Guia da cachaça Antes desprezada, a cachaça está ficando chique. Conheça as melhores para cada ocasião (até para tomar com a gata!) gplus
   

Guia da cachaça

Antes desprezada, a cachaça está ficando chique. Conheça as melhores para cada ocasião (até para tomar com a gata!)

Confira Também

Em passado não tão distante, cachaça era sinônimo de bebida ruim, intragável. Somente os gringos tomavam, por curiosidade. Hoje, ainda existe preconceito em torno da cachaça, mas, aos poucos, parece que o brasileiro está mais interessado em conhecer a bebida típica do País. A cachaça está ficando chique!

Você sabe que existe até sommelier de cachaça? Pois é. Leandro Batista tem 31 anos e está há seis anos no Mocotó, premiado restaurante e cachaçaria localizado na Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. Começou como garçom, mas o interesse pela cachaça fez sua vida mudar.

Hoje, é um especialista na bebida. Sabe tudo e mais um pouco sobre cachaça. O AreaH foi ao Mocotó, provou da saborosa culinária nordestina e passou uma agradabilíssima tarde com Leandro. Ah, claro, montamos um verdadeiro guia para você começar a apreciar essa maravilha bem brasileira chamada cachaça. Claro, sempre com moderação!

INICIANTES
Para quem pouco conhece sobre a cachaça, é bom começar com uma mais fraca e, depois, partir para as de verdade. Leandro indica duas para os iniciantes.

Busca Vida
17,5% de teor alcoólico
De Bragança Paulista (SP)

A rigor, a Busca Vida não pode ser chamada de cachaça. Pela definição, cachaça é a aguardente obtida pela destilação do mosto fermentado de cana de açúcar, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Além disso, a Busca Vida tem mel e limão. Como a própria garrafa diz, é uma “bebida alcoólica mista de cachaça”

Definições à parte, a mistura de Bragança Paulista é perfeita para quem quer se iniciar no maravilhoso mundo da cana. “Tem de servir gelada. Para quem está iniciando, é perfeita. Tem de começar com a Busca Vida e partir pra uma cachaça de verdade depois”, analisa Leandro.

Weber Haus
38% de teor alcoólico
De Ivoti (RS)

“É uma cachaça envelhecida em amburana, que dá uma característica de canela e baunilha na bebida. Para quem não conhece cachaça, ela é indicada por ser suave, não ser tão forte. E brasileiro gosta de coisa mais docinha”, diz o sommelier do Mocotó.

CAIPIRINHA
Com tantas opções de boas cachaças e de diferentes tipos e sabores, Leandro indicou uma para fazer a perfeita caipirinha. No Mocotó, provamos uma deliciosa, de caju e limão cravo.

João Mendes
38% de teor alcoólico
Perdões (MG)

“Não é envelhecida em madeira nenhuma, é suave. Tem aroma bem pronunciado da cana, principalmente quando mistura com a fruta. É perfeita para caipirinha”, lembra Leandro.

COM A GATA
Sim, quebre a rotina e não ofereça vodka para a gata. Por que não uma boa cachaça? Leandro indica duas boas opções.

Francesinha
“A gente usa cachaça envelhecida em carvalho e faz uma infusão com a fava de baunilha francesa e algumas especiarias. Produzida no Mocotó, receita do chef Rodrigo Oliveira. Para servir gelada, após as refeições. Ou para ocasiões especiais, porque falam que é afrodisíaca! A mulherada toma e fica diferente!”, garante Leandro.

Série A
38% de teor alcoólico
De Cambuí (MG)

“Aguardante de cana composta com Cambuci e que vai muito bem com charuto ou para tomar pura. É muito doce. Sempre bom tomar gelada”, recomenda o sommelier.

ENERGÉTICO
Quem disse que só whisky ou vodka vai bem com energético?

Espírito de Minas
43% de teor alcoólico
De Santiago (MG)

“É uma cachaça não muito cara, não tem influência da madeira, porque só é envelhecida dois anos em carvalho. Ela é fácil de achar em baladas, bares e restaurantes. A combinação do energético com a cachaça é perfeita, porque não sobressai o gosto de nenhuma das bebidas, e harmoniza muito bem”, diz Leandro Batista.

ON THE ROCKS
Para degustar como um bom scotch.

Dona Beja Extra Premium
40% de teor alcoólico
De Araxá (MG)

“Envelhecida oito anos, em três tipos de carvalho (americano, francês e português). A mistura dos três carvalhos dá características de coco, lembra o coco no paladar. Por ela ser envelhecida por oito anos nas três madeiras, realça um aroma e sabor diferenciados”.

EXPERT
Para fechar a nossa lista de cachaças, três marcas para o cabra macho, o cara que já gosta da bebida e quer degustar algo nobre.

Serra Limpa
45% de teor alcoólico
De Duas Estradas (PB)
“É uma das nossas preferidas daqui por ter o aroma forte da cana de açúcar, um aroma como se tivesse saindo do alambique, lembra engenho, rapadura. Cachaça pra cabra macho, porque é mais encorpada”, garante Leandro.

Bodocó 5 anos
40% de teor alcoólico
De Betim (MG)

“Gosto muito dela porque é madeirada. Não sobressai a madeira, é bem equilibrada. Lembra muito Armagnac (aguardente de vinho, típico na França), porque, antes de virem ao Brasil, os barris foram usados para envelhecer essa bebida”, conta Leandro.

Germana Heritage
40% de teor alcoólico
De Nova União (MG)

“Essa, pra mim, é a melhor. É um blend de madeira: 10 anos envelhecida, oito em carvalho e dois em bálsamo. A combinação das madeiras dá toques de banana na bebida. Ela é muito redonda, muito boa para harmonizar com costela de porco, com comida, porque não é tão forte. Muito equilibrada. Tem essa característica de lembrar doce de banana”, finaliza Leandro.

Agora, é só escolher, amigo. Aprecie a verdadeira bebida brasileira! Ah, e se você ainda quer saber mais sobre cachaça, o sommelier Leandro Batista promove degustação com um menu selecionado no Mocotó. Ligue lá e informe-se: (11) 2951-3056.

Para saber mais

- Mapa da Cachaça - http://mapadacachaca.com.br/