Page – fizeram relevante sucesso. Destaque para as baladas “Big Log” e “Sea of Love”, cover do clássico de Phil Phillips, gravado originalmente em 1959.


6 – Reunião da banda no Live Aid, em 1985
Causas humanitárias são sempre bom motivos para repensar decisões anteriormente vistas como “sem volta”. Com o baterista do Genesis, Phil Collins, no lugar de Bonham, o Led se reúne no festival Live Aid, em 1985, que angariou recursos para ajudar as vítimas da fome na Etiópia. Apesar da atuação um pouco abaixo de nível “Zeppelin de qualidade”, os fãs não ligaram nem um pouco e aproveitaram cada segundo que tiveram para matar a saudade dos ídolos.

7 – Holywood Rock
Em duas edições do festival Hollywood Rock, em 1994 (sozinho) e 1996 (ao lado de Jimmy Page), Robert Plant realizou o sonho dos fãs brasileiros que sonharam por muito tempo pela oportunidade de escutar a voz do Led Zeppelin. Com lotação máxima, em shows realizados no Rio e em São Paulo, as apresentações, apesar de as cordas vocais não serem as mesmas de antes, estão marcadas para sempre na memória de cada testemunha desses concertos.

8 – Reunião com os companheiros do Led e o filho de Bonham
Para êxtase dos fãs do mundo todo, em 2007, o Led Zeppelin anunciou o retorno aos palcos para uma apresentação em memória de Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records, gravadora com quem a banda tinha contrato, e grande incentivador do grupo no início de carreira. Em caráter beneficente, o evento aconteceu na O2 Arena, em Londres, no dia 26 de novembro daquele ano, e teve o filho do baterista original, Jason Bonham, em seu lugar. O mundo todo falou do concerto. Mas depois de muitas especulações sobre a volta da banda, o próprio Plant disse que era contra.



9 – Comandante do Império Britânico
Em 2008, Robert Plant, o roqueiro cabeludo e figura representativa da tríade sexo,drogas e rock n’ roll dos anos 1970, recebeu, em 31 de dezembro de 2008, o título de Comandante do Império Britânico da Rainha Elizabeth II. 

10 – Prêmios Grammy em projeto com Alison Krauss
Plant deixou o rock um pouco de lado para se dedicar ao blue grass, uma espécie de country, em parceria com a americana Alison Kraus. O disco “Raising Sand” rendeu frutos além das expectativas, já que a dupla foi agraciada com cinco prêmios Grammy.