10 bons filmes de ação de Chuck Norris para matar a saudade dos anos 80 Com poucas falas e muita pancadaria, os filmes de Chuck Norris provam que o ator merece a fama de durão que leva. Confira gplus
   

10 bons filmes de ação de Chuck Norris para matar a saudade dos anos 80

Com poucas falas e muita pancadaria, os filmes de Chuck Norris provam que o ator merece a fama de durão que leva. Confira

Confira Também

Chuck Norris é uma lenda viva, você deve concordar. O artista de artes marciais e ator americano é um dos maiores astros de filmes de ação dos anos 80, nos quais quase sempre interpretou personagens durões que falam pouco e preferem resolver os problemas com suas próprias mãos. Para os mais jovens, o ator de 77 anos é conhecido principalmente pelas piadas que circulam na Internet que atribuem a ele feitos e habilidades absurdas como "contar até o infinito duas vezes" e "perder a virgindade antes do próprio pai". 

LEIA TAMBÉM

Piadas à parte, Chuck Norris tem uma vida repleta de realizações admiráveis. Depois de servir na Força Aérea Americana, decidiu se aventurar nas artes marciais. Perdeu apenas dez lutas antes de ser campeão de caratê por seis vezes consecutivas. Sua estreia no cinema de ação não poderia ter sido melhor: contracenou com ninguém menos que Bruce Lee, no filme "Way of the Dragon", de 1972. Em 1990, já com uma filmografia robusta, fundou sua própria escola de artes marciais, onde começou a ensinar uma modalidade criada por ele mesmo, o Chun Kuk Do.

Mesmo após anos sem protagonizar uma nova produção, os filmes de Chuck Norris ainda são cultuados por fãs de filmes de ação oitentistas, apesar de sua qualidade duvidável. Quer conhecer os trabalhos mais notáveis do ator? Confira a lista. 

|#1 COMANDO DELTA (1986)

Estrelado por Chuck Norris e Lee Marvin (Os Doze Condenados), que interpretam os líderes do esquadrão de elite Delta Force, Major Scott McCoy e Coronel Nick Alexander, 'Comando Delta' traz a dupla, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, em uma missão de resgatar um avião de passageiros sequestrado por terroristas árabes. Foi o último filme do ator Lee Marvin, que viria a falecer no ano seguinte à produção, vítima de um ataque cardíaco.

|#2 BRADDOCK - O SUPER COMANDO (1984)

Quando soldados americanos são mantidos reféns no Vietnã, apenas o coronel das Forças Especiais James Braddock, pode resgatá-los. Armado até os dentes com equipamentos de última geração, Braddock decide invadir o Vietnã como um exército de um homem só para localizar e salvar seus companheiros desaparecidos em combate. 'Braddock - O Super Comando' é o primeiro filme de uma trilogia do personagem e ajudou Chuck Norris a cimentar sua carreira como astro dos filmes de ação.

|#3 MCQUADE, O LOBO SOLITÁRIO (1983)

Mais uma vez na pele de um herói que precisa fazer justiça com as próprias mãos (e chutes), Chuck Norris é J.J. McQuade, um Texas Ranger renegado - daí o apelido "lobo solitário" - adepto da justiça sem burocracias. Quando um caminhão do exército que transportava armas é interceptado por uma gangue, McQuade inicia uma caçada pelos criminosos. David Carradine (Kill Bill) interpreta Rawley Wilkes, o líder da gangue alvo da fúria de McQuade. 

|#4 CÓDIGO DE SILÊNCIO (1985)

Chuck Norris é Eddie Cusack, um detetive rebelde de Chicago, que trabalha com base em suas próprias leis e regras. Quando Eddie rompe o "código de silêncio", um acordo entre os policiais que os impedem de denunciar os colegas, para testemunhar contra um policial que matou um suspeito desarmado, o detetive entra em uma batalha contra reis do crime e policiais rivais. Para resolver o problema, Eddie precisa recorrer a seus próprios meios, ou seja, com muitos tiros e pancadaria.

|#5 O VÔO DO DRAGÃO (1972)

Escrito, dirigido e estrelado por Bruce Lee, 'O Vôo do Dragão' foi o único filme que Chuck Norris atuou ao lado do astro chinês e ajudou a alavancar a carreira do ator. A trama acompanha Tang Lung (Lee), que viaja até Roma para ajudar uma amiga a se livrar da intimidação da máfia local. Norris interpreta Colt, um assassino estrangeiro campeão de caratê enviado para enfrentar Lung em um desafio até a morte - ele falha, é claro.

|#6 OS MERCENÁRIOS 2 (2012)

Com sua breve e bem humorada participação em 'Os Mercenários 2' como o mercenário Booker, Chuck Norris levou o cinema inteiro abaixo. No filme, ele faz o que sabe fazer de melhor: salva o dia com uma saraivada de tiros. Em uma cena hilária, que faz referência à fama de Norris, o personagem Barney Ross (Sylvester Stallone) questiona o colega sobre sua suposta morte por uma picada de cobra, à qual Booker responde que "depois de cinco dias agonizando de dor, a cobra morreu". 

|#7 INVASÃO U.S.A. (1985)

Mikhail Rostov, um terrorista russo, decide invadir os Estados Unidos. Para tal, junta uma quadrilha de mercenários e terroristas de todo o mundo e inicia uma série de atentados e assassinatos. Seu plano é jogar os próprios americanos uns contra os outros. Só há um homem capaz de deter essa destruição: Matt Hunter (Chuck Norris). Aqui, Norris já indica a lenda que se tornaria: com habilidades quase sobrenaturais e frases de efeito a cada fala, derrota seus inimigos em cenas bem divertidas de assistir. 

|#8 BRADDOCK 2 - O INÍCIO DA MISSÃO (1985)

Com uma trama que se passa antes de 'Braddock - O Super COmando', 'Braddock 2' conta a história de quando o personagem de Chuck Norris foi feito prisioneiro enquanto combatia no Vietnã, apenas mencionada no filme anterior. Capturado por guerrilheiros vietnamitas, Braddock e companheiros são levados para um campo comandado pelo feroz comandante Yin, que mesmo após o fim da guerra perpetua sua batalha pessoal e usa prisioneiros americanos de escravos em sua lucrativa operação de ópio. Mas Braddock fará de tudo para fugir e resgatar seus companheiros.

|#9 PERIGO MORTAL (1994)

O que poderia ser mais Chuck Norris do que o próprio Chuck Norris enfretando demônios? Se a trama de 'Perigo Mortal' parece estranha, pode ter certeza que é. A história tem início quando dois policiais de Chicago, Shatter e Jackson, ao investigar o violento assassinato de um rabino, descobrem que o crime está ligado a Prosatanos, a ressurreição de um indestrutível emissário do demônio. Não é preciso dizer mais nada, certo? Basta sentar e assistir a Chuck Norris enchendo os enviados do inferno de porrada e muita bala. Vale a diversão.

|#10 OLHO POR OLHO (1981)

Nessa história de vingança, Chuck Norris interpreta o policial Sean Kane. Depois de cair em uma cilada de contrabandistas com seu parceiro, que acaba assassinado, Kane decide enfrentar sozinho os criminosos e levá-los à justiça à sua própria maneira: sem regras. A presença do astro Christopher Lee (O Senhor dos Anéis) completa o elenco de astros, que ainda conta com Matt Clark e Richard Roundtree. Com um suspense interessante e boas cenas de luta, 'Olho por Olho' merece ser assistido por todo e qualquer fã de Chuck Norris.

E aí, curtiu a lista? Deixamos o seu filme favorito de fora ou esquecemos algum indispensável? Fala pra gente nos comentários abaixo! 


Luis Carvalho