Os 13 melhores filmes de samurai de todos os tempos Separamos os melhores filmes já produzidos sobre os honrados guerreiros samurais e suas histórias de honra, justiça e espadas gplus
   

Os 13 melhores filmes de samurai de todos os tempos

Separamos os melhores filmes já produzidos sobre os honrados guerreiros samurais e suas histórias de honra, justiça e espadas

Confira Também

Poucos personagens históricos são tão admirados quanto os samurais. Elite militar do Japão feudal, esses guerreiros seguiam os princípios do Bushido (caminho do guerreiro), que pregava disciplina, lealdade, honra e coragem. Suas espadas, chamadas de katanas, eram sua marca registrada, e um guerreiro deveria treinar arduamente para aperfeiçoar suas habilidades de combate com elas. E além de inspirarem a criação dos cavaleiros Jedi de Star Wars, os samurais foram também tema de dezenas de outros filmes.

LEIA TAMBÉM

E nenhum diretor de cinema destacou-se tanto no gênero chambara (sobre batalha de espadas) quanto seu criador, o cineasta japonês Akira Kurosawa. Em seus 50 anos de carreira, Kurosawa dirigiu 30 filmes, quase todos sobre os samurais. Entre alguns de seus melhores trabalhos, destacam-se obras como Os Sete Samurais - que inspirou o faroeste Sete Homens e Um Destino -, Yojimbo - O Guarda-Costas, Rashomon e Trono Manchado de Sangue. Em 1989, Kurosawa foi premiado com um Oscar pelo conjunto de sua obra.

A seguir, confira quais são os 13 melhores filmes de samurai da história do cinema que todo fã do gênero precisa assistir.

#1 - OS SETE SAMURAIS (1954)

Considerada por muitos como a obra máxima do gênero chambara, Os Sete Samurais conta a história de sete guerreiros samurais que são recrutados para ajudar e ensinar uma pequena vila japonesa a se proteger contra perigosos bandidos. O filme inspirou Sete Homens e um Destino, refilmagem americana de 1960 dirigida por John Sturges e que trazia sete cowboys no lugar dos samurais.

#2 - YOJIMBO - O GUARDA-COSTAS (1961)

Um dos filmes mais aclamados de Akira Kurosawa, Yojimbo narra a história do ronin (um samurai sem mestre) Sanjuro Kuwabatake, que vaga pelo Japão em busca de trabalhos. Ele chega a um pequeno vilarejo dominado por violentos conflitos entre duas gangues rivais e as convence a contratarem seus serviços, enquanto as manipula para tentar livrar a cidade da violência que elas geram.

#3 - HARAKIRI (1962)

Em Harakiri, dirigido por Masaki Kobayashi, outro grande nome dos filmes de samurai, o ronin Hanshiro Tsugumo bate à porta de Kageyu Saitô, um poderoso senhor feudal, e pede permissão para cometer o harakiri (ritual suicida japonês) em sua casa. Saitô, na tentativa de dissuadi-lo, lhe conta a história do samurai Motome Chijiwa, que havia feito aquele mesmo pedido a ele antes.

#4 - TRONO MANCHADO DE SANGUE (1957)

Nessa adaptação da peça Macbeth, de William Shakespeare, o diretor Akira Kurosawa transporta a história de um regicídio e suas consequências para o Período Sengoku japonês. No filme, os samurais Taketoki Washizu e Yoshiaki Miki retornam de uma batalha e encontram um espírito que lhes revela um futuro de riqueza e poder. E começa uma conspiração que terminará em sangue derramado.

#5 - SANJURO (1962)

Nessa continuação direta de Yojimbo - O Guarda-Costas (1961), o filme mais bem sucedido de Akira Kurosawa, o sábio e experiente ronin Sanjuro Tsubaki une-se a um grupo de samurais jovens e idealistas para limpar sua cidade da corrupção, que eles acreditam ser culpa de um homem velho e feio. Mas Sanjuro os ajuda a ver que aparências muitas vezes podem enganar e os lidera na missão.

#6 - REBELIÃO (1967)

Neste filme dirigido por Masaki Kobayashi, o velho samurai Isaburo Sasahara, vassalo do daimiô (senhor de terras) Masakata Matsudaira, precisa ajudar seu filho a resgatar a esposa, Ichi, uma ex-concubina do daimiô que é sequestrada pelo mesmo para servi-lo novamente. Isaburo então enfrenta seu senhor e seus assassinos para resgatar Ichi e levá-la de volta para sua casa.

#7 - RASHOMON (1950)

Vencedor do Leão de Ouro do 12º Festival de Cinema de Veneza e indicado a dois Oscars, Rashomon foi o trampolim da carreira de Akira Kurosawa. Neste filme, que adapta os contos Rashomon e No Matagal, de Rynosuke Akutagawa, um lenhador, um sacerdote e um camponês abrigam-se juntos de uma tempestade. Lá, eles recontam um crime de estupro e assassinato sob seus diferentes pontos de vista.

#8 - A FORTALEZA ESCONDIDA (1958)

Filme que inspirou o diretor George Lucas a criar a trama de Uma Nova Esperança, a obra A Fortaleza Escondida, também de Akira Kurosawa, conta a saga dos camponeses Tahei e Matashichi, que durante seu retorno para casa encontram o general Rokurota Makabe escoltando os tesouros de um poderoso clã. Eles planejam roubá-lo, sem saber que o general escolta também a princesa Yuki.

#9 - A ESPADA DA MALDIÇÃO (1966)

Considerada a obra-prima do diretor Kihachi Okamoto, o filme A Espada da Maldição conta a história de Ryunosuke Tsukue, um exímio e temido samurai que vaga pelas aldeias espalhando morte a todos que entram em seu caminho até encontrar um guerreiro tão hábil quanto ele para enfrentá-lo. Depois de assassinar um oponente, Ryunosuke passa a ser perseguido por seu vingativo irmão.

#10 - O CONTO DE ZATOICHI (1962)

O primeiro de uma série de filmes sobre o personagem, O Conto de Zatoichi, dirigido por Kenji Misumi, conta a história de Zatoichi, um personagem cego, com sentidos apurados, habilidades de acupuntura e massagem afiadíssimas, jogador de cartas imbatível e mestre no uso da espada. Com um passado misterioso, Zatoichi é contratado por um líder da Yakuza para protegê-lo de um rival. 

#11 - SAMURAI ASSASSINO (1965)

Em Samurai Assassino, o ronin Niiro Tsurichiyo, filho ilegítimo de um poderoso nobre, une-se a outros clãs para derrubar o ministro Ii Naosuke, a mão direita do xogunato (ditadura militar feudal japonesa), após uma decisão impopular. O filme foi dirigido por Kihachi Okamoto e baseado em um livro que conta a história real do Incidente Sakuradamon, que foi resultado dessa revolta. 

#12 - LOBO SOLITÁRIO: A ESPADA DA VINGANÇA (1972)

Baseado no elogiado mangá de Kazuo Koike e Goseki Kojima, Lobo Solitário: A Espada da Vingança conta a história de um samurai, Ogami Itto, e seu filho pequeno, Daigoro, que vagam pelo Japão feudal em busca de vingança após uma conspiração política que tirou a vida da esposa de Itto. O primeiro de uma série de seis filmes, Lobo Solitário foi dirigido por Kenji Misumi.

13 - TIRANIA (1969)

Nesse filme de Hideo Gosha, o samurai Magobei abandona o clã, a esposa e a cidade onde mora e torna-se um ronin após seu grupo cometer um massacre contra todos os moradores de uma vila de pescadores. Anos depois, os mesmos samurais que ele havia abandonado planejam um novo massacre e decidem matar Magobei para silenciá-lo. Começa a luta pela vida e um acerto de contas.


Luis Carvalho