12 séries de época que você precisa assistir Situadas em tempos distantes do nosso, essas séries trazem conhecimentos importantes e reflexões pertinentes ao mundo atual gplus
   

12 séries de época que você precisa assistir

Situadas em tempos distantes do nosso, essas séries trazem conhecimentos importantes e reflexões pertinentes ao mundo atual

Confira Também

Nunca produziu-se tantas séries de boa qualidade, interessantes e relevantes quanto nesses tempos de Netflix e concorrentes. E em busca de novos temas e histórias que valham a pena ser contadas nas telinhas, é comum que os produtores voltem sua atenção para grandes sucessos literários, filmes já existentes e até mesmo histórias em quadrinhos que tenham potencial para conquistar o grande público. Mas, vez ou outra, é comum vermos também as séries de época conquistarem seu merecido espaço na lista dos fãs.

LEIA TAMBÉM

E não é para menos: com boas atuações, figurinos impecáveis e cenários grandiosos, essas séries reconstroem episódios históricos importantes quase sempre pouco conhecidos, adicionando, é claro, boas doses de drama, aventura e romance típicos das produções atuais, mas que não prejudicam em nada a história que está sendo contada e as várias lições transmitidas.

Se você também adora maratonar uma boa série de época, e ainda ganhar uma boa aula de História para entender melhor os dias atuais, indicamos a seguir as que você não pode deixar de ver:

#1 - VIKINGS

Uma das séries de maior sucesso atualmente e já caminhando para sua tão aguardada sexta temporada, o drama histórico Vikings foi escrito e criado pelo produtor e roteirista inglês Michael Hirst para o canal canadense History. Baseada nas sagas de um dos heróis nórdicos mais lendários, a série acompanha as explorações de Ragnar Lothbrok e família, desde sua humilde origem como fazendeiro sonhador até sua ascensão como rei escandinavo temido e respeitado, conhecido como "flagelo da Inglaterra".

#2 - MARCO POLO

Uma das primeiras grandes séries originais do serviço de streaming Netflix, Marco Polo retrata os primeiro anos do jovem Marco Polo (Lorenzo Richelmy) na corte de Kublai Khan (Benedict Wong), neto do conquistador Gengis Khan e líder do Império Mongol. Criada e produzida pelo roteirista e produtor John Fusco, a série teve um investimento estimado em 90 milhões de dólares. Depois de duas ótimas temporadas, com 10 episódios cada, a série foi cancelada com um prejuízo estimado em US$ 200 milhões.

#3 - SPARTACUS

Baseada em uma das histórias mais famosas da Roma Antiga - a do escravo que se torna um gladiador e lidera uma revolta de escravos -, imortalizada no cinema por Stanley Kubrick e Kirk Douglas em 1960, Spartacus acompanha Espártaco (Andy Whitfield), que é sentenciado à morte numa arena após desafiar o comando de Cláudio Glabro. Mas ele sobrevive e é comprado para lutar na arena e entreter o povo enquanto planeja uma maneira de sobreviver para retornar para casa e encontrar sua amada esposa Sura.

#4 - MÉDICI: MASTERS OS FLORENCE

Durante a época do Renascimento italiano, a próspera Casa dos Médici destacou-se como patrocinadora de grandes artistas. Medici: Masters of Florence retrata a ascensão da família do ponto de vista de Cosme de Médici (Richard Madden), que após o assassinato de seu pai, precisa assumir os negócios da família. Traições, conspirações, assassinatos e romance marcam a série, que apesar de possuir alguns erros históricos pouco graves não deixa de divertir e inspirar reflexões sobre legado, propósito e família.

#5 - PEAKY BLINDERS

No início do século 20, após a Primeira Guerra Mundial, a gangue conhecida como Peaky Blinders aterroriza os moradores da cidade de Birmingham, na Inglaterra. A série, que leva o nome da gangue, conta a história da quadrilha liderada por Thomas Shelby (Cillian Murphy), um sobrevivente da guerra atormentado pelos horrores do conflito. Cheia de violência, armações, crimes e todo o charme da máfia britânica dos anos 20, Peaky Blinders é a série de gângster que todo fã de O Poderoso Chefão estava esperando.

#6 - THE TUDORS

Baseada na história do rei Henrique VIII de Inglaterra, mais especificamente desde seus primeiros anos até seus últimas dias de reinado, a série The Tudors nos apresenta um jovem rei que não está nos livros de história: atraente e poderoso, mas que não tem os assuntos de Estados entre suas prioridades. A trama, dividida em quatro temporadas, é recheada de paixão, ambição e traição, sem deixar de lado também histórias conhecidas com a relação do monarca inglês com Catarina de Aragão e Ana Bolena. Imperdível.

#7 - DA VINCI´S DEMONS

Escrita e dirigida por David S. Goyer (Batman: O Cavaleiro das Trevas), a série Da Vinci's Demons nos leva de volta ao auge do Renascimento italiano para acompanhar a juventude do gênio Leonardo da Vinci, que viria a ser conhecido no futuro tanto por sua arte quanto por suas invenções. Na trama, porém, Leonardo ganha uma aura de herói de ação que precisa resolver casos misteriosos enquanto luta para libertar as pessoas da influência de líderes poderosos que desejam dominá-las. Bem divertido!

#8 - BOARDWALK EMPIRE

Ambientada nos Estados Unidos pós-Primeira Guerra Mundial, Boardwalk Empire é uma adaptação do livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City, de Nelson Johnson. A trama da série gira em torno de Enoch 'Nucky' Thompson (Steve Buscemi), tesoureiro de Atlantic City que mantém negócios com mafiosos e políticos da região. O primeiro episódio foi dirigido por Martin Scorsese (Os Infiltrados). Para os mais nostálgicos, vale a pena conferir.

#9 - THE BORGIAS

Baseada na história real de uma das famílias mais poderosas e influentes da Itália durante o Renascimento, os Bórgias, a série estrelada por Jeremy Irons esmiuça os bastidores da ascensão da dinastia Bórgia ao alto clero da Igreja Católica Romana pelo patriarca Rodrigo Bórgia e seus filhos, Cesare a Lucrezia. Utilizando-se de crimes, adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato (especialmente por envenenamento), Rodrigo é eleito o Papa conhecido como Alexandre VI.

#10 - BLACK SAILS

Inspirada no famoso romance histórico A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson - que ganhou inúmeras adaptações e homenagens no cinema -, Black Sails conta histórias anteriores à obra original e nos apresenta ao temido capitão pirata Flint e sua tripulação, empenhados em encontrar e possuir um enorme tesouro espanhol que promete mudar suas vidas. Com doses generosas de aventura, intriga e ação em alto-mar, Black Sails é uma série de pirataria que homem algum deveria perder.

#11 - ROME

Utilizando como pano de fundo a Roma Antiga do século I a.C. e personagens baseados em figuras reais, a série Rome acompanha a jornada dos soldados legionários Lucius Vorenus e Titus Pullo, que testemunham os acontecimentos políticos a partir de 52 a.C., quando o general romano Júlio César tenta transformar a República Romana em um Império. Considerada uma das séries mais caras da história da televisão, com um gasto médio de 100 milhões de dólares, Rome recebeu inúmeros prêmios e indicações.

#12 - THE MUSKETEERS

Diretamente das páginas no romance clássico Os Três Mosqueteiros, do escritor francês Alexandre Dumas, a série The Musketeers nos transporta para uma ficcional Paris em 1630, onde se desenvolve a história de D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis, um grupo de mosqueteiros bem treinados que lutam para proteger seu rei. Recheado durante suas três temporadas com muita aventura, romance e heroísmo à moda antiga, a série tem a missão de introduzir o público mais jovem e moderno ao universo do escritor.


Luis Carvalho