12 álbuns para você ouvir um por mês em 2019 Cada mês tem suas particularidades, e nada melhor do que harmonizá-los com boa música gplus
   

12 álbuns para você ouvir um por mês em 2019

Cada mês tem suas particularidades, e nada melhor do que harmonizá-los com boa música

Confira Também

A música é uma das mais belas expressões artísticas do ser humano. É com ela que alguns se deparam ao acordar com o tilintar do despertador. Outros colocam uma boa canção para faxinar a casa, e há até os que ousam arriscar algumas notas - nem sempre muito afinadas - debaixo do chuveiro.

Companhia de todo mundo em diversos momentos, dos mais alegres aos mais tristes, a música é parceira de dia a dia, de semana, e, claro, durante o ano todo.  

LEIA TAMBÉM




E já que 2019 está começando, e com ele muitos planejamentos são feitos, por que não planejar também o que ouvir durante os próximos meses? E pode ser melhor ainda: que tal ouvir um álbum diferente por mês durante o ano todo?

O AreaH recomenda para você 12 álbuns, de diversos estilos musicais, para você curtir em 2019; confira:

#1 - JANEIRO: THE ROLLING STONES (1964)
Janeiro é tempo de se planejar e começar as atividades da melhor maneira possível. Os desejos para os próximos meses? Para boa parte das pessoas, são longevidade na vida e muita prosperidade, nos mais diversos aspectos. E de longevidade e prosperidade os 'Rolling Stones' entendem. Já são mais de 56 anos de carreira, com Grammy's na coleção e reconhecimento como uma das maiores e melhores bandas de todos os tempos. O primeiro álbum é homônimo da banda e foi lançado em 1964, com 12 faixas. As músicas apresentaram logo de cara quem eram os 'Stones' e o que se propunham a fazer: abalar o cenário do Rock.


#2 - FEVEREIRO: JORGE BEN (1969)
O segundo mês do ano no Brasil é famoso pelas festas de Carnaval, mesmo que às vezes as festividades aconteçam em março, como em 2019. E poucas músicas são tão representativas desse período como "Paraíso Tropical", de Jorge Ben Jor. A letra exalta as belezas do país e o ânimo pelas festas. "Moro! / Num País Tropical / Abençoado por Deus / E bonito por natureza / (Mas que beleza!) / Em fevereiro (Em fevereiro!) / Tem carnaval (Tem carnaval!)". A canção faz parte do álbum "Jorge Ben", de 1969, que também tem outras faixas relacionadas a seus amores femininos. Ouvir o álbum completo é mais do que satisfação musical, é motivo para fazer festa.


#3 - MARÇO: EM PLENO VERÃO (1970)
Elis Regina é uma das maiores cantoras que o Brasil já teve, seu vigor nas performances encantavam todos que a ouviam. É uma das grandes representantes quando fala-se em personagens femininos do país, e boa figura para escutar em um mês também conhecido por abrigar o Dia Internacional da Mulher. Elis lançou em 1970 o álbum "Em Pleno Verão", em parceria com outros grandes nomes da MPB nacional. A artista canta canções compostas por Caetano Veloso, Roberto Carlos, Gilberto Gil e Tim Maia, no esplendor de sua voz. Não apenas em março, mas em outros meses, Elis é uma voz que merece ser ouvida. 

#4 - ABRIL: TUPI OR NOT TUPI (2016)
Fabio Brazza é um jovem cantor no cenário da música brasileira. Porém, tanto no Hip-Hop quanto no Samba, o artista demonstra profundidade que adquiriu também como neto do poeta concretista Ronaldo Azeredo. Em seu álbum "Tupi or not Tupi", Brazza bebe do Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade para estabelecer suas músicas com uma ideia clara: os "brasileirismos". Com as faixas "Aiyra ibi aba" e "Imagina como seria", o cantor aborda mazelas nacionais, mas não deixa seu olhar positivista de lado no álbum, como demonstra em "A gente gosta de inventar", em parceria com os repentistas Caju e Castanha. Brazza mistura o que enxerga de Brasil em um álbum delicioso para ouvir no mês em que o país foi "descoberto".


#5 -  MAIO: CRAZY LOVE (2009)
Um álbum que pode representar bem o mês de maio é "Crazy Love", do artista canadense Michael Bublé. Além da qualidade musical por si só, reconhecida pela crítica internacional, a produção tem canções bem reflexivas sobre a vida, amor e, claro, sobre maio. A música "End of May" é uma das principais da obra e traz sentimentos em ebulição do eu lírico à tona. Além disso, provoca o ouvinte a pensar em dias que podem ser mais triunfantes em um ano que está chegando na metade e pode sempre melhorar. Outras faixas conhecidas como "Haven't Met You Yet" e "Hold On" compõem o premiado álbum.


#6 - JUNHO: DOIS (1986)
Em junho há o Dia dos Namorados, comemorado na segunda semana do mês. E é difícil falar de amor no meio musical sem lembrar de imediato da canção "Eduardo e Mônica", da banda brasiliense "Legião Urbana". A música faz parte do disco "Dois" e retrata um casal de estilos diferentes e ao mesmo tempo com sentimentos em comum - tradicional em muitas duplas amorosas por aí. A canção de 1986 é um dos maiores sucessos da carreira da banda liderada por Renato Russo e está em um álbum rico, que também tem músicas clássicas como "Tempo Perdido" e "Índios". 

#7 - JULHO: BACK TO BLACK (2006)
Em 23 de julho de 2019 completará oito anos que o mundo da música perdeu uma de suas maiores vozes, Amy Winehouse. Em 2011, a cantora partiu deixando fãs tristes, e, ao mesmo tempo, frustrados, já que um talento não pôde ir em frente devido aos problemas pessoais. Amy, uma grande representante da Soul Music e do R&B, lançou em 2006 "Back to Black", um de seus álbuns mais famosos. Na composição da premiada obra, há faixas consagradas da artista, casos de "Rehab", "You know I'm no good" e "Wake up alone". Logo após a morte de Amy, o álbum novamente voltou a ser um dos mais vendidos no Reino Unido. 


#8 - AGOSTO: SONGS OF FAITH (1956)
O ano passado também foi de perdas para o meio musical. Aretha Franklin, uma das maiores cantoras de todos os tempos, morreu aos 76 anos. Em agosto de 2019, completará um ano de sua partida, e nada melhor do que homenagear essa lenda da música ouvindo seu primeiro disco, "Songs of Faith". No álbum inaugural, Aretha encanta com seu timbre, em especial na faixa "Precious Lord (Part One)". 


#9 - SETEMBRO: AMERICAN IDIOT (2004)
A banda Green Day lançou em setembro de 2004 o álbum "American Idiot", com canções que se tornaram referência de trabalho da banda. "Wake me up when september ends", inclusive, é uma delas. A letra composta pelo vocalista Billie Joe Armstrong transmite um sentimento de perda e lamento pelas coisas que o eu lírico já passou. "Minha memória descansa / Mas nunca esquece o que perdi / Me acorde quando setembro acabar", diz uma das estrofes da canção. Quando setembro de 2019 chegar, lembre-se de ouvir  as faixas de "American Idiot".

#10 - OUTUBRO: THE EMINEM SHOW (2002)
No décimo mês deste ano, o rapper Eminem completa 47 anos de vida. E para apreciar um pouco da capacidade deste artista em outubro, uma boa dica é ouvir um de seus primeiros álbuns lançados, o "The Eminem Show". A produção com vinte faixas mostra a destreza do rapper com o microfone e tem algumas músicas em parceria com o lendário Dr. Dre. As famosas canções "Without me" e "Till I collapse" marcam presença no álbum.    


#11 - NOVEMBRO: USE YOUR ILLUSION I (1991)
A banda estadunidense Guns N' Roses lançou, em 1991, um dos álbuns mais famosos da história do grupo: "Use Your Illusion I". A composição de 16 faixas tem músicas que se tornaram grandes sucessos ao longo da carreira da banda, casos de "Don't Cry", "Perfect Crime" e "November Rain". A última, sugestiva para ouvir em novembro - e qualquer mês - de todos os anos, é uma ode. Com um dos maiores solos já executados pelo guitarrista Slash, "November Rain" é uma das mais sugestivas canções do álbum.    


#12 - DEZEMBRO: TEMPOS MODERNOS (1982)
Dezembro é um mês que muitas pessoas tiram para refletir sobre o que enfrentaram durante o ano, além de já mirar o que esperam na próxima jornada. Há quem vislumbre "um novo começo de era / De gente fina, elegante e sincera", como na música "Tempos Modernos", de Lulu Santos. A canção do artista brasileiro é uma entre as onze do álbum homônimo, lançado em 1982. Na composição, há letras que remetem ao desejo e tem um ritmo empolgante, como "Bole Bole" e "Areias Escaldantes". O álbum de Lulu Santos é uma boa maneira de terminar o ano em alto astral e grande estilo. 


Rudiney Freitas