12 melhores séries adaptadas de livros que você deveria ver Você com certeza conhece 'Game of Thrones', mas existem muitas outras ótimas séries baseadas em livros que merecem a sua atenção gplus
   

12 melhores séries adaptadas de livros que você deveria ver

Você com certeza conhece 'Game of Thrones', mas existem muitas outras ótimas séries baseadas em livros que merecem a sua atenção

Confira Também

Em tempos de Netflix, ser criativo pode dar um trabalhão para quem precisa criar algo original para competir com as excelentes séries exibidas nessa e em outras plataformas. Afinal, criar um seriado novo implica num grande investimento e planejamento que, se não for bem executado e agradar o público, corre o risco de ser cancelado antes mesmo de uma segunda temporada. 

Na tentativa de evitar esse fim prematuro, muitos roteiristas têm recorrido à literatura como principal fonte de inspiração.

LEIA TAMBÉM

Talvez o caso de sucesso de uma série baseada em livros mais conhecido atualmente seja 'Game of Thrones', produzida e exibida pelo canal HBO, adaptada de As Crônicas de Gelo e Fogo, serie literária do escritor George R.R. Martin. Além da adorada e cultuada GOT, outras ótimas séries que caíram no gosto popular são, mesmo que parcialmente, baseadas em obras literárias.

Quer saber quais? Indicamos 12 excelentes séries de TV adaptadas de livros que você deveria assistir. Confira:

#1 BLACK SAILS

Exibida de 2014 até 2017 pela emissora americana Starz (por aqui, a série completa está disponível na Netflix), Black Sails é inspirada no romance A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. A série, porém, conta histórias anteriores à obra original e utiliza praticamente todos os personagens criados pelo escritor, ainda que décadas mais jovens do que suas contrapartes literárias. Na série, somos apresentados ao temido capitão pirata Flint e sua tripulação, empenhados em encontrar e possuir um enorme tesouro espanhol que mudará suas vidas. Com aventura, intriga e ação em alto-mar, Black Sails é uma série de pirataria que homem algum deveria perder.

#2 AMERICAN GODS

Com apenas uma temporada (até agora), American Gods é baseada no livro homônimo do escritor Neil Gaiman. Na história, Shadow Moon é libertado da prisão apenas para descobrir que sua esposa havia morrido em um acidente de carro. Sem um lar para voltar, Shadow aceita trabalhar como segurança/motorista de um homem misterioso que identifica-se apenas como Wednesday. Com uma ótima história ao melhor estilo road trip, uma belíssima fotografia e boas doses de humor, American Gods promete uma boa diversão - e está apenas começando, então corra para acompanhar. 

#3 HOUSE OF CARDS

Baseada no livro de Michael Dobbs, House of Cards acompanha o dia a dia do congressista americano Francis Underwood, um político inescrupuloso que almeja um alto cargo de poder; e sua esposa, Claire Underwood, que administra uma ONG e compartilha das ambições do marido. A série mostra principalmente as consequências da corrupção, a busca desenfreada e inconsequente pelo sucesso e até onde é possível ir pela sede de poder. Um dos maiores atrativos da série são os paralelos que a mesma faz com a atual situação política mundial, a exemplo das polêmicas eleições americanas de 2016.

#4 SHERLOCK

Ao contrário de sua contraparte literária proveniente dos livros de Sir Arthur Conan Doyle, este Sherlock Holmes vive em uma Londres moderna, onde investiga casos misteriosos de assassinatos, roubos e desaparecimentos com a ajuda de seu parceiro e amigo Dr. John Watson. A série ajudou a lançar o excelente ator Benedict Cumberbatch (O Hobbit, Doutor Estranho), que interpreta o detetive, à fama internacional. Com quatro temporadas até o momento - e, com sorte, uma quinta a caminho - Sherlock é uma das séries mais populares e bem recebidas dos últimos anos. 

#5 HANNIBAL

Baseada no romance Dragão Vermelho, escrito pelo jornalista Thomas Harris, Hannibal traz elementos também de outras obras do autor, como os livros O Silêncio dos Inocentes e Hannibal, ambos adaptados para o cinema. A trama acompanha a relação entre o investigador especial do FBI Will Graham e o psiquiatra forense Dr. Hannibal Lecter, um brilhante ex-cirurgião e serial-killer. Colocados cara a cara, os dois tornam-se ao mesmo tempo aliados e inimigos. Para quem gostou da versão de Anthony Hopkins do canibal ou apenas curte um drama policial intenso e bem contado, Hannibal é uma série imperdível.

#6 DEXTER

Ao contrário do sádico Dr. Hannibal Lecter, Dexter Morgan é um serial-killer "do bem". O personagem criado pelo escritor Jeff Lindsay para seu livro Dexter - A Mão Esquerda de Deus ganhou sua própria série em 2006. Na trama, o assassino canaliza seus instintos violentos para matar pessoas que cometeram graves crimes e escaparam impunes. Os dois lados de sua vida dupla, no entanto, começam a entrar em conflito quando Dexter começa a se relacionar com Rita. Vencedora de dezenas de prêmios, incluindo Melhor Série, Melhor Ator em série dramática, Melhor Abertura, entre vários outros, Dexter é uma dessas poucas histórias quer te faz torcer para o cara mau.

#7 HEMLOCK GROVE

Produzida pela Netflix, Hemlock Grove saiu diretamente das páginas do livro homônimo de Brian McGreevy. A trama se passa na cidade de Hemlock Grove, na Pensilvânia, onde duas adolescentes são brutalmente assassinadas. Um jovem cigano, Peter Rumancek, é acusado do crime. Junto com Roman Godfrey, Peter embarca em uma jornada para resolver o mistério. Para quem gosta de mergulhar em uma boa história de mistério e não resiste a um bom terror, Hemlock Grove aproveita o melhor dos dois mundos.

#8 GAME OF THRONES

Dispensando apresentações, Game of Thrones é a séria mais popular dos últimos anos. Em exibição desde 2011, é baseada na série literária de fantasia As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin. O primeiro volume da obra, A Guerra dos Tronos foi publicado em 1996 e, a esse, seguiram-se mais quatro obras. Com sete temporadas completas até o momento, todas produzidas pela HBO, a série acompanha as principais tramas dos livros, enquanto toma liberdade para acrescentar novos elementos ou deixar alguns que não se encaixam tão bem de fora. Para fãs de boas histórias medievais, batalhas sangrentas e tramas políticas, é imperdível.

#9 BOARDWALK EMPIRE

"Janeiro de 1920. Na noite da proibição do álcool nos Estados Unidos, o tesoureiro de Atlantic City, Nucky Thompson, é notado por Margaret Schroeder, uma bonita dona de casa que está grávida que pede que ele consiga um emprego para Hans, seu abusivo marido. Mais tarde, naquela mesma noite, o duas-caras Nucky diz privativamente para seus chefes no governo sobre a oportunidade de alto lucro na venda de bebidas alcoólicas". Ambientada nos Estados Unidos pós-Primeira Guerra Mundial, 'Boardwalk Empire' é uma adaptação do livro de Nelson Johnson Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City e teve seu primeiro episódio dirigido pelo notável Martin Scorsese (Os Infiltrados). Para os mais nostálgicos, vale a pena conferir.

#10 BATES MOTEL

Nessa série baseada no romance Psicose, de Robert Bloch e adaptada para o cinema em 1960 por Alfred Hitchcock, o jovem Norman Bates muda-se para uma pequena cidade com sua mãe, Norma, e lá começam a administrar um pequeno hotel de estrada. Lá, eles precisam reconstruir sua vida e enfrentar o duro dia a dia, enquanto a relação quase incestuosa entre mãe e filho se torna cada vez mais evidente. Elogiada tanto por público quanto pela crítica, Bates Motel teve cinco temporadas - a última tratou de adaptar para a TV a trama do livro original.

#11 THE MUSKETEERS

Os personagens do livro Os Três Mosqueteiros, do escritor francês Alexandre Dumas, estão entre os mais populares de todos os tempos. Assim, não é estranho que a obra ganhe uma adaptação televisiva. A série tem lugar em Paris em 1630 e segue a história de D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis, um grupo de mosqueteiros bem treinados que lutam para proteger o rei e o país. Com boas doses de aventura de capa e espada, excelentes cenas de luta e boa história, a série é uma excelente opção àqueles que buscam por um pouco de diversão leve e sem compromisso.

#12 NARCOS

Narcos conta a história do narcotraficante Pablo Escobar. Baseada no livro Killing Pablo, de Javier Pena, um dos agentes responsáveis pela caça ao criminoso, Narcos foi produzida pela Netlflix e conta a história verdadeira da propagação da cocaína nos Estados Unidos e na Europa, graças ao Cartel de Medellín, liderado por Escobar. A série é dirigida pelo cineasta brasileiro José Padilha, que dirigiu os excelentes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, os maiores sucessos de críticas e de arrecadação no cinema brasileiro. Para quem se interessa pelo assunto e pela história da América Latina, a série é recomendadíssima.


Luis Carvalho