12 melhores séries adaptadas de livros que você deveria ver Você com certeza conhece 'Game of Thrones', mas existem muitas outras ótimas séries baseadas em livros que merecem a sua atenção gplus
   

12 melhores séries adaptadas de livros que você deveria ver

Você com certeza conhece 'Game of Thrones', mas existem muitas outras ótimas séries baseadas em livros que merecem a sua atenção

Confira Também

Em tempos de Netflix e outros serviços de streaming, ser criativo pode dar um trabalhão para quem precisa criar algo original que consiga competir com as excelentes séries exibidas nessa e em outras plataformas. Afinal, criar um seriado novo implica num grande investimento e planejamento que, se não for bem executado e agradar o público a que se destina, corre o risco de ser cancelado antes mesmo de uma segunda temporada. 

Na tentativa de evitar esse fim prematuro, muitos roteiristas têm recorrido à literatura como principal fonte de inspiração.

VEJA TAMBÉM

Talvez o caso de sucesso de uma série baseada em livros mais conhecido atualmente seja 'Game of Thrones', produzida e exibida pelo canal HBO, adaptada de As Crônicas de Gelo e Fogo, serie literária do escritor George R.R. Martin. Como é comum ao trabalhar a adaptação de uma obra já existente, o próprio autor participou ativamente da produção do show, dando dicas, indicando direções a seguir e até mesmo escrevendo o roteiro para um episódio ou outro. Além da adorada e cultuada GOT, outras ótimas séries que caíram no gosto popular são, mesmo que parcilmente, baseadas em obras literárias.

Quer saber quais são elas? Abaixo indicamos 12 excelentes séries de TV adaptadas de livros que você deveria assistir sem medo de se decepcionar ou correr o risco de abandonar a história pelo meio. Confira:

Exibida desde 2014 até o início de 2017 pela emissora americana Starz (por aqui, a série completa está disponível apenas na Netflix), 'Black Sails' é inspirada no romance 'A Ilha do Tesouro', de Robert Louis Stevenson, autor de outros grande clássicos da literatura como 'O médico e o Monstro'. Porém, ao contrário das várias adaptações que o livro recebeu no cinema ao longo dos anos, a série conta histórias anteriores àquela contada na obra original e utiliza praticamente todos os personagens criados pelo escritor, ainda que décadas mais jovens do que suas contrapartes literárias. Na série, somos apresentados ao temido capitão pirata Flint e sua tripulação, empenhados em encontrar e possuir um enorme tesouro espanhol. Com boas doses de aventura, intriga e ação em alto-mar, 'Black Sails' é uma ótima série de pirataria que homem algum deveria perder.

Com apenas uma temporada (até agora), essa série baseada no livro homônimo do escritor Neil Gaiman já mostrou ser uma adaptação fidedigna de respeito. Na história, Shadow Moon é libertado da prisão apenas para descobrir que sua esposa havia morrido em um acidente de carro. Sem um lar para voltar, Shadow aceita trabalhar como segurança/motorista de um homem misterioso que identifica-se apenas como Wednesday (Quarta-feira). Sem saber, o ex-detento embarca numa jornada pelos Estados Unidos em busca de seres que ele jamais acreditaria que existissem, o que o coloca em perigo e em rota de colisão com verdades inimagináveis. Com uma ótima história ao melhor estilo road trip, uma belíssima fotografia e boas doses de humor, 'American Gods' promete uma boa diversão - e está apenas começando, então corra para acompanhar. 

Se, em vez de piratas ou fantasias, você é fã de histórias que abordam o lado mais obscuro da política, não há dúvida: 'House of Cards' é a sua série. Baseada no livro homônimo de Michael Dobbs, essa produção da Netflix acompanha o dia a dia do congressista americano Francis Underwood, um político inescrupuloso que almeja um alto cargo de poder; e sua esposa, Claire Underwood, que administra uma ONG e compartilha das ambições do marido. A série mostra principalmente as consequências da corrupção, a busca desenfreada e inconsequente pelo sucesso e até onde é possível ir pela sede de poder. Até o momento, foram lançadas cinco temporadas pelo serviço de streaming, todas sucesso de público e crítica. Um dos maiores atrativos da série são os paralelos que a mesma faz com a atual situação política mundial, a exemplo das polêmicas eleições americanas de 2016.

Este não é o Sherlock Holmes que você conhece. Ou melhor, talvez seja, afinal, todas as características estão lá: a genialidade que beira a psicopatia, a excentricidade, as deduções, a perspicácia, o humor britânico e até mesmo o icônico chapéu. Porém, ao contrário de sua contraparte literária proveniente dos livros de Sir Arthur Conan Doyle que originaram a série, esse Sherlock Holmes vive em uma Londres moderna, onde investiga casos misteriosos de assassinatos, roubos e desaparecimentos com a ajuda de seu parceiro e amigo Dr. John Watson. A série ajudou a lançar o excelente ator Benedict Cumberbatch (O Hobbit, Doutor Estranho), que vive o detetive, à fama internacional. Com quatro temporadas até o momento - e, com sorte, uma quinta a caminho - 'Sherlock' é uma das séries mais populares e bem recebidas dos últimos anos. 

Quem poderia imaginar que a série considerada por muitos críticos como a melhor do gênero drama policial, senão a melhor série de TV de todos os tempos, seria justamente sobre um serial-killer canibal? Sim, estamos falando de 'Hannibal'. Baseada no romance 'Dragão Vermelho', escrito pelo jornalista Thomas Harris, a série traz elementos também de outras obras do autor, como os livros 'O Silêncio dos Inocentes' e 'Hannibal', ambos adaptados para o cinema. A trama acompanha a relação entre o investigador especial do FBI Will Graham, que possui a habilidade de reconstruir cenas de crimes em sua mente, e o psiquiatra forense Dr. Hannibal Lecter, um brilhante ex-cirurgião e serial-killer. Colocados cara a cara, os dois tornam-se ao mesmo tempo aliados e inimigos. Para quem gostou da versão de Anthony Hopkins do canibal ou apenas curte um drama policial intenso e bem contado, 'Hannibal' é uma série imperdível. Mesmo.

Ao contrário do sádico Dr. Hannibal Lecter, Dexter Morgan é um serial-killer "do bem". O personagem criado pelo escritor Jeff Lindsay para seu livro 'Dexter - A Mão Esquerda de Deus' ganhou sua própria série, 'Dexter', em 2006. Na trama, o assassino canaliza seus instintos violentos para matar pessoas que cometeram graves crimes e escaparam impunes. Metódico, Dexter se organiza de acordo com o "Código de Harry", um conjunto de regras estabelecidas por seu falecido pai adotivo, o policial Harry Morgan, para que ele jamais seja descoberto. Os dois lados de sua vida dupla, no entanto, começam a entrar em conflito quando Dexter começa a se relacionar com Rita. Vencedora de dezenas de prêmios, incluindo Melhor Série, Melhor Ator em série dramática, Melhor Abertura, entre vários outros, 'Dexter' é uma dessas poucas histórias quer te faz torcer para o "cara mau".

Mais uma produzida pela Netflix, 'Hemlock Grove' saiu diretamente das páginas do livro homônimo de Brian McGreevy. Em clima de terror, a trama se passa na cidade de Hemlock Grove, na Pensilvânia, onde duas adolescentes são brutalmente assassinadas. Um jovem cigano (e secretamente lobisomem), Peter Rumancek, é acusado injustamente do crime. Junto com o vampiro Roman Godfrey, Peter embarca em uma jornada para resolver o mistério. Na trilha, porém, devem enfrentar diversas dificuldades, como um culto empenhado em livrar a cidade de todos os seres sobrenaturais, além de sua própria natureza assassina. Para quem gosta de mergulhar em uma boa história de mistério, mas não resiste a um bom terror, 'Hemlock Grove' aproveita o melhor dos dois mundos.

Dispensando apresentações - afinal, essa é uma série que, se alguém não assistiu, ao menos ouvir falar - 'Game of Thrones' é a séria mais popular dos últimos anos. A trama acompanha a batalha de várias famílias nobres pelo trono de ferro e o direito de governar os Sete Reinos, além de ser necessário ainda lutar contra a ameaça de criaturas mágicas antigas. Em exibição desde 2011, é baseada na série literária de fantasia 'As Crônicas de Gelo e Fogo', do autor norte-americano George R.R. Martin. O primeiro volume da obra, 'A Guerra dos Tronos' foi publicado em 1996 e, a esse, seguiram-se mais cinco obras. Com sete temporadas completas até o momento, a série acompanha as principais tramas dos livros, enquanto toma liberdade para acrescentar novos elementos ou deixar alguns que não se encaixam tão bem de fora. Para fãs de boas histórias medievais, batalhas sangrentas e tramas políticas, vale muito a pena conferir.

"Janeiro de 1920. Na noite da proibição do álcool nos Estados Unidos (Lei Seca), o tesoureiro de Atlantic City, Nucky Thompson, condena o álcool em uma Reunião da Liga Pró-Temperança Feminina, onde é notado por Margaret Schroeder, uma bonita dona de casa que está grávida que pede que ele consiga um emprego para Hans, seu abusivo marido. Mais tarde, naquela mesma noite, o duas-caras Nucky diz privativamente para seus chefes no governo sobre a oportunidade de alto lucro na venda de bebidas alcoólicas". Apenas essa parte da sinopse já é capaz de anunciar que vem coisa boa por aí, não é mesmo? Ambientada nos Estados Unidos pós-Primeira Guerra Mundial, 'Boardwalk Empire' é uma adaptação do livro de Nelson Johnson, 'Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City' e teve seu primeiro episódio dirigido pelo notável Martin Scorsese (Os Infiltrados). Para os mais nostálgicos, vale a pena conferir.

Assim como é o caso de 'Black Sails', a série 'Bates Motel' aborda histórias que teriam acontecido previamente à trama do material em que são baseadas. No caso, a obra original é o romance 'Psicose', escrito por Robert Bloch e adaptada para o cinema em 1960 por ninguém menos do que Alfred Hitchcock, em um filme que hoje é considerado um clássico de suspense da sétima arte. Na série, o jovem Norman Bates muda-se para uma pequena cidade com sua mãe, Norma, e lá começam a administrar um pequeno hotel de estrada. Lá, eles precisam reconstruir sua vida e enfrentar o duro dia a dia, enquanto a relação quase incestuosa entre mãe e filho se torna cada vez mais evidente. Elogiada tanto por público quanto pela crítica, 'Bates Motel' teve cinco temporadas - a última tratou de adaptar para a TV a trama do livro original.

Os personagens do livro 'Os Três Mosqueteiros', do escritor francês Alexandre Dumas, estão entre os mais populares de todos os tempos. Assim, não é estranho que a obra ganhe uma adaptação televisiva após as várias tentativas de levar a história para o cinema. A série tem lugar em Paris em 1630 e segue a história de D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis, um grupo de mosqueteiros bem treinados que lutam para proteger o rei e o país. 'The Muskeeters' estreou em 2014 e foi e contou com um elenco não muito conhecido. Com boas doses da clássica aventura de capa e espada, excelentes cenas de luta entre espadachins e uma boa história, que homenageia o material original de onde foi inspirada, a série é uma excelente opção àqueles que buscam por um pouco de diversão leve e descompromissada.

Outra que deu o que falar por aqui, a série 'Narcos' conta a história do narcotraficante Pablo Escobar (interpretado pelo brasileiro Wagner Moura). Baseada no livro 'Killing Pablo', de Javier Pena, um dos agentes responsáveis pela caça ao criminoso, 'Narcos' foi produzida e lançada pela Netlflix e conta a história verdadeira da propagação da cocaína nos Estados Unidos e na Europa, graças à droga do Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar. A série é dirigida pelo cineasta brasileiro José Padilha, que dirigiu Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2 (2010), os maiores sucessos de críticas e de arrecadação no cinema brasileiro. Para quem se interessa pelo assunto e pela história da América Latina, o tempo investido vale a pena.


Luis Carvalho