5 lições que a vida e obra de Johnny Cash pode nos ensinar O Homem de Preto, como é conhecido pelos fãs, é considerado um dos músicos mais influentes do século 20 gplus
   

5 lições que a vida e obra de Johnny Cash pode nos ensinar

O Homem de Preto, como é conhecido pelos fãs, é considerado um dos músicos mais influentes do século 20

Confira Também

"Às vezes eu sou duas pessoas. Johnny é o agradável. Cash causa problemas." 

O cantor, considerado um dos maiores músicos do século 20, nasceu no Arkansas (EUA), em 1932, e morreu na cidade americana de Nashville, em 2003. Cash teve uma carreira de sucesso por décadas, e dividiu trabalhos com grandes artistas, como Elvis Presley, Bob Dylan e Ray Charles. 

Em suas obras ao longo dos anos na ativa, misturou estilos, como o Rock e o Country - ritmo esse no qual se tornou referência. 

LEIA TAMBÉM 

Johnny lançou álbuns de estúdio, outros ao vivo, além de uma infinidade de singles. Também coleciona 'hits', como "The Man Comes Around", "Man in Black" e "Hurt" - apesar de não ser sua composição, a música da trilha sonora do filme Logan é muito conhecida também pela interpretação do Homem de Preto. 

Apesar da fama, Cash passou por períodos difíceis, como qualquer pessoa. As dificuldades que apareceram em sua vida, no entanto, ajudaram a construir a identidade de um dos maiores músicos que o mundo já teve. Algumas de suas maneiras de encarar a vida podem servir até de lição para nós.


| DIVERSIDADE 
Uma das coisas que mais caracterizam Johnny Cash é sua diversidade. De fato, o Homem de Preto não se prendia a gêneros. Começou cantando músicas Gospel, depois começou a lançar músicas no estilo Country - em que virou grande referência, e também tem canções com uma pegada maior do Rock. 

Trabalhou muitas vezes sozinho, mas também se dispôs a cantar com lendas da música, como Ray Charles e o considerado rei do Rock, Elvis Presley. Em algumas canções, é até difícil definir em apenas um gênero musical as músicas de Cash. Folk, Country, Rock... Johnny não deixava que os rótulos o definissem e evoluía com a diversidade.

| VALORIZAR AS PESSOAS 
Por de ter se envolvido com drogas, polêmicas e ter sido preso algumas vezes, talvez não seja muito fácil pensar que Johnny Cash prezava quem estava ao seu lado. Mas, além da valorização das relações que tinha com estrelas da música e sua evolução com elas, Johnny também amou. 

O nome que personificou esse sentimento tenro é June Carter. A também cantora e compositora foi casada com o Homem de Preto de 1968 até 2003. Em 1994, Cash escreveu uma carta para a amada, que é tida como uma das mais bonitas de todos os tempos. Nela, Johnny declara seu amor pela esposa e a importância dela em sua vida. 

"Você é o objeto do meu desejo, a razão na Terra para a minha existência."

| SENSIBILIDADE 
A facilidade com que Cash colocava sentimento em suas músicas é algo nítido para quem ouve. Com sua voz potente, dava ainda mais vida aos versos que, muitas vezes, não foram escritos por ele. 

É o caso do sucesso "Hurt", lançado em 1995 pela banda Nine Inch Nails e que ganhou ainda mais projeção na voz de Johnny, quando fez um cover da canção em 2002. A maneira característica em que Cash canta dá ainda mais dramaticidade à famosa canção da banda norte-americana. 

Johnny também fazia questão de tocar em penitenciárias; questionador que era, essa foi uma maneira de demonstrar sua insatisfação com o sistema prisional vigente. Como o público não podia ir até ele, Cash foi até o público. Foi dentro de uma penitenciária que gravou um de seus mais famosos álbuns, "Johnny Cash At Folsom Prison", em 1968.  

| FRAQUEZAS 
Todas as pessoas têm forças e fraquezas dentro de si, e admiti-las nem sempre é algo ruim, pode também fazer parte do processo de busca pela melhoria de si próprio. Cash utilizava as letras das canções para transparecer suas fraquezas e inseguranças; vale lembrar que o cantor passou por problemas sérios com o álcool e precisou contar com sua família e amigos para superar essa barreira. 

O que incomodava Johnny utilizou como combustível para cantar. "I focus on the pain, the only thing that's real" (Eu me concentro na dor, a única coisa que é real), em tradução livre.



| EVOLUÇÃO 
O temperamento explosivo é uma das características mais conhecidas de Johnny Cash; algumas vezes se meteu em encrencas e já foi até preso. Indissociavelmente, os sentimentos e experiências mais ácidas que o cantor viveu estiveram muito presentes em suas músicas ao longo da carreira. 

Quando mais velho, no entanto, Cash se mostrou mais reflexivo. As canções presentes eu seus últimos albuns têm versos mais meditativos, ideais para questionar nosso posicionamento no mundo. Uma mudança, metamorfose na vida e carreira de Johnny Cash.   


Rudiney Freitas