Disfunção Erétil: o que é e como tratar o problema de ejaculação precoce Especialista esclarece dúvidas sobre a ejaculação precoce, problema que atinge até 30% da população masculina gplus
   

Disfunção Erétil: o que é e como tratar o problema de ejaculação precoce

Especialista esclarece dúvidas sobre a ejaculação precoce, problema que atinge até 30% da população masculina

Confira Também

A ejaculação precoce é um assunto que preocupa muitos dos homens. A OMS – Organização Mundial da Saúde, estima que cerca de 20% a 30% da população masculina sofra com o problema. Ainda de acordo com o Órgão, a ejaculação precoce é uma das formas mais comuns de disfunções sexuais entre homens de diferentes idades. 

VEJA MAIS:

De acordo com urologistas, a ejaculação pode ser considerada precoce se acontecer entre 30 segundos a 4 minutos do início da atividade sexual. Eles ainda dizem que é normal que isso aconteça uma, duas vezes, mas quando o problema se torna rotina é necessário ir ao médico. “Não se sabe a exata causa da ejaculação precoce. Contudo, acredita-se fortemente que seja influenciada por componentes emocionais, comportamentais e biogênicos, como a Diabetes”, explica o Dr. Victor Srougi, urologista do Hospital Moriah. “Normalmente, acontece uma sequência de eventos: um fator emocional gera o primeiro episódio, causando ansiedade de performance sexual. Assim, o homem entra num ciclo vicioso em que a ansiedade de performance gera estresse suficiente para manter a ejaculação precoce, mesmo que o fator emocional gerador desde ciclo tenha desaparecido” completa.

Geralmente, os fatores psicológicos são os que mais incomodam e acabam causando o distúrbio, pois tratam-se de insegurança na maioria das vezes. Essa insegurança se deve a cobrança que é gerada em cima dos homens desde a primeira relação sexual. A maioria acredita que precisam desde o início ter um ótimo desempenho para agradar a parceira ou então para provar como são “bons de cama”.

QUAL O MELHOR TRATAMENTO?

De acordo com Srougi, o tratamento para a ejaculação precoce começa com medidas comportamentais durante o ato sexual com fim de relaxar os parceiros e a ansiedade de performance do homem. “O uso de preservativo ou a aplicação de gel anestésico na glande ajudam a diminuir a sensibilidade”, recomenda. “Há algum tempo descobriu-se que alguns antidepressivos tinham como efeito colateral o retardo da ejaculação. Então passaram a ser usados para tratar a ejaculação precoce”, lembra.

Embora não sejam cientificamente comprovados, há alguns tratamentos naturais capazes de curar, ou ao menos “atrasar” a ejaculação precoce: acupuntura, exercícios físicos constantes e zero tolerância ao cigarro e ao tabaco são alguns dos métodos. 

“Na medicina, o tratamento mais efetivo engloba uma série de medidas, manobras e uso de medicação, com respostas individuais a cada ação. Os tratamentos podem ser classificados de duas formas: primária, em que o homem tem ejaculação precoce desde a primeira relação sexual, e secundária, em que o homem a adquire ao longo da vida. Ainda, existem homens que têm ejaculação precoce em todas as relações ou homens que têm esporadicamente”, explica o médico. 

É comum ainda que o tratamento envolva diferentes especialidades médicas: urologista e psicólogo, por exemplo. Um terapeuta sexual também é um ótimo profissional para ajudar a melhorar a relação, principalmente quando a ejaculação retardada atinge um estado que causa frustrações entre casais. 

PROCURE AJUDA MÉDICA

Uma boa forma de evitar que o problema se prolongue é manter uma relação sincera com a sua parceira, havendo conversas sobre o tema e adequação às técnicas. Além disso, conversar com um profissional sobre o problema também pode ajudar – e não deve ser motivo de vergonha. “Algumas sessões de terapia podem ajudar o paciente a reduzir a ansiedade e a encontrar métodos eficientes de evitar o estresse e contornar o problema”, recomenda Srougi. Se esses fatores forem solucionados, a atividade sexual do indivíduo pode melhor significativamente.